TRE-CE lançará a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral

Em 2023, as atividades da Campanha, que serão realizadas entre os meses de abril e novembro

XI CEPAE vertical

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), lançará, na próxima segunda-feira 3/4, na E.E.M. Adauto Bezerra, em Fortaleza, a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras. A ação, instituída pela Resolução nº 937/2023, é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Estado do Ceará e das instituições parceiras.

Em 2023, as atividades da Campanha, que serão realizadas entre os meses de abril e novembro, contarão com a parceria das Zonas Eleitorais, da Corregedoria Regional Eleitoral, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

XI Edição da Campanha

A XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral visa promover atividades voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de pessoas cidadãs, críticas e responsáveis pela construção de sua história.

A ação, que terá o tema "Caminhando para Cidadania", estimula ainda a realização do alistamento eleitoral (primeiro título) e ressalta a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

As atividades que integram a Campanha serão realizadas nos formatos presenciais, virtuais ou híbrido e contarão com a participação do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, constituído por servidoras e servidores que atuam na multiplicação e na interlocução, bem como são palestrantes em diversas atividades formativas deste Regional e com as equipes das Zonas Eleitorais da capital e do interior do Estado.

Ressalta-se que as escolas participantes da Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral receberão o diploma "Escola Amiga da Democracia", outorgado pela EJE-CE ou pelos Juízos das Zonas Eleitorais, no caso de formações organizadas pelas referidas Zonas.

Cronograma das Ações da EJE

  • 3/4, às 10h50: Lançamento da campanha com palestra presencial na E.E.M. Adauto Bezerra, em Fortaleza (Rua Monsenhor Liberato, 1850, Fátima);
  • 3/4, às 14h: Palestra virtual no meet do CIEE;
  • 4/4, às 10h: Palestra presencial, em parceria com o CIEE, no Auditório da Faculdade Pitágoras (Rua, Barão de Aratanha, nº51 - Centro).

Além das ações já agendadas, a EJE-CE, por meio da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, organizará, ainda no primeiro semestre de 2023, outras ações de formações em educação política para jovens, bem como criará, em conjunto com a Seduc, podcast para discutir sobre temáticas relacionadas ao Processo Eleitoral, como cidadania, voto consciente, participação feminina, acessibilidade e inclusão e participação política de jovens.

#PraTodoMundoVer

Logo da XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral. Sobre um quadrado com fundo laranja e azul, em destaque o número XI, em roxo. Abaixo, com fonte menor e em caixa alta, a descrição: Campanha(em roxo), Educação Política(laranja) e Alistamento Eleitoral(azul).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido