TRE-CE realiza ações de educação política para público idoso em Novo Oriente e Quiterianópolis
Iniciativas foram ministradas pela 99ª Zona Eleitoral

Com o objetivo de demonstrar a importância da participação das pessoas idosas no processo eleitoral e informar sobre a segurança da urna eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da 99ª Zona Eleitoral, realizou rodas de conversas nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) dos municípios de Novo Oriente e Quiterianópolis. No total, 135 pessoas idosas participaram.

As ações, que ocorreram nos dias 6 e 11 de fevereiro, faz parte do Programa Cidadania Garantida, que objetiva promover ações de educação política e acolhimento no âmbito da Justiça Eleitoral do Ceará para grupos socialmente vulneráveis e minoritários.
Nos locais, foram demonstrados como eram realizadas as eleições há 30 anos, com o uso da urna de lona. Também foram praticadas simulações com a urna eletrônica. Na ocasião, o público teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da urna atual e exercitar a participação nas Eleições 2026.

As ações reforçam o compromisso da Justiça Eleitoral em promover ações educativas para o público idoso, levando conhecimentos e reforçando a importância do exercício do voto.
#PraTodoMundoVer
Na primeira imagem, uma mulher idosa com óculos e cabelo preso está em pé diante de uma urna eletrônica posicionada sobre uma mesa com toalha vermelha. Ela aponta para o equipamento. Ao lado dela, um homem sentado usa camiseta preta com identificação do TRE-CE e um cordão com crachá no pescoço. Sobre a mesa também há um terminal do mesário e cabos organizados. Ao fundo, outras mulheres idosas observam, sentadas e em pé, algumas usando camisetas brancas com estampa de coração e a palavra “CIDADÔ. Na segunda imagem, há uma sala ampla com piso de cerâmica, com paredes claras e janelas abertas nas laterais. Ventiladores estão fixados nas paredes. Cadeiras de plástico estão organizadas em formato de círculo, ocupadas por cerca de quarenta pessoas, em sua maioria idosas, além de alguns adultos. Muitas mulheres usam as mesmas camisetas com estampa de um coração e a palavra “CIDADÔ. Na parte frontal da sala há duas mesas cobertas com toalhas vermelhas. Sobre as mesas, há uma urna eletrônica, outra de lona, e materiais organizados em fileiras. Em uma das paredes, há uma porta com placa escrita “CRAS”. Também há cartazes fixados na parede. Na terceira imagem, uma mulher idosa está em frente a uma urna eletrônica apoiada sobre uma mesa brancA. Sobre a mesa, há uma folha com números ampliados. A mulher posiciona a mão sobre o teclado da urna. Ao lado dela, um homem com camiseta preta do TRE-CE segura um microfone e observa a ação. Na parede, há uma televisão desligada. O ambiente é interno, com paredes claras.

