Biblioteca Adv. Aroldo Mota

ACERVO
A Biblioteca Adv. Aroldo Mota tem acesso livre e seu acervo  é bastante variado, contendo publicações de diversas áreas jurídicas (direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito processual civil etc.), além de outras áreas do conhecimento humano (informática, administração pública, biblioteconomia, arquivologia, medicina, contabilidade, auditoria, ciência política, filosofia, entre outras).
Conta com profissionais qualificados e capacitados para auxiliar os consulentes e pesquisadores em suas demandas informacionais voltadas ao desenvolvimento das atividades laborais, acadêmicas e de pesquisa geral. 
O usuário pode consultar o acervo da biblioteca por meio do Catálogo de Bibliotecas da Justiça Eleitoral. Veja como pesquisar.

EMPRÉSTIMO
O serviço de empréstimo de publicações da biblioteca é oferecido exclusivamente aos magistrados, servidores e estagiários do TRE-CE.
Ao usuário externo somente é permitido o acesso ao acervo no espaço físico da biblioteca.
Não é permitido o empréstimo de obras raras, dicionários, enciclopédias e obras que tenham a identificação de CONSULTA LOCAL.
Os usuários cadastrados podem retirar, simultaneamente, até 3 (três) itens por categoria (livros, periódicos, mídias digitais etc.) por empréstimo. O prazo de empréstimo é de 15 (quinze) dias para livros e de 3 (três) dias para as mídias e periódicos.
É possível o empréstimo especial aos gestores das unidades das publicações disponíveis no acervo, desde que imprescindíveis ao desenvolvimento de suas atividades. Os itens em empréstimo especial não estão disponíveis para reserva.

RENOVAÇÃO
A renovação do empréstimo é permitida por igual período, desde que o item emprestado não tenha sido reservado por outro usuário e que esteja dentro do prazo previsto para devolução, i. é, não esteja em atraso. Acesse a  Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral - Reje  ou contate a biblioteca. Precisa de ajuda para renovar o empréstimo? Clique aqui.


RESERVA
É possível fazer a reserva de qualquer publicação que esteja emprestada a outro usuário por meio do sistema da biblioteca, de telefone, de e-mail ou presencialmente. Quer fazer uma reserva e não sabe como? Clique aqui.
Quando o item reservado for devolvido, o usuário receberá uma mensagem por e-mail para comparecer à Biblioteca, no prazo máximo de 2 (dois) dias, e efetuar o empréstimo. Findo esse prazo, a reserva será cancelada.
Lembramos que não é possível fazer reserva de itens que não estejam emprestados.

Relação de livros adquiridos para o acervo da Biblioteca Adv. Aroldo Mota.

Relação de livros adquiridos em 2017.

A Biblioteca recebeu a denominação de Adv. Aroldo Mota após o falecimento do ilustre advogado, ocorrido em meados de junho de 2017. Mas, bem antes dessa póstuma homenagem, a biblioteca, lá pelos idos de 1991, na gestão da então presidente desembargadora Águeda Passos, já tinha sido agraciada com esse gentílico, que foi retirado por determinação do Conselho Nacional de Justiça, que proibiu a atribuição de nome de pessoa viva a bem público do Poder Judiciário.

Como unidade administrativa do Tribunal, no início de sua instalação, em 1991, a Biblioteca, fazia parte da Subsecretaria Judiciária, com a designação de Serviço de Biblioteca – BIBLIOTECA. Depois, já na Secretaria Judiciária, vinculada à Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação, ela passou a fazer parte da Seção de Biblioteca e Jurisprudência – SEBIJ, sendo posteriormente renomeada como Seção de Biblioteca - SEBIB. Só a partir de 2005, ela passou a integrar a Escola Judiciária Eleitoral, sendo designada Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral - SEBIM.

Desde 2007, a Biblioteca integra a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral - Reje, formada por todas as bibliotecas dos tribunais eleitorais, e seu acervo dispõe de materiais bibliográficos doutrinários, técnicos e jurisprudenciais, com o objetivo de atender às demandas informacionais dos magistrados, servidores e demais colaboradores com vistas a auxiliá-los no desenvolvimento das atividades administrativas e jurisdicionais desta justiça especializada.

O acervo da Biblioteca Adv. Aroldo Mota está disponível para consulta por meio do Catálogo de Bibliotecas da Justiça Eleitoral.

São atribuições desta Seção:
1. realizar  o gerenciamento do acervo  da Biblioteca e do Centro de Memória Eleitoral, referente à seleção, à aquisição, à avaliação, à conservação, à preservação, à restauração e ao desfazimento de itens que o compõem.
2. executar  processos  técnicos  para  tombamento, catalogação, classificação, indexação e identificação do acervo da Biblioteca e do Centro de Memória Eleitoral, para disponibilização aos usuários.
3. elaborar ficha catalográfica das publicações   do Tribunal;
4. solicitar registro das publicações  do Tribunal junto às instituições autorizadoras, para obtenção dos códigos de identificação das publicações;
5. elaborar e executar projetos e planos de ação para o desenvolvimento do Programa de Difusão Cultural, destinado a promover a cultura no ambiente organizacional, cooperar com a qualidade de vida no trabalho, fomentar o processo criativo e contribuir para a valorização institucional;
6. elaborar e executar  projetos e planos de ação para o desenvolvimento do  Programa de Preservação da Memória Eleitoral, destinado a preservar objetos e documentos com valor histórico, cultural e acadêmico e a disseminar informações e dados relativos à história da Justiça Eleitoral do Ceará e às eleições.

Visite a Biblioteca Adv. Aroldo Mota!

Endereço: Rua Jaime Benévolo, 21 - Centro - CEP 60050-080 - Fortaleza-CE
Telefone:  (85) 3453-3874
Horário de funcionamento: das 13h às 19h, exceto às sextas-feiras, cujo horário de atendimento é das 8h às 14h
E-mail para contato: sebim@tre-ce.jus.br