Encontro de Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará encerra o ano em clima de integração e capacitação

Evento ocorreu nesta sexta-feira, 19 de dezembro, último dia útil antes do recesso forense

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

Reencontro, integração, união, valorização e capacitação compuseram o clima do Encontro de Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará 2025, realizado nesta sexta-feira, 19 de dezembro, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Cerca de 200 servidores participaram da última programação do ano, que contou ainda com almoço e sorteio de brindes.

Confira os registros oficiais do evento

Organizado pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) do Tribunal, por meio da Seção de Capacitação (SECAP), o evento teve a finalidade de fortalecer laços, promover a integração dos servidores das unidades da Capital e Interior, compartilhar experiências e refletir sobre temas essenciais para a melhoria do serviço da Justiça Eleitoral.

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

A programação, iniciada às 8h, contou com a Feira de Talentos, no hall do auditório da sede do TRE, e oficinas sobre o autocuidado com a saúde física e mental, arteterapia, importância do bom humor no ambiente de trabalho, que ocorreram nas salas de treinamento.

Feira de Talentos


A programação integrou-se ao evento com o objetivo de valorizar as múltiplas habilidades dos servidores. Entre os destaques, a técnica judiciária Kathia Albuquerque apresentou trabalhos de artesanato, ampliando o olhar para além das funções institucionais. A analista judiciária Roberta Laena também participou da ação, apresentando sua produção literária abordando temas como cota de gênero, candidaturas fictícias e violência política de gênero, assuntos relacionados à sua tese de doutorado; além de compartilhar experiências como chefe de cartório.

Oficinas

A roda de conversa “Autocuidado: cuidar de si para cuidar do outro”, conduzida por Igor Marinho, promoveu reflexões sobre a importância da saúde física e mental, sem postergação desse compromisso no dia a dia. A atividade ressaltou que a atenção contínua no bem-estar é fundamental para a qualidade de vida e para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.

Conduzida pela psicanalista e arteterapeuta Joelma Torres, a sessão de arteterapia teve como tema “Espaço e Lugar” e propôs reflexões sobre os significados atribuídos aos ambientes que ocupamos. A atividade utilizou papel, tintas e canetas como ferramentas de expressão emocional e estímulo ao autocuidado. Além disso, a programação incluiu ainda uma sessão de respiração guiada e música relaxante.

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

O Poder do Bom Humor no Ambiente de Trabalho” foi o tema da oficina que teve como facilitador o servidor Edivaldo Cardoso, chefe do cartório da 1ª Zona Eleitoral. Os servidores participaram de dinâmicas com o propósito de ressaltar aspectos importantes do bom humor para um ambiente de trabalho sadio e produtivo.

Três dinâmicas foram apresentadas, nas quais os servidores tiveram a oportunidade de compreender, na prática, a necessidade da paciência, da tolerância, da concentração e da confiança como impulsionadores para que o ambiente de trabalho possa resultar em maior produtividade e satisfação para todos.

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

“Na realidade, temos que encarar a vida com humor”, ressaltou Edivaldo, afirmando que uma pessoa bem-humorada é bem acolhida no ambiente no qual as brincadeiras sejam saudáveis, num clima de respeito e consideração entre todos. “Devemos usar o humor até mesmo nos momentos em que eventuais erros e falhas acontecem, como uma forma de superar os problemas”, afirmou o servidor. 

Palestras 

Ainda pela manhã, no auditório do TRE-CE, o juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão, que representou a presidente e o vice-presidente do TRE-CE, desembargadores Maria Iraneide Moura Silva e Emanuel Leite Albuquerque, repassou a mensagem da magistrada. “A desembargadora fez questão de pedir que eu trouxesse a vocês uma palavra muito clara: Obrigado! Obrigado pelo ano que vocês entregaram, pela força coletiva desta Casa e pelo compromisso diário de cada um. Estamos fechando o primeiro ano desta gestão, iniciada no final de maio. É pouco tempo no calendário, mas muito no volume, na intensidade e na responsabilidade do que foi realizado. E a verdade é simples: o Tribunal só conseguiu avançar tanto porque tem aqui dentro pessoas altamente comprometidas, competentes e generosas no trabalho”, leu o juiz no discurso.

O magistrado destacou ainda: “tivemos conquistas importantes. Uma delas foi a conclusão do projeto de reestruturação dos cargos do Tribunal, um passo enorme para fortalecer aquilo que é a essência do TRE: a área judiciária e a de eleições, pilares de nossa missão jurisdicional e administrativa, essenciais na preparação, realização, apuração e entrega à sociedade dos resultados eleitorais”. 

2025 trouxe ainda dois resultados que merecem destaque especial: o Selo Ouro do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, reconhecimento nacional de governança, qualidade e eficiência; e os Prêmios Boas Práticas, concedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que demonstram que a inovação e a responsabilidade dessa Casa são reconhecidas em todo o País. Aqui, eu repito a frase que é da própria presidente: O TRE do Ceará é forte porque seus servidores são fortes”, disse.

Logo após o discurso, Alisson Simeão fez uma adaptação da poesia ‘De Mãos Dadas’, de Carlos Drummond de Andrade, para reforçar o compromisso e empenho dos servidores. “Estamos todos, colegas, presos às nossas vidas, mas seguimos nos olhando como companheiros. Entre nós, reconhecemos a enorme realidade que é servir este Tribunal. A missão é grande. Por isso, não nos afastemos. Sigamos sempre de mãos dadas”, finalizou.  

Refletindo através das músicas, o maestro e musicoterapeuta Rogério Jales, de forma leve e descontraída, e entre uma canção e outra, fez o público pensar e refletir sobre a vida e o local de trabalho. A palestra inspiradora “O TOM - equipe em harmonia: Transformando Organizações através da Música” refletiu sobre o passado, presente e futuro, possibilitando aos servidores ressignificar os desafios vivenciados e recomeçar. 

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

O momento, que fez o público cantar junto, foi destacado pelos servidores. “A música fala do coração ao espírito e se torna especial. A música é nossa história e cada um tem a sua playlist. A sua palestra tem letras educativas, formativas e instrutivas. Aqui, só proferiremos ganhos diante da sua apresentação”, falou o servidor Gilson Barbosa, da Assessoria de Comunicação do TRE-CE.

“Sempre tive em mim que a vida deveria ter trilha sonora, quando estamos tristes ou felizes, ouvimos nossas playlists”, contou a servidora Érita Barros, da Corregedoria. Entre outras manifestações dos funcionários, João Mário, do Núcleo de Diárias, destacou a interação dos participantes: “nada contra os recursos tecnológicos, mas não podemos perder o contato humano, achei a brincadeira muito salutar, estamos aqui interagindo no que diz respeito a sabermos o tempo que cada um de nós tem”, disse após o grupo tentar acertar o compasso rítmico de uma música.

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

No período da tarde, a palestra “De Mãos Dadas Somos a Próxima História”, realizada pelo ator, músico, advogado, professor e conferencista Haroldo Guimarães, abordou, de forma descontraída, sua história de vida, aprendizados e reencontro com o seu propósito de recomeçar.

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na pri...

Na ocasião, ele falou sobre a conquista, perda e reconquista da aposentadoria do pai já falecido, dificuldades enfrentadas na infância, tentativa de conquistar o primeiro amor, estudo na faculdade de Advocacia e crescimento artístico. A palestra-show foi finalizada com apresentação de 13 adágios da sabedoria japonesa. 

Cápsula 

Durante o evento, uma cápsula do tempo foi disponibilizada para convidar todos os servidores a participarem de uma dinâmica especial. Cada um escreveria uma mensagem para si mesmo (o eu do futuro). A mensagem só poderá ser relida no próximo ano, neste mesmo período, após as eleições gerais, que acontecerão em outubro de 2026.

#PraTodoMundoVer

As imagens registram atividades do Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará. Na primeira imagem, o auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está ocupado por servidores sentados em cadeiras organizadas em fileiras, todos voltados para o palco, onde há um púlpito com o juiz Alisson Simeão discursando e, ao fundo, um telão que exibe a identidade visual de um evento, com informações e fotos de palestrantes. À direita do palco, estão posicionadas bandeiras oficiais. Telas suspensas no teto repetem o conteúdo exibido no telão principal. Na segunda imagem, seis pessoas - entre o magistrado, servidores e uma criança - estão posicionadas em frente a um painel com a inscrição da programação, acompanhada das logomarcas da COEDE e do TRE-CE. As pessoas estão dispostas lado a lado, de frente para a câmera. Na terceira imagem, várias mulheres estão sentadas lado a lado em uma mesa, participando de uma atividade manual. Sobre a mesa, há folhas de papel, pincéis, potes plásticos com tinta de diferentes cores e frascos maiores de tinta. As participantes seguram pincéis e aplicam tinta sobre o papel. Na quarta imagem, um grupo de servidores está sentado em círculo em uma sala de treinamento da sede do Tribunal. As pessoas estão voltadas umas para as outras, em uma dinâmica em grupo. Algumas seguram papéis ou cadernos. O ambiente possui paredes claras, divisórias móveis e janelas altas com entrada de luz natural. A quinta imagem mostra o auditório com fileiras de cadeiras ocupadas por servidores e servidoras sentados e voltados para a parte frontal. À esquerda, um homem em pé segura um violão e fala ao público. No fundo do palco, há uma tela com conteúdo projetado e iluminação no teto distribuída em painéis retangulares. Na sexta imagem, há um recorte mais próximo do público no auditório. Pessoas sentadas nas cadeiras aparecem voltadas para a frente, algumas com as mãos levantadas em movimento. Várias usam crachás pendurados no pescoço e carregam bolsas de tecido apoiadas no colo ou no braço. A sétima imagem mostra o palco visto de trás da plateia. Um homem está sentado em uma poltrona no centro do palco, segurando um microfone. Atrás dele, uma tela exibe a frase “De mãos dadas somos a próxima história” e o nome “Haroldo Guimarães”. À esquerda do palco, há um púlpito com a identificação do TRE-CE e, ao fundo, bandeiras posicionadas lado a lado. A plateia permanece sentada, voltada para o palco.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Whatsapp: (85) 3195-8400

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido

Cookies

O Portal do TRE-CE utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.