Preservação da memória: TRE-CE apresenta projeto que recebeu menção honrosa do CNJ

Iniciativa "Expedição da Memória: Zonas Eleitorais", do TRE-CE, visa preservar e disseminar a história da Justiça Eleitoral cearense

Captura de tela de uma transmissão no Youtube. Ao centro, está o representante do TRE-CE durante...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, através da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), nessa quarta-feira (11), uma apresentação sobre o "Expedição da Memória: Zonas Eleitorais", projeto que recebeu menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A exposição ocorreu durante o webnário Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2025, promovido virtualmente e transmitido pelo canal do Conselho no YouTube.

Com a finalidade de valorizar e divulgar a memória do Judiciário, o CNJ lançou uma série com três webinários com o objetivo de contribuir para a preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais da Justiça, bem como abordar trabalhos vencedores nas categorias Patrimônio Cultural Arquitetônico, Patrimônio Cultural Arquivístico, Patrimônio Cultural Bibliográfico e Trabalho Acadêmico.

O primeiro evento contou com dois painéis, sendo eles: “Expedição da Memória: Zonas Eleitorais, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará” e “Tratamento Técnico do Acervo do Educandário Romão de Mattos Duarte, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)”.

Na condição de painelista, o chefe da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca(Semeb) do TRE-CE, Yuri Holanda Cruz, apresentou a missão do Tribunal cearense na identificação de boas práticas em espaços de memória, ampliação e a divulgação do acervo do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará, levando exposições itinerantes ao interior do Estado.

Participaram do evento o conselheiro do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, Alexandre Teixeira; a juíza auxiliar da Presidência do CNJ e coordenadora do Comitê do Proname, Ana Lúcia Aguiar; a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e coordenadora do Subcomitê de Instrumentos do Proname, Ingrid Schroder; a arquivista da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) e integrante do Comitê Gestor do Proname, Tassiara Jaqueline; e o o diretor da Divisão de Gestão de Documentos do TJRJ, Gilberto de Souza, que também realizou uma apresentação.

#PraTodoMundoVer

Captura de tela de uma transmissão no Youtube. Ao centro, está o representante do TRE-CE durante sua fala, tendo, abaixo dele, uma tarja com o texto: "Webinar Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2025 | 11 de junho de 2025". Acima do expositor, há outros participantes da reunião em telas menores.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido