Sedes do TRE-CE

A sessão de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, no dia 2 de agosto de 1932, foi realizada no Palacete Senador Alencar, situado à Rua São Paulo, nº 51, no centro de Fortaleza. Ao longo dos anos seguintes continuariam tendo lugar ali as sessões do TRE. Nesse prédio funcionaram tanto o Tribunal de Justiça quanto a Assembleia Legislativa. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional - IPHAN, abriga, atualmente, o Museu do Ceará.

Embora as sessões fossem realizadas no Palacete Senador Alencar, a Secretaria do TRE funcionava no Palácio da Justiça, situado à Rua Barão do Rio Branco, nº 1200. Isso ocorreu, inicialmente, entre os anos de 1932 a 1934. Devido a uma reforma levada a efeito no prédio, em 1934 o TRE se instalou, juntamente com o Tribunal de Justiça, no prédio da Fênix Caixeiral, situado à Rua 24 de maio. Em 1937, voltou a funcionar no Palacete da Justiça, então reformado. Com o advento do estado Novo, de Vargas, a Justiça Eleitoral foi extinta nesse ano. Em 1945, quando da restauração do TRE, este se instalou, novamente, no mesmo edifício, aí permanecendo até 1947.

Somente em 1970 o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará ganhou sua primeira sede própria. Inaugurado no dia 10 de abril de 1970, o prédio, situado à Rua Jaime Benévolo, nº 21, abrigou a secretaria do TRE até meados de agosto/2022, quando deu-se início à mudança para a nova sede .

O edifício da nova sede do Tribunal sedia o Fórum Ana Georgina de Andrade Sales, que abriga as Zonas Eleitorais da capital alencarina.