Tarrafas-CE escolhe nova prefeita em eleição suplementar

Os eleitores de Tarrafas, a 458 km de Fortaleza, deram a vitória à Maria Girleuda da Silva Matias Araújo (prefeita) e Tertuliano Candido Martins Araújo (vice-prefeito), da coligação "Unidos por uma Tarrafas melhor" (PT/PMDB), com 59,19% dos votos válidos, na eleição suplementar deste domingo, 1º/12.
Maria Girleuda entrou na disputa em substituição a José Alcântara de Araújo Neto, que teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral. O pedido de registro de candidatura de Maria Girleuda foi apresentado ao juízo eleitoral da 18ª Zona, e encontra-se pendente de julgamento.
A chapa derrotada tinha como candidato a prefeito Cláudio Alves Palacio e a vice-prefeito Francisco Teotonio Neto, da coligação "Tarrafas avançando com o povo" (PSD/PSB), que obtiveram 40,81% dos votos válidos.
As eleições suplementares deste domingo, 1º/12, transcorreram com tranquilidade, nas 25 seções com urnas, distribuídas em 14 locais de votação . A apuração foi concluída às 19h14. Compareceram 5.640 eleitores (75,93%). Foram registrados 53 votos brancos e 135 nulos.
O pleito municipal foi presidido pelo juiz da 18ª Zona Eleitoral, David Melo Teixeira Sousa. Na 18ª ZE, atua como promotora eleitoral, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e como chefe de cartório, Fábio Galvão.
A eleição suplementar se deve à cassação dos mandatos da prefeita eleita Lucineide Batista e do vice-prefeito Francisco Alves, após denúncias de compra de votos e abuso do poder econômico nas eleições de 2012.

