Georreferenciamento auxilia eleitores na busca de locais de votação
A prática é adotada pelo TRE desde 2016
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) utiliza, desde 2016, georreferenciamento para marcação dos locais de votação. A prática permite a utilização de coordenadas geográficas para localizar com precisão os pontos de votação. Esse levantamento, por sua vez, possibilita aos(às) eleitores(as) verificarem com precisão os locais de votação por meio do aplicativo e-Título.
A Seção de Planejamento e Gerenciamento de Eleições (Sepel) do TRE é a unidade responsável por coordenar a coleta dessas informações no Ceará. O estado possui 6.804 locais de votação, dos quais 6.657 estarão em uso no próximo pleito. Dentre esses, 6.538 estão cadastrados por georreferenciamento.
Nos anos anteriores às eleições, todos os locais são vistoriados por equipes dos Cartórios Eleitorais. Durante as vistorias, utiliza-se o georreferenciamento. O chefe da Sepel, Gladson Muritiba, avalia que essa utilização "é um avanço nos serviços prestados aos eleitores, pois permite mais segurança na identificação e na localização dos locais pesquisados. No aplicativo e-Título, eleitores podem verificar a que distância estão os locais e também as rotas até eles". O app está disponível gratuitamente nas loja de aplicativo. Baixe ou atualize para ter acesso aos dados. Se você está enfrentando alguma dificuldade após efetuar o login, delete e reinstale o aplicativo.
Os locais de votação também podem ser consultados por meio do site do TRE-CE. Na página inicial, clique em autoatendimento do eleitor>onde votar. Depois é só preencher os campos solicitados. Outra forma de saber o local de votação é pelo Disque Eleitor 148, que funciona das 7h às 19h até o dia da eleição.
O TRE orienta que eleitores(as) verifiquem com antecedência seus locais de votação a fim de evitar o congestionamento dos meios de consulta mais próximo à eleição.