Gestão Estratégica na Justiça Eleitoral do Ceará

Logo do planejamento estratégico 2015-2020.

Todos os arquivos disponibilizados encontram-se em formato PDF.

 

O desafio da gestão pública contemporânea está associado à capacidade de governar em rede e em conjunto com a sociedade, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável e fortalecendo a imagem e o valor do Estado. A partir dessa nova realidade, a Justiça Eleitoral do Ceará implantou, por meio da Resolução TRE-CE nº 603, de 3 de novembro de 2015, o Sistema de Governança e Gestão visando estabelecer mecanismos que favoreçam a transparência, a efetividade e o alinhamento permanente das ações necessárias ao cumprimento dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral do Ceará.

Dessa forma, o sistema de planejamento e gestão da Justiça Eleitoral do Ceará consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e condutas corporativas com vistas ao atendimento das expectativas dos seus clientes. Seguindo essa diretriz, a Justiça Eleitoral do Ceará vem, desde 2007, aprimorando sua gestão por meio da sucessiva implantação de planos estratégicos plurianuais. Atualmente, encontra-se em vigor o Planejamento Estratégico 2015-2020, aprovado pela Resolução TRE/CE nº 579, de 11 de dezembro de 2014, o qual segue o alinhamento com as diretrizes de gestão do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 198/2014) e da Justiça Eleitoral no âmbito nacional, conforme estabelecido no VII Encontro Nacional do Poder Judiciário (Mapa Estratégico do Poder Judiciário).

    Sistema de Governança e Gestão - Representação do sistema de governança e gestão da Justiça Eleitoral do Ceará, compreendendo os diversos órgãos e instâncias de governança, bem como os planos institucionais.

    Política de Gestão de RiscosApresenta a Política de Gestão de Riscos e a Rede de Gestão de Riscos da Justiça Eleitoral do Ceará, instituídas pela Resolução TRE-CE nº 563/2014.

    Plano de Gestão de Riscos- Consolida Plano de Gestão de Riscos da Justiça Eleitoral do Ceará, nos termos previstos no art. 9º da Resolução nº 563/2014.

    Gestão de Projetos – Metodologia de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios adotada pela Justiça Eleitoral do Ceará, aprovada pela Resolução TRE-CE nº 460/2011.

    Gestão de Processos - Metodologia de Mapeamento, Análise e Melhoria de Processos adotada pela Justiça Eleitoral do Ceará, aprovada pela Resolução TRE-CE nº 503/2012.

    Gestão da Qualidade - Manual da Qualidade que integra o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), instituído pela Resolução TRE-CE nº 482/2012.

    Carta de Serviços ao Cidadão- Apresenta documento alinhado aos princípios da participação, transparência e controle social com foco no cidadão.

    Planejamento Estratégico 2015-2020 - Define a Estratégia da Justiça Eleitoral do Ceará para o período 2015-2020, especificando missão, visão, valores, macrodesafios, iniciativas estratégicas, indicadores e modelo de mensuração de desempenho. (ver Mapa Estratégico)

    Planejamento Integrado das Eleições 2016 - Instrumento de gestão da Justiça Eleitoral do Ceará que consolida as informações referentes às diversas etapas do processo eleitoral, contemplando o detalhamento de todas as atividades preparatórias do pleito 2016.

    Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - Plano que alinha os objetivos da área técnica de Tecnologia da Informação aos objetivos institucionais. Define objetivos estratégicos e indicadores de desempenho para melhor organizar e planejar os serviços, ações e projetos de TI para o período de 2015-2020.

    Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - Instrumento de gestão alinhado aos planos estratégicos, este Plano Diretor estabelece ações e metas para a Secretaria de Tecnologia da Informação no período compreendido entre 2016 e 2018.

    Plano de contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação para 2017- Ferramenta de planejamento aprovada pelo Comitê Diretor de TIC da Justiça Eleitoral do Ceará, que antevê aquisições de sofwares e hardwares, além da contratação de serviços de TIC.

    Plano de Logística Sustentável 2015-2020 - Instrumento vinculado ao planejamento estratégico, que define objetivos, responsabilidades, metas, ações, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, de modo a acompanhar as práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.

    Planejamento Estratégico de Gestão de PessoasAlinha atuação da gestão de pessoas com o planejamento estratégico da organização além de apresentar indicadores de mensuração obrigatória para o período 2016-2020.


    Glossário de Indicadores de Desempenho - Glossário contendo o modelo de mensuração de desempenho institucional e as fichas técnica de todos os indicadores de apoio que serão utilizados no acompanhamento do Planejamento Estratégico 2015-2020.

    Resultado dos indicadores de desempenho do TRE/CE -  Metas e resultados dos indicadores da Justiça Eleitoral no Ceará no período 2015-2020.

    Histórico dos resultados dos indicadores de desempenho - Resultados e respectivas metas da Justiça Eleitoral no Ceará no ciclo anterior (2010-2014).

    Desempenho do TRE/CE no Justiça em Números – Indicadores da Justiça Eleitoral referentes ao ano-base 2016 publicados no "Relatório Justiça em Números 2017", gerado pelo Sistema de Estatísticas do Poder Judiciário - SIESPJ, conforme dispõe a Resolução CNJ nº 76/2009.

    Desempenho do TRE/CE nas Metas Nacionais - Desempenho do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará nas metas nacionais referentes ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, conforme dispõe a Resolução CNJ nº 198/2014.

    Relatório de Desempenho do PLS 2016 - Resultados dos indicadores socioambientais referentes ao Plano de Logística Sustentável (PLS) da Justiça Eleitoral do Ceará, no exercício 2016.

    Custo do voto – Ranking do custo do voto por eleitor nos pleitos de 2012, 2014 e 2016.