Confira o vídeo "Papel: uma história de frente e(m) verso"

A produção conta, no compasso do Cordel, registros do processo de descarte realizado pelo TRE-CE em 2020

Confira o vídeo "Papel: uma história de frente e(m) verso"

A Coordenadoria de Apoio Administrativo (COAPA) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) produziu o vídeo "Papel: uma história de frente e(m) verso" contando, no compasso do Cordel, registros do processo de descarte realizado pela Seção de Arquivo do TRE e pelos cartórios eleitorais da capital e do interior do estado.

Descarte

Em três anos de vigência da Resolução nº 652/2017, que dispõe sobre o Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), presidida pela COAPA, aprovou 79 processos de descarte de documentos, originados em 75 zonas eleitorais, além da CEATE e SEARQ.

Até o último procedimento, realizado em 3 de novembro de 2020, foram descartados 49.758 protocolos SADP e milhares de outros documentos sem protocolo, contidos em 12.938 caixas de arquivo, que, enfileiradas equivalem a 2.458 metros lineares, superior à distância entre a atual Sede do TRE e o Fórum Eleitoral.

A quantidade de papel equivale a 25.876 resmas (mais que quatro vezes o consumo anual de papel A4 do TRE) e pesaram, aproximadamente, 86 toneladas de documentos. Estima-se que com a reciclagem do papel foram poupadas 1.892 árvores que, distribuídas, ocupariam espaço superior ao dobro da área verde da Nova Sede do TRE-CE, conforme informações contidas nos slides apresentados pela CPAD .

O descarte de documentos contribui com o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal e é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental, uma vez que a doação gera renda para aproximadamente 70 famílias de cooperados da Associação dos Catadores do Jangurussu, mediante a reutilização e a reciclagem de materiais, preservando recursos naturais empregados no processo de fabricação dos produtos consumidos pela população.

Além disso, comparada à produção de papel novo, a reciclagem também economiza outros recursos naturais como a água e a energia elétrica, assim como polui menos o ar e reduz a quantidade de resíduos sólidos em decomposição.

Ademais, a utilização racional dos espaços físicos destinados ao arquivo de documentos atende aos princípios de economia e eficiência da Administração Pública.

Para celebrar o bom andamento da gestão de documentos no TRE-CE, a coordenadora da COAPA, Maryane Parente, produziu um vídeo em que participam servidores de diversas Zonas Eleitorais, da Seção de Arquivo e da Seção de Transportes, representando, por meio do cordel "Papel: uma história de frente e(m) verso" (arquivo em pdf), o ciclo de vida do papel no processo de gestão de documentos.

Ficha técnica:

Roteiro - Maria Maryane Lima Parente
Imagens - cedidas pelos servidores e colaboradores do TRE-CE
Edição - Leo Mamede
Texto e Narração - David Luna

Texto da notícia: Coordenadoria de Apoio Administrativo do TRE-CE


#PraTodosVerem Banner contendo o print da tela inicial do vídeo "Papel: uma história de frente e(m) verso" . Em segundo plano, sobre um fundo marrom, imagens desfocadas de fotos cedidas pelos servidores e colaboradores do TRE; e, na parte central, em primeiro plano, sobre um retângulo branco, a logo do TRE-CE. Abaixo da logo, a texto "TRE-Ceará, em caixa alta e letras na cor azul. O retângulo branco está dentro de um retângulo cinza que traz, na parte inferior direita, a descrição "Descarte 2020", em caixa alta e na cor preta.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido