Biblioteca do TRE do Ceará celebra seus 33 anos neste 11 de junho

Com um acervo de mais de 11 mil obras, o espaço é aberto ao público para visitação

A primeira imagem é um card gráfico de fundo cinza. Ao centro, há a ilustração de um livro abert...

Instalado, como unidade administrativa do TRE do Ceará, em 11 de junho de 1991, com a denominação de Serviço de Biblioteca, esse importante setor do Tribunal comemora, nesta terça-feira (11), 33 anos de fundação. A Biblioteca Advogado Aroldo Mota, assim denominada após o falecimento do renomado advogado, atuante na área do Direito Eleitoral, é vinculada à Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC).

O setor possui variado acervo, totalizando 11.070 registros bibliográficos, entre livros, periódicos e outras mídias. Predominam obras da área do Direito, abrangendo as áreas administrativa, constitucional, eleitoral, civil, penal, processual, trabalhista e ambiental. Porém, outras áreas do conhecimento estão presentes em suas estantes, como a Administração, a Biblioteconomia, a Ciência Política, a Contabilidade, a Filosofia, a Informática, a História, a Língua Portuguesa, a Literatura, a Medicina, a Psicologia, a Sociologia e a Religião, entre outras.

WhatsApp Image 2024-06-11 at 14.41.25

Há que se ressaltar ainda a existência das coleções Advogado Aroldo Mota, Nossa Estante, Obras Raras, Legislação e Referência, cada uma destas integrada por obras voltadas para públicos específicos. No caso da primeira citada, é composta por livros escritos pelo causídico e outros que compunham parte de seu acervo pessoal, doados por seus familiares quando da designação de seu nome à biblioteca. Quanto à coleção de Legislação, compõe-se de obras concernentes às legislações federal e estadual.

Já a coleção Nossa Estante abrange doações de livros relacionados à cultura em geral, com títulos de Literatura, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Teologia e História da Arte, entre muitos outros, todos disponíveis para leitura e consulta a todos os usuários da biblioteca. No tocante à coleção Obras Raras, é constituída por obras especiais, classificadas como raras pelos profissionais bibliotecários e demais integrantes da unidade. Finalmente, a coleção Referências abriga o acervo de dicionários, enciclopédias, relatórios institucionais, resultados de eleições e outras publicações do TRE cearense.

Desde 2007, a Biblioteca do TRE do Ceará integra a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), que reúne também representantes dos demais TREs. Seu acervo compõe-se de materiais bibliográficos doutrinários, técnicos e jurisprudenciais, com o fito de atender as demandas do corpo funcional do Tribunal. Assim, auxilia-o no desempenho de atividades administrativas e jurisdicionais da Justiça Eleitoral, bem como ao público em geral. As obras que a compõem estão disponíveis para consulta por meio do Catálogo de Bibliotecas da Justiça Eleitoral.

Entre outras atribuições relevantes que desempenha, a Biblioteca Advogado Aroldo Mota realiza o gerenciamento do acervo no que tange à seleção, aquisição, avaliação, conservação, preservação, restauração e desfazimento de itens que o compõem; elabora as fichas catalográficas das publicações do TRE do Ceará; executa processos técnicos para tombamento, catalogação, classificação, indexação e identificação do acervo para disponibilização aos usuários; solicita registro das publicações do tribunal para obtenção do ISBN, ISSN ou de outros registros necessários para identificação e credibilidade; gere e atualiza anualmente, em parceria com a Comissão de Participação Feminina (CPFem), o repositório de mulheres juristas, nos termos da Resolução no. 255, de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); produz e executa projetos e planos de ação para o desenvolvimento do Programa de Difusão Cultural, que objetiva promover a cultura no ambiente organizacional, fomentar o processo criativo e contribuir para a valorização institucional; e planeja, oferta e realiza os conteúdos da unidade na página da EJEC.

Aberta ao público para visitação, a biblioteca funciona no andar térreo da sede do TRE do Ceará, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, dispondo do telefone 3453-3874. Seu e-mail para contato é semeb@tre-ce.jus.br. Vale a pena visitá-la e conhecer o que nos reservam suas prateleiras.

*Texto: Gilson Barbosa, com a colaboração de Jean Carvalho Barbosa, da SEMEB

#PraTodoMundoVer

A primeira imagem é um card gráfico de fundo cinza. Ao centro, há a ilustração de um livro aberto, com as informações internamente: "Biblioteca 33 anos". Acima dele, há um feixe de luz. Abaixo, a logo do TRE-CE e a frase "abrigando sonhos, embasando conhecimentos!". Na segunda imagem, uma foto da biblioteca, com estantes em azul e amarelo e livros dispostos pelos espaços.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido