Corte do TRE-CE despede-se do desembargador Inacio Cortez

O desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto presidiu pela última vez sessão de julgamento do Pleno do TRE-CE

Foto horizontal mostra os sete membros da Corte em pé. Ao centro, o desembargador Inacio Cortez....

Nesta terça-feira, 30/5, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto presidiu pela última vez sessão de julgamento do Pleno do TRE-CE. Na ocasião, a Corte do Tribunal, advogados(as) e servidores(as) homenagearam a gestão.

O desembargador Inacio Cortez encerra seu mandato na próxima sexta-feira, 2/6.

Homenagens

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fernandes Neto, iniciou as homenagens agradecendo, em nome de toda a advocacia cearense, pelos serviços prestados à comunidade cearense. O advogado destacou que o desembargador foi um presidente atuante e preocupado com as necessidades e decisões do Tribunal. 

Após, a juíza Kamile Castro, decana da Corte, agradeceu pelas designações que recebeu e parabenizou pela condução dos trabalhos na Justiça Eleitoral. "Espero que o senhor aproveite todas as sombras das árvores que plantou aqui e na Justiça Comum", afirmou. 

Após, o juiz Raimundo Deusdeth falou: "A primeira palavra que eu tenho é de agradecimento pelo respeito e consideração dispensada a todos os membros". O juiz Roberto Bulcão destacou que o desembargador Inacio sempre passou a certeza e confiança de que os(as) membros devem decidir e atuar de forma independente.

O juiz Gleidson Marques destacou a condução dos trabalhos com honradez e firmeza. Após, o juiz Érico Silveira lembrou que conheceu o desembargador quando ainda era estagiário e afirmou que sua atuação é de digna de elogio e aplausos. Ele também destacou os desafios enfrentados para a mudança para a nova sede: "Era um sonho que se tornou realidade nas mãos de Vossa Excelência".

Após, o procurador Samuel Miranda afirmou: "Nesses dois anos, Vossa Excelência foi um exemplo de presidente, assim como é um exemplo de magistrado. Vossa Excelência é para mim um exemplo de honestidade, integridade, probidade, firmeza na condução desta Corte e respeito ao Regimento. (...). Eu diria que Vossa Excelência nasceu para ser presidente, porque sabe conduzir os trabalhos desse Tribunal com perfeição". 

O diretor-geral Hugo Pereira destacou os desafios da vivência administrativa nestes dois anos. "Quero agradecer sua mão firme e, ao mesmo tempo, sua disposição para ouvir. O senhor confiava nos assessores e auxiliares e a gente também confiava no senhor", afirmou. 

Em seguida, o vice-presidente e corregedor regional, desembargador Raimundo Nonato, agradeceu o convívio, a parceria na gestão e o apoio à Corregedoria. O magistrado também destacou que o TRE saltou de prata para ouro no Prêmio CNJ de Qualidade em 2022 e que o Tribunal tem boas perspectivas para o futuro.

Por fim, a secretária Judiciária, Orleanes Cavalcanti, ressaltou a perseverança do presidente diante dos desafios fazendo uma comparação com a figura do Cedro do Líbano, muito citado na Bíblia, que tem raízes profundas e que se ramificam ainda que sobre as pedras. E concluiu: "Foram quatros anos de convivência que conquistaram todo o Tribunal. Parabéns! As suas raízes sempre estarão plantadas aqui neste Tribunal, na Justiça Eleitoral, em cada Zona Eleitoral, em cada servidor e servidora, especialmente do interior, que o senhor conhece com a palma de sua mão". 

#PraTodoMundoVer

Foto horizontal mostra os sete membros da Corte em pé. Ao centro, o desembargador Inacio Cortez. Atrás deles, a bancada principal e um painel 3D bege em uma placa de madeira. Do lado esquerdo e direito, bancadas de madeira.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido