TRE-CE inicia por Santa Quitéria ciclo de inaugurações de novos cartórios eleitorais
Solenidade ocorreu nessa segunda-feira, 17 de novembro

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e a juíza eleitoral Rosa Cristina Ribeiro Paiva inauguraram, nesta segunda-feira (17), a nova sede do Cartório da 54ª Zona Eleitoral, em Santa Quitéria. A unidade está localizada na Av. Isabel Betiza Lobo Furtado, n.º 969, bairro Wagner Andrade.
Confira os registros da solenidade
Durante a solenidade, a presidente do TRE destacou que: “a entrega desta nova sede não é apenas a inauguração de um prédio. É a concretização de um projeto cuidadosamente pensado para garantir um serviço eleitoral mais eficiente, acessível e moderno”.

Segundo a desembargadora, o espaço renovado reúne valores defendidos pela Justiça Eleitoral cearense: acessibilidade, segurança, sustentabilidade e condições de trabalho adequadas.
“O imóvel que hoje apresentamos nasce de uma metodologia inovadora na administração pública: o modelo built to suit (BTS), que permite a construção de uma edificação sob medida para as necessidades do Tribunal, com economia, celeridade e padrões técnicos elevados”, explicou a presidente Maria Iraneide sobre a nova modalidade de construções adotada no âmbito do TRE, que será replicada em outros nove projetos de unidades cartorárias do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza.

Para a juíza Rosa Cristina Paiva, o espaço inaugurado representa a própria democracia em ação. “Sabendo que cada cidadão deve ter a oportunidade de exercer seu direito ao voto de maneira plena e sem obstáculos, gostaria de destacar o zelo pela acessibilidade em todo o projeto. A nova sede foi desenhada para ser inclusiva, garantindo que todos e todas, independentemente de suas condições físicas, possam acessar os serviços eleitorais com dignidade e respeito”, frisou a magistrada.
A diretora-geral do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti, ressaltou a alegria de inaugurar o cartório, o primeiro no novo sistema BTS, durante a gestão da desembargadora Maria Iraneide.
“Também é uma satisfação estar aqui ao lado dos servidores e das servidoras que tornam possível um atendimento cada vez mais qualificado ao eleitorado. Este novo espaço oferece melhores condições de trabalho e mais conforto para quem busca os serviços da Justiça Eleitoral. Desejo muito sucesso à equipe nos desafios que virão, especialmente na preparação para as Eleições de 2026”, falou Orleanes durante a cerimônia.

Ainda na ocasião, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral (CDE) da OAB-CE, advogado Fernandes Neto, parabenizou a gestão pela atenção especial ao interior do Estado, dizendo que considera “a consolidação desta obra essencial para reafirmar e renovar a democracia. Estruturar a Justiça Eleitoral significa valorizar a democracia que estamos construindo”.
Após as falas, a placa de inauguração da nova unidade foi descerrada pelas autoridades citadas, com a participação ainda do juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão, e do chefe do Cartório, Joclean Soares.

Também estiveram presentes na solenidade, o secretário da Presidência, Carlos André Bezerra; o secretário de Administração, Hugo Pereira Lima; a assessora jurídica da Presidência, Nyrsandra Garcia; a assessora de Segurança e Inteligência, Maria Carolina Santos Barreira, e o coordenador de Apoio Administrativo, Cláudio Emmanuel Medeiros Dantas.
O novo Cartório de Santa Quitéria
A 54ª Zona Eleitoral é responsável por organizar as eleições nos municípios de Santa Quitéria, Catunda e Hidrolândia, sendo o primeiro a sede da ZE e os demais, municípios-termo. No total, as três cidades somam um eleitorado de cerca de 58 mil pessoas.

Cidadãos e cidadãs já podem acessar serviços como alistamento eleitoral, emissão de certidões e atualização cadastral no local, no horário das 8h às 14h.
Inovação
De forma inovadora e inédita no Ceará, mais nove cartórios eleitorais estão sendo construídos na modalidade BTS, resultado do processo de chamamento público realizado pelo TRE-CE em 2024.
Nesse modelo, o imóvel é construído sob medida para atender às necessidades do órgão público e da população que o acessa, mediante contrato de locação de longo prazo. A iniciativa garante um ambiente adequado às atividades da Justiça Eleitoral, sem a necessidade de investimento direto em construção, promovendo eficiência, economicidade e melhor gestão patrimonial.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos durante a inauguração do cartório eleitoral do município de Santa Quitéria. A primeira imagem mostra sete pessoas - quatro mulheres e três homens - posicionadas lado a lado. Ao centro, há uma placa metálica fixada na parede com os nomes das autoridades responsáveis pela inauguração. A parede é branca, e há um adesivo vermelho indicando a presença de um extintor de incêndio. A segunda imagem mostra a fachada da sede da 54ª Zona Eleitoral, com cores amarela e marrom e portões brancos. Na parte superior, está o letreiro “Cartório da 54ª Zona Eleitoral”. A terceira imagem mostra um atendimento eleitoral em andamento. A eleitora está sentada em uma cadeira de rodas, enquanto uma mulher em pé coleta sua biometria. Ao lado, outra mulher também está em pé acompanhando o procedimento. No registro, aparecem três computadores sobre uma mesa branca, além de outros equipamentos. Ao fundo, do lado direito, aparecem duas mulheres sentadas. A quarta imagem mostra, em primeiro plano, uma mulher de costas para a foto segurando um microfone atrás de um púlpito de acrílico. Ao fundo, há pessoas sentadas em cadeiras enfileiradas, enquanto outras estão em pé nas laterais. Também ao fundo, há portas de vidro. A quinta imagem mostra dez pessoas - sete mulheres e três homens - posicionadas lado a lado, posando para a foto. A sexta e última imagem mostra os guichês de atendimento do novo cartório, com computadores e demais equipamentos utilizados no serviço eleitoral.

