Juiz Tiago Asfor Rocha Lima

Membro Titular, categoria Jurista, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará

 

Dados pessoais

Nasceu em Fortaleza, Ceará.

Formação acadêmica

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2004). Mestre em Direito também pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2006). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) (2012). Pesquisador Visitante (Visiting Scholar) na Columbia Law School/New York (2014).

Funções atuais

Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) na Categoria de Jurista (biênio 2017/2019). Sócio do escritório Rocha, Marinho & Sales Advogados e Presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados, secção do Ceará (CESA/CE).

Principais atividades exercidas

Foi Professor na Graduação e Pós-Graduação da UNI7 e Professor na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Faculdade Christus, Faculdade Farias Brito e da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC). Foi Presidente e Vice-Presidente da Comissão de Estudos de Direito Processual da OAB/CE. Integrou a Comissão de Juristas junto ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados responsável pela elaboração do Projeto de Novo Código Comercial.

Outras atividades

É Autor dos Livros “Antecipação dos Efeitos da Tutela” (JusPodivm, 2009) e “Precedentes Judiciais Civis no Brasil” (Saraiva, 2013). É ainda Autor e Organizador das obras “Comentários Sobre a Nova Lei do Mandado de Segurança” (Revista dos Tribunais, 2010), “Reflexões Sobre o Projeto de Novo Código Comercial” (Saraiva, 2013), “Novas Reflexões Sobre o Projeto de Novo Código Comercial” (Saraiva, 2015) e “Temas Atuais e Polêmicos na Justiça Federal” (JusPodivm, 2018). Possui mais de 30 artigos publicados em obras coletivas e periódicos especializados.
É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da International Association of Procedural Law (IAPL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).