TRE-CE e forças de segurança articulam ações para as Eleições 2026
O encontro foi iniciativa da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sediou, nessa quarta-feira (4), uma reunião estratégica de sua Comissão Permanente de Segurança. O encontro teve como objetivo principal realizar um diagnóstico detalhado do cenário da segurança pública no Estado, alinhando ações conjuntas entre a Justiça Eleitoral e as forças de segurança, visando as Eleições Gerais 2026.
Na ocasião, foram debatidas possibilidades de inovação e ajustes táticos para o pleito eleitoral.
Representando o TRE-CE, o presidente da Comissão, desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, recebeu membros dos órgãos de segurança e inteligência do Estado. Também participaram do encontro os membros: desembargador eleitoral José Maximiliano Machado Cavalcanti, também integrante do Pleno do Tribunal; Carolina Barreira, assessora de Segurança e Inteligência; coronel Maria de Fátima Vieira Bezerra de Paula, oficiala em exercício na Unidade Militar do TRE; Angélica Gondim, secretária da Comissão, e José Romaico de Carvalho, secretário substituto.

A secretária de Eleições do Tribunal, Lorena Morais, participou também do momento, detalhando o funcionamento dos Centros de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMUs). Ela contextualizou a dinâmica de distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas entre os locais de votação e os pontos de apuração, além de sugerir novas ideias e estratégias sobre material educativo para o período eleitoral.
O levantamento feito serve como subsídio técnico para o alinhamento institucional no âmbito estadual sobre as demandas e desafios relacionados à segurança do processo eleitoral. As informações consolidadas contribuirão para a articulação com as instâncias nacionais, em especial com o Tribunal Superior Eleitoral, visando ao planejamento de medidas que fortaleçam a segurança e a integridade do pleito de 2026.
Articulação interinstitucional
Para garantir uma visão abrangente e integrada, o debate contou com a participação de representantes das seguintes instituições:
TRE-CE
Polícia Federal (PF);
Polícia Rodoviária Federal (PRF);
Polícia Militar do Ceará (PMCE);
Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE);
Polícia Rodoviária Estadual (PRE);
Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE);
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS);
Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
A reunião reforça o compromisso da Justiça Eleitoral cearense com a cooperação interinstitucional, pilar fundamental para o sucesso da logística e da segurança do processo democrático.
#PraTodoMundoVer
As duas imagens mostram uma reunião realizada na sala da Presidência do TRE-CE, com uma mesa retangular. Participam várias pessoas sentadas ao redor da mesa. Há homens e mulheres usando terno, farda militar e uniforme policial. Na mesa há copos com água, xícaras, celulares, um frasco de álcool em gel, um computador portátil e um microfone conectado ao notebook. AS imagens foram tiradas de ângulos diferentes da mesa.

