TRE-CE lança ambiente de preservação digital do Patrimônio Arquivístico

Com o acervo eletrônico disponível para toda a sociedade, documentos com valor histórico agora estão hospedados na internet, seguindo o compromisso do órgão com a garantia do direito de acesso à informação

Card no formato retangular com fundo branco quadriculado. Alinhado à esquerda, dentro de uma cai...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inaugura, nesta quarta-feira (12), ambiente de preservação digital do Patrimônio Arquivístico da instituição. Com o acervo eletrônico disponível para toda a sociedade, documentos com valor histórico agora estão hospedados na internet, seguindo o compromisso do órgão com a garantia do direito de acesso à informação e da conservação desse material enquanto legado da história política e social do Estado.

Conforme previsto na Resolução n.º 898/2022, que estabeleceu a Política de Gestão Documental do TRE-CE, o resgate de documentos com valor histórico-cultural, seguido de digitalização e sua inclusão na plataforma Atom [acrônimo para Access to Memory/Acesso à Memória], proporciona, além da difusão do patrimônio cultural arquivístico da Justiça Eleitoral do Ceará, o incentivo à pesquisa e ao fomento da produção científica.

Acesse a plataforma Atom

O projeto, liderado pela Coordenadoria de Gestão Documental e de Memória (Coged) da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (Ejec), teve apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SIT) do Tribunal e da Amand Preservação Digital, por meio de treinamento em Metodologia de Interface entre Produtor e Arquivo, para implantação do RDC-Arq. A ferramenta é um repositório digital capaz de manter a autenticidade e a confiabilidade dos documentos arquivísticos, e promover a guarda, o cuidado e o acesso aos documentos pelo tempo necessário, atendendo, ainda, aos procedimentos que permeiam todas as fases documentais.

O fundo arquivístico do TRE-CE é constituído pelos documentos referentes às eleições e aos julgamentos de matéria eleitoral do Ceará, além da documentação administrativa que dá suporte à realização das atividades-fim do Tribunal.

Plataforma Atom

Os documentos permanentes do acervo arquivístico da instituição, custodiados pela Seção de Arquivo e Gestão Documental (Saged), estão disponibilizados na plataforma Atom, software de descrição, acesso e transparência ativa de documentos e informações baseado em normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), o qual apresenta-se integrado ao repositório digital (plataforma Archivematica).

Serão cumpridos, portanto, os requisitos tecnológicos e os princípios arquivísticos de autenticidade, confidencialidade, disponibilidade e preservação dos materiais em ambiente digital.

#PraTodoMundoVer

Card no formato retangular com fundo branco quadriculado. Alinhado à esquerda, dentro de uma caixa de cor marrom, há o texto, em amarelo: Memória Institucional. No canto inferior à esquerda, de forma diagonal, há três gravuras de documentos antigos, em tons amarelados. De forma centralizada, à direita, há um computador. Na tela do dispositivo, há a reprodução da plataforma Atom. No canto inferior, à direita, está a logomarca do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido