Desembargador Emanuel Leite apresenta Relatório Anual de Atividades da Corregedoria do TRE-CE
O magistrado destacou a atuação contínua, planejada, estratégica e o compromisso das servidoras e dos servidores

O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Emanuel Leite Albuquerque, apresentou à Corte, durante sessão plenária do dia 16 de dezembro, o Relatório Anual de Atividades da Corregedoria Regional Eleitoral cearense referente ao exercício 2025. O documento descreve as principais ações desenvolvidas e os projetos implementados, destacando a conquista do Selo Boa Prática.
À frente da Corregedoria desde o dia 30 de maio do corrente ano, o desembargador Emanuel destacou a atuação contínua, planejada, estratégica e o compromisso institucional das servidoras e dos servidores. “Mesmo em período não eleitoral, a Corregedoria manteve desempenho e consistência, com resultados expressivos no cumprimento das metas nacionais, especialmente no que se refere à tramitação e ao julgamento dos procedimentos disciplinares, evidenciando celeridade, regularidade e eficiência administrativa”, ressaltou o magistrado.
Ainda em sua fala, o corregedor enalteceu o reconhecimento nacional conferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à iniciativa "Acessibilidade que Transforma: Uma Nova Perspectiva dos(as) Coordenadores(as) de Acessibilidade para a Cidadania", iniciativa da 82ª Zona Eleitoral do TRE-CE. “O Selo de Boa Prática, desenvolvido em parceria com a 82ª ZE, demonstra que a atuação correcional também se projeta na promoção da cidadania, da inclusão e da efetiva garantia de direitos”, disse.

Entre as atividades da Corregedoria, evidencia-se o compromisso, o monitoramento contínuo e a orientação administrativa com a realização de 31 inspeções em ciclos e 109 autoinspeções anuais, além de sete autoinspeções inicial e final. As ações reforçam a observância das normas, o aprimoramento da gestão das unidades eleitorais e a regularidade dos serviços.

Em suas atribuições institucionais, destacou a atuação da Corregedoria voltada ao fortalecimento da integração, da capacitação e do diálogo realizado na ambientação dos(as) novos(as) servidores(as), que tomaram posse em setembro deste ano, ocasião em que foram apresentadas a estrutura, o funcionamento da Corregedoria, suas unidades e a legislação aplicável.
#PraTodoMundoVer
Na primeira foto, está o desembargador Emanuel Leite Albuquerque posando à frente de uma parede branca. Ele usa toga preta, com detalhes vermelhos. Na segunda imagem, tirada em uma solenidade no TSE, um grupo de onze pessoas está posicionado lado a lado no palco, todas voltadas para a câmera. Entre elas, está a ministra, o vice-presidente e corregedor do TRE-CE e servidores do Regional. Eles seguram troféus e certificados, enquanto ao fundo há uma parede de madeira e um telão parcialmente visível. O piso é revestido com carpete vermelho. A terceira imagem mostra onze pessoas - sete homens e quatro mulheres - posando lado a lado para a foto durante inspeção em zona eleitoral. O local possui janelas e portas de vidro, além de paredes brancas.

