Programa Eleitor(a) do Futuro

TRE_CE_Logo_do_Programa_Eleitor_do_Futuro_atualizado

O Programa Eleitor(a) do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e restou implementado por alguns estados da federação. A Justiça Eleitoral do Ceará, representada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), deu início, em 2003, à implementação, em nosso Estado, das atividades do Projeto Eleitor do Futuro, criado pela EJE/TSE em 2002. Quatro anos depois, o aludido projeto foi transformado em programa pela Resolução TRE-CE n.º 316, de 16 de março de 2007, passando a denominar-se Programa Eleitor do Futuro.

No ano de 2023, a Resolução nº 316/2007 foi alterada pela Resolução TRE nº 938/2023. Além do nome do Programa para Programa Eleitor(a) do Futuro, foram alterados os artigos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º. 

O Programa Eleitor(a) do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãs e cidadãos críticas(os) e responsáveis pela construção de sua história.

Difundindo entre jovens de 12 a 17 anos de idade a importância da cidadania e ressaltando o exercício do direito de votar, a Justiça Eleitoral participa da continua construção de uma sociedade democrática, contribuindo na qualificação da eleitora e do eleitor do amanhã, o(a) Eleitor(a) do Futuro.

Objetivos

Geral

Promover a educação política de jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

Específicos

  • Incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará.
  • Formar e informar jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão.
  • Estimular o envolvimento de jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

Descrição da arte do destaque

Logo do Programa Eleitor(a) do Futuro. Sobre um fundo branco, na parte superior, a bandeira do Brasil. Na frente da bandeira, três jovens em pé e com roupas coloridas a tocam. Abaixo, em caixa alta, a descrição: Eleitor(a) do Futuro, nas cores verde, amarela e azul.

Legislação

Resolução nº 316/2007 (formato PDF), de 27 de março de 2007 - Institui o Programa Eleitor do Futuro no âmbito da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral e Cartórios Eleitorais do Estado do Ceará.

Histórico

Em 2003, a EJE em parceria com o UNICEF, organizou em 7 fascículos um curso de Formação para educação política: Guia fácil para educadoras e educadores.
Acesse os fascículos (formato PDF):

Em 2010, foi elaborada a cartilha Nós na Fita: voto aos 16 (formato PDF), a qual, juntamente com o impresso Voto e Cidadania: a cartilha do eleitor (formato PDF), vem sendo amplamente utilizada nos projetos relacionados ao Programa Eleitor do Futuro.

Em 2015, foi reeditado o Livro do Educador (formato PDF), o qual serve de efetivo instrumento para a formação do eleitorado jovem, auxiliando educadoras e educadores em sua missão fundamental de conduzir suas (seus) aprendentes no desdobramento de um território a ser descoberto e trilhado: o da participação política.

2024

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: Formações realizadas em Juazeiro do Norte atendem 6.040 (seis mil e quarenta) jovens

No período de 18 a 22 de 2024, a Escola Judiciária Eleitoral Cearense através da Seção de Programas Institucionais - SEPRI realizou ações do Programa Eleitor do Futuro no município de Juazeiro do Norte.
Foram 48 formações sobre educação política, importância do voto e promoção do alistamento eleitoral nas escolas públicas e particulares, nos turnos manhã, tarde e noite.

As palestras foram ministradas nas seguintes escolas:

- CCI - Centro Cearense de Idiomas
- EEF Pelúsio Correia de Macêdo
- Colégio Paraíso
- ECIM. Dr. Edvard Teixeira Férrer
- EEF. Tárcila Cruz Alencar
- E.E.M. José Bezerra Menezes
- EEM Gov. Adauto Bezerra
- Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Saraiva Coelho
- EEMTI Figueiredo Correia
- E.E.M.T.I. Amália Xavier
- Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Junior
- EEMTI Presidente Geisel Polivalente
- Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa
- EEFM Prefeito Antônio Conserva Feitosa
- EEMTI Tiradentes
- Colégio de Ensino Fundamental Êxito
- EEMTI Dona Maria Amélia Bezerra

Pelos(as) servidores(as) integrantes do Banco de Formadores(as) da EJEC:
Adriana Holanda - SEPRI;
Ana Karla Paz - SEDIT;
Andréa Oliveira - Chaval;
Jordaneys Sales - Novo Oriente.

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: Formação realizada em Aquiraz atende 140 jovens

No dia 21 de março de 2024 a Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) e do Banco de Formadores(as) da EJEC, realizou formação na Escola de Ensino Fundamental e Médio Osvaldo Studart, no município de Aquiraz.

A formação, ministrada pelo formador e servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Edivaldo dos Santos e pela formadora e servidora Marise Evangelista Prudente, atendeu 140 jovens, levando assuntos relacionados à educação política e cidadã, à segurança do processo eleitoral, e ao perigo do uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições, dentre outros assuntos tratados.

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: Formação realizada em Maranguape atende 320 jovens

No dia 05 de março de 2024 a Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) e do Banco de Formadores(as) da EJEC, realizou formação na Escola EEM Luiz Girão, no município de Maranguape.

A formação, ministrada pela formadora e servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Marlene Martins de Aragão, atendeu 320 jovens, levando assuntos relacionados à educação política e cidadã, à segurança do processo eleitoral, e ao perigo do uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições, dentre outros assuntos tratados.

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: Formação realizada em Icó atende 1.826 jovens

No período de 04 a 06 de março de 2024 a Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) e do Banco de Formadores(as) da EJEC, realizou formações no município de icó.

As formações, ministradas pela formadora e servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Ana Karla Moreira Paz, atendeu 1.826 jovens, levando assuntos relacionados à educação política e cidadã, à segurança do processo eleitoral, e ao perigo do uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições, dentre outros assuntos tratados.

-E.E.E.P José Walfrido Monteiro (Sede)
210 alunos
1 palestra


-E.E.E.M Vivina Monteiro (Sede)
1.158 alunos-
8 palestras


-E.E.E.F.M Padre José Alves de Macedo (Sede)
325 alunos
2 palestras

-E.E.E.M. Professor Miguel Porfirio de Lima - (zona rural - Icozinho)
133 alunos
1 palestra

Total:
4 escolas
12 palestras
1.826 alunos

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: Formação realizada em Reserva Indígena em Caucaia atende 83 jovens

No dia 28 de fevereiro de 2024 a Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) e do Banco de Formadores(as) da EJEC, realizou formação na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, localizada na Reserva Indígena Taba dos Anacé, no Alto go Garrote, município de Caucaia.

A formação, ministrada pelo formador e servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Edivaldo dos Santos, atendeu 83 jovens, levando assuntos relacionados à educação política e cidadã, à segurança do processo eleitoral, e ao perigo do uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições, dentre outros assuntos tratados.

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: Formação realizada em Reserva Indígena em Maranguape atende 480 jovens

No dia 21 de fevereiro de 2024 a Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) e do Banco de Formadores(as) da EJEC, realizou formação na Escola EEMTI Eunice Weaver, no município de Maranguape.

A formação, ministrada pelo formador e servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Edvaldo dos Santos, atendeu 83 jovens, levando assuntos relacionados à educação política e cidadã, à segurança do processo eleitoral, e ao perigo do uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições, dentre outros assuntos tratados.

2023

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: 81ª zona alista 100 jovens em Tianguá

A 81ª zona eleitoral, em Tianguá, deu seguimento à XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral em Escolas e Instituições Parceiras. Mais de 100 estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Sebastião Vasconcelos Sobrinho, situada no mesmo município, foram atendidos. A iniciativa integra o Programa Eleitor(a) do Futuro.

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: mais de 120 jovens de dois municípios cearenses participam da iniciativa

A 86ª zona eleitoral, em parceria com as prefeituras de Alto Santo e Iracema, realiza, desde o último dia 22 de maio,o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos. Até o momento, foram atendidos mais de 120 estudantes das escolas estaduais de ensino médio Francisco Nonato Freire (Alto Santo), Eneas Olímpio e Deputado Joaquim Figueiredo Corrêa (ambas situadas no município de Iracema).

  • TRE em Movimento promove palestras em escolas de Camocim e Granja

Na quarta e quinta-feira, 26 e 27/4, o projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE), promoveu palestras em escolas estaduais nas cidades de Granja e de Camocim. As palestras ocorrem por meio de parceria da CRE com a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE) e Zonas Eleitorais e integram a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral.

  • TRE em Movimento leva palestras sobre educação política a escolas da Serra da Ibiapaba

O projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE), está levando palestras sobre educação política a escolas da Serra da Ibiapaba nesta semana. As palestras são ministradas pela Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE) e integram a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral.

  • EJE realizará palestras em escolas do interior do estado de 24 a 28 de abril

Como parte das atividades do projeto TRE em Movimento, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará realizará, de 24 a 28 de abril, palestras de formação em escolas dos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Granja e Camocim. O projeto TRE em Movimento é de iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará.

As palestras são conduzidas por servidoras do TRE e levam conhecimentos sobre cidadania, inclusão, eleições e outros serviços da Justiça Eleitoral. Também é feito alistamento eleitoral de estudantes, conforme cronograma definido por cada zona eleitoral.

Tianguá

No município de Tianguá (81ª Zona Eleitoral), a palestra será ministrada no auditório da EEEP Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho (Av. 11 de março, 2011 - Aeroporto), na segunda-feira, 24/4, às 15h30. O alistamento eleitoral será realizado, mediante agendamento, no cartório eleitoral.

Viçosa do Ceará

Na terça-feira, 25/4, haverá duas formações na EEEP José Victor Fontenele Filho (Av. Lamartine Nogueira, s/n - Bairro São José), às 9h30 e às 13h30, em Viçosa do Ceará (35ª ZE). O alistamento eleitoral será realizado, mediante agendamento, no cartório eleitoral.

A chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI), Viviane Mazulo, e a chefe da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários (SEDAP), Adriana Alcântara, conduzirão as palestras nos dois municípios.

Granja

Em Granja (25ª ZE), também ocorrerão duas palestras na EEEP Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho (Rodovia CE 085, COHAB I, s/n), na quarta-feira, 26/4, às 9h30 e às 14h. O atendimento aos(às) estudantes acontecerá na quinta, 27/4, na própria Zona.

Camocim

A programação de palestras encerra a semana no município de Camocim (32ª ZE), na sexta-feira, 28/4. A formação ocorrerá no auditório da EEMTI Deputado Murilo Aguiar (antigo Liceu), às 9h30. O alistamento eleitoral dos(as) estudantes ocorrerá no mesmo dia da formação, no laboratório da escola; e no cartório eleitoral, mediante agendamento.

A chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI), Viviane Mazulo, e a chefe de cartório de Chaval (108ª ZE), Andrea Fabianna Oliveira, conduzirão as palestras nos dois municípios.

  • TRE em Movimento realiza palestra de educação política em Massapê

Nessa segunda-feira, 17/4, o projeto TRE em Movimento promoveu palestra de educação política na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, na cidade de Massapê. Participaram da formação 160 alunos e alunas dos 1º, 2º e 3° anos. As palestras ocorrem por meio de parceria entre a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

A palestra com tema "Caminhando para a cidadania" foi ministrada pela chefe de cartório da 121ª Zona de Sobral e formadora da EJE, Danielle Ripardo Viana. Foram abordados temas de educação política, como democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral e a importância do voto consciente e informado. Daniele explicou sobre a mudança de paradigma com o processo eletrônico de votação, que tornou as eleições seguras e auditáveis.

  • Em parceria com a Seduc, TRE-CE participa de Podcast sobre educação cearense

A secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Lorena Morais, participou do PodFalar, Educação, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral. A ação integra XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral.

O Podcast, promovido pela Secretaria de  Educação do Estado do Ceará (SEDUC), retrata a educação no Ceará e as práticas que promovem a cidadania no campo acadêmico da rede pública estadual. O episódio discutiu o tema “O papel dos grêmios estudantis na construção de uma escola amiga da democracia” e está disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Anchor.

  • TRE em Movimento realizará ações em Massapê e em outros municípios

Dando continuidade às ações do Projeto TRE em Movimento, a Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará realizará, na próxima semana, de 17 a 20 de abril, ações no município de Massapê (45ª Zona Eleitoral).

A partir da próxima segunda-feira, 17/4, até quinta, 20/4, o eleitorado do município contará com atendimento móvel do TRE. O ônibus ficará estacionado em frente à Praça da Igreja Matriz, das 9h às 15h. Na segunda, 17/4, haverá palestra da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, no turno da manhã, com atendimento via Título Net no laboratório de informática da escola.

Na semana de 24 a 28 de abril, os municípios de Tianguá (81ª ZE), Barroquinha (108ªZE), Viçosa do Ceará (35ªZE) e Camocim (32ª ZE) também receberão os serviços do TRE. A programação será composta por audiência pública, palestras do Programa Eleitor do Futuro em escolas locais e prestação de serviços eleitorais na Unidade Móvel do TRE. Confira as atividades em cada município:

Tianguá

No dia 24 de abril (segunda-feira), acontecerá audiência pública no município de Tianguá, às 10h, na Faculdade Uninta. No mesmo dia, haverá palestra da EJE para estudantes da EEEP Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, no turno da tarde, com atendimento via Título Net no laboratório de informática da escola.

Barroquinha

O eleitorado de Barroquinha, município-termo da 108ª Zona Eleitoral, contará com atendimento na Unidade Móvel do TRE, nos dias 24 e 25/4. O ônibus ficará estacionado na Praça da Matriz, das 9h às 15h.

Viçosa do Ceará

Estudantes da EEEP José Victor Fontenele Filho, em Viçosa do Ceará, participarão de palestra ministrada pela Escola Judiciária, no período da manhã, na terça-feira, 25/4. Após, haverá atendimento via Título Net no laboratório de informática da escola.

Camocim

Na sexta-feira, 28 de abril, haverá palestra na EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, na parte da manhã, com atendimento via Título Net no local.

  • Palestras do CIEE dão seguimento à XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral

Dentre as atividades da XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará realizou mais duas palestras, na última semana, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na segunda-feira, 3 de abril, houve palestra virtual, transmitida pelo Meet da instituição; e, na terça, 4/4, a formação aconteceu na Faculdade Pitágoras.

As palestras da Campanha tem abordado assuntos como o conceito de cidadania, protagonismo jovem, democracia, diversidade e inclusão, serviços da Justiça Eleitoral, histórico e números importantes sobre as eleições, por meio de slides e exibição de vídeos.

  • XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral é lançada

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará lançou, na manhã dessa segunda-feira, 3/4, a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras. O lançamento ocorreu na E.E.M. Gov. Adauto Bezerra, no bairro de Fátima, com a realização de uma palestra. O tema desta edição é "Caminhando para Cidadania".

A ação, instituída pela Resolução nº 937/2023, é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Estado do Ceará e das instituições parceiras.

  • TRE-CE lançará a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), lançará, na próxima segunda-feira 3/4, na E.E.M. Adauto Bezerra, em Fortaleza, a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras. A ação, instituída pela Resolução nº 937/2023, é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Estado do Ceará e das instituições parceiras.

Em 2023, as atividades da Campanha, que serão realizadas entre os meses de abril e novembro, contarão com a parceria das Zonas Eleitorais, da Corregedoria Regional Eleitoral, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

XI Edição da Campanha

A XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral visa promover atividades voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de pessoas cidadãs, críticas e responsáveis pela construção de sua história.

A ação, que terá o tema "Caminhando para Cidadania", estimula ainda a realização do alistamento eleitoral (primeiro título) e ressalta a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

As atividades que integram a Campanha serão realizadas nos formatos presenciais, virtuais ou híbrido e contarão com a participação do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, constituído por servidoras e servidores que atuam na multiplicação e na interlocução, bem como são palestrantes em diversas atividades formativas deste Regional e com as equipes das Zonas Eleitorais da capital e do interior do Estado.

Ressalta-se que as escolas participantes da Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral receberão o diploma "Escola Amiga da Democracia", outorgado pela EJE-CE ou pelos Juízos das Zonas Eleitorais, no caso de formações organizadas pelas referidas Zonas.

Cronograma das Ações da EJE

  • 3/4, às 10h50: Lançamento da campanha com palestra presencial na E.E.M. Adauto Bezerra, em Fortaleza (Rua Monsenhor Liberato, 1850, Fátima);
  • 3/4, às 14h: Palestra virtual no meet do CIEE;
  • 4/4, às 10h: Palestra presencial, em parceria com o CIEE, no Auditório da Faculdade Pitágoras (Rua, Barão de Aratanha, nº51 - Centro).

Além das ações já agendadas, a EJE-CE, por meio da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, organizará, ainda no primeiro semestre de 2023, outras ações de formações em educação política para jovens, bem como criará, em conjunto com a Seduc, podcast para discutir sobre temáticas relacionadas ao Processo Eleitoral, como cidadania, voto consciente, participação feminina, acessibilidade e inclusão e participação política de jovens.

  • EJE reúne-se com equipe de formadores da XI Campanha de Educação Política

Na manhã dessa sexta-feira, 10/3, a Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral (Coeje) e a Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (Sepri) realizaram a primeira reunião com a equipe do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, para tratar das ações da XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas instituições parceiras, que serão realizadas no período de abril a novembro de 2023.

Os 31 formadores(as) que integram o Banco ministrarão palestras presenciais e virtuais com temas relacionados à cidadania, ao voto consciente, à participação feminina, à acessibilidade e inclusão, ao processo eletrônico de votação e à participação política de jovens.

Na ocasião, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, destacou pontos importantes, como a minuta da  Resolução da Campanha, a proposta de normatização do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, o cronograma inicial e os slides que serão usados nas formações, destacando a dinâmica das ações e o tema proposto para a Campanha em 2023: Caminhando para cidadania.

Após as explanações, as(os) servidoras(es) esclareceram algumas dúvidas e também apresentaram sugestões.

  • SEPRI realiza reunião com a SEDUC para tratativas do Eleitor do Futuro

A Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI) da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE), realizou na manhã dessa quarta-feira, 15/2, reunião com representantes da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). A pauta do encontro foram as tratativas iniciais das ações da XI Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, promovida no escopo do Programa Eleitor do Futuro.

Participaram da reunião a coordenadora da Escola Judiciária, Roberta Laena; a chefe da SEPRI, Viviane Mazulo; os(as) servidores(as) da SEPRI Egline Rodrigues e Ruan Moreira e os(as) representantes da SEDUC: Felipe Kokay, Aline Muritiba, E'neide Raquel D´Albuquerque e Diana Sancho.

  • Reunião com o CIEE

No dia 14/2, a equipe da Sepri e da Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral (COEJE) reuniu-se com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola. No encontro virtual, foi definido o calendário das ações de educação política que serão promovidas por meio dessa parceria.

2022

  • Ações de Educação Política do TRE-CE alcançam mais de 13,7 mil jovens

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), alcançou 13.784 mil jovens com ações de educação política do Programa Eleitor do Futuro. As atividades, que foram encerradas no dia 4 de maio, ocorreram por meio de parcerias com a Corregedoria Regional Eleitoral, a Secretaria de Educação (Seduc), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social e Zonas Eleitorais.

No total, 113 escolas de 23 municípios do estado do Ceará foram atendidas pela iniciativa em 2022. Foram ministradas 64 palestras pelo banco de formadores(as) da EJE e por servidores(as) e juízes(as) de cartórios eleitorais em três meses.

Sobre o Programa, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, afirma: "Os avanços tecnológicos impostos pela pandemia mudaram os formatos educacionais. A realização de eventos virtuais ou híbridos é uma realidade que abre portas e nos permite alcançar muitas pessoas. Mesmo com a volta das atividades presenciais, realizamos algumas palestras a distância, que não seriam possíveis no formato tradicional".

A coordenadora destaca ainda "que esse alcance só foi possível porque a EJE possui, hoje, um Banco de Formadores(as) de excelência, constituído por servidores(as) que, de modo voluntário, participam desde a elaboração do material formativo até a execução e/ou acompanhamento das formações".

Foco do Programa

O projeto trouxe como enfoques a promoção do alistamento de jovens e o combate à desinformação. Foram apresentados temas como democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral e a importância do voto consciente e informado. Os(As) palestrantes também destacaram os riscos do compartilhamento de informações sem a devida checagem.

Sobre a importância do alistamento eleitoral, foram apresentados temas como o protagonismo juvenil na política e o poder transformador da participação cidadã. Os(As) estudantes foram incentivados a solicitarem seus títulos, seja no cartório eleitoral, seja de forma remota por meio do Título Net, no site do TRE-CE. 

Atividades

As ações tiveram início no dia 9 de março, com formações realizadas em parceria com a Seduc. No total, oito palestras virtuais ocorreram nos meses de março e abril e foram assistidas por 1.830 estudantes de 24 escolas estaduais.

Outra ação importante foram as duas palestras para jovens vinculados(as) ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de 18 estados do Brasil. Cerca de 2.200 alunos(as) participaram dos eventos, que aconteceram no dia 14/3, no início da semana do Jovem Eleitor. O Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social, um do braço social do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, também promoveu ações em parceria com a EJE. O evento foi realizado no Shopping RioMar Papicu, no dia 8 de abril, e alcançou 50 jovens da comunidade local.

Destaca-se ainda a parceria com o Projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral. Essas atividades alcançaram 180 estudantes de escolas de Fortaleza. As palestras foram ministradas pela coordenadora de Eleições, Edna Saboia. Já os atendimentos foram realizados com o apoio das 3ª e 112ª Zonas. 

Fonte: ASCOM

  • 63ª Zona promove ações de educação política em Boa Viagem e Madalena

Em abril, o Cartório Eleitoral da 63ª Zona realizou ações de educação política para estudantes de escolas públicas do município de Boa Viagem e de Madalena. O projeto, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, foi de iniciativa do juiz eleitoral Luís Gustavo Montezuma Herbster.

Nas ações, foram realizados palestras e atendimento aos(às) jovens. Na Escola Venceslau Vieira Batista, o magistrado ministrou palestra sobre democracia e cidadania. Na ocasião, o juiz Luís Gustavo destacou a importância do alistamento e envolvimento dos(as) jovens no campo político. 

O projeto contou com o apoio das escolas, que disponibilizaram equipamentos e espaço adequado para realização, além de funcionários que deram suporte ao atendimento dos servidores do Cartório. Durante o período das atividades, os(as) estudantes foram atendidos(as) nas próprias escolas, sem prejuízo ao atendimento dos(as) demais eleitores(as) dos municípios.

Ao todo, foram atendidos(as) cerca de 650 estudantes. Foram contempladas pela ação as escolas Venceslau Vieira Batista e Dom Terceiro, sediadas em Boa Viagem, e a Escola Alfredo Machado, em Madalena.

Fonte: ASCOM

  • Juíza da 7ª Zona ministra palestra em Escola Estadual

A juíza eleitoral da 7ª Zona, Leopoldina de Andrade, ministrou, no dia 27/4, palestra para estudantes da Escola Estadual Profissionalizante Edson Queiroz, em Cascavel. A ação teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e faz parte do Programa Eleitor do Futuro. 

Na ocasião, a magistrada abordou temas como cidadania, educação política e democracia. Apresentou também um histórico da Justiça Eleitoral e o papel desse ramo na sociedade. Por fim, a juíza Leopoldina falou sobre segurança do processo eletrônico de votação. 

Participaram da aula 180 alunos do 2º e 3º anos. Após a palestra, a equipe do cartório agendou o atendimento dos(as) jovens no cartório eleitoral para essa quinta-feira, 28/4, e sexta-feira, 29/4. 

Fonte: ASCOM

  • 121ª ZE realiza formação do Programa Eleitor do Futuro

A 121ª Zona Eleitoral realizou, no dia 28/4, formação com estudantes do Colégio Luciano Feijão, em Sobral. A formação faz parte do Programa Eleitor do Futuro e teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador do colégio, Sérgio Vasconcelos. Os estudantes foram recebidos ao som da música "É preciso saber viver", cantada por Valdenízio Rocha. Também participou da formação a orientadora educacional do ensino médio, Valdênia Fonseca.

A palestra foi ministrada pela chefe de cartório da 121ª ZE, Danielle Viana, que abordou temas como cidadania e combate à desinformação, destacando a importância do protagonismo jovem nas eleições. A servidora também falou sobre exercício da cidadania e voto consciente, destacando a ferramenta Título Net.

Na ocasião, participaram 133 alunos e alunas do 2º ano do ensino médio.

Fonte: ASCOM

  • EJE promove palestra em Escola Estadual em Aquiraz

A Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a 66ª Zona, promoveu, no dia 28/4, palestra de educação política. A ação, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Alda Façanha, em Aquiraz.

A palestra foi ministrada pelo coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães. Na oportunidade, o servidor falou sobre cidadania, democracia e voto informado. Caio também abordou o tema desinformação, destacando a importância de verificar as informações veiculadas na internet antes de compartilhá-las.

Assistiram à aula 135 alunos e alunas com faixa etária de 15 a 17 anos. O evento também contou com a participação da diretora da Escola Alda Façanha, Sabrina Barros Nepomuceno, e o apoio do chefe de cartório, Erick Matheus Gonçalves.

Fonte: ASCOM

  • Juiz da 15ª Zona realiza palestras do Programa Eleitor em Icó

O juiz da 15ª Zona Eleitoral, Bruno Gomes Benigno Sobral, ministrou, no dia 27/4, palestras de educação política em três escolas no município de Icó. Os eventos fazem parte do Programa Eleitor do Futuro e contaram com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

As ações foram realizadas nas Escolas Vivina Monteiro, Padre José Alves Macedo e Deputado José Walfrido Monteiro. Nas ocasiões, o juiz Bruno Gomes abordou temas como democracia, cidadania e participação política dos jovens.

O magistrado destacou a importância de verificar a veracidade das informações transmitidas nas mídias sociais, em especial no período eleitoral. As palestras contaram com o apoio do servidor da 15ª Zona Jeymison Lima Leite.

Fonte: ASCOM

  • EJE promove palestras do Programa Eleitor do Futuro

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) promoveu, nos dias 26 e 27/4, palestras de educação política do Projeto Eleitor do Futuro. As ações alcançaram estudantes de duas escolas na cidade de Fortaleza e de uma instituição de ensino do município de Jaguaribe.

A chefe da Seção de Dados Partidários, Adriana Alcântara, ministrou, nessa terça-feira, 26/4, a  palestra na Escola Adauto Bezerra, em Fortaleza. Na ocasião, a servidora apresentou para cerca de 120 estudantes temas como cidadania e combate à desinformação, destacando a importância do protagonismo jovem nas eleições.

Já na quarta-feira, Adriana Alcântara visitou o colégio Tiradentes para abordar a importância da participação política dos jovens eleitores(as). Participaram da ação 180 jovens com faixa etária de 15 a 17 anos. A equipe da 3ª Zona Eleitoral e o estagiário da EJE Diego Souto prestaram apoio à palestra.

No dia 27/4, no município de Jaguaribe, foi realizada também ações no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O servidor da Seção de Estudos Preliminares e Programas Institucionais (SEPRI) Yuri Holanda ministrou palestra de educação política, de forma online, para estudantes. Assistiram à apresentação três turmas de 3º ano e uma do 1º ano da instituição.

Os(As) estudantes participaram ativamente da aula, tirando dúvidas sobre os temas abordados. Após, o chefe de cartório da 10ª ZE, Carlúcio Germano, e o servidor Eder Wagner Aquino Leite auxiliaram os(as) jovens para solicitação do Título Net, no site do TRE-CE.

Fonte: ASCOM

  • Juiz da 44ª Zona promove palestras no município de Morrinhos

No dia 25/4, o juiz eleitoral da 44ª Zona, João Gabriel Amanso, realizou palestras nas escolas estaduais Maria José Magalhães e Carminha Vasconcelos, no município de Morrinhos. A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro e tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

Nas palestras, foram discutidos temas relacionados à democracia, cidadania, voto consciente e funções da justiça eleitoral. O juiz João Gabriel destacou a importância da participação política dos(as) jovens. Além disso, foi apresentado o passo a passo para requerimento do alistamento eleitoral, por meio do Título Net. 

Houve intensa participação dos jovens, que formularam questionamentos relacionados ao alistamento eleitoral, formas de democracia, funções da justiça eleitoral, entre outros. No decorrer desta semana, a Escola Maria José Magalhães disponibilizará recursos tecnológicos necessários para que os(as) estudantes formulem seus requerimentos. Já na Escola Carminha Vasconcelos, o grêmio estudantil ajudará as turmas nas solicitações online.

A ação seguirá na próxima quinta-feira, 28/4, na Escola Estadual Nazaré Severiano, do município de Santana do Acaraú. Na mesma cidade, no dia 2 de maio, também será realizada palestra de educação política no Colégio Santanense.

Fonte: ASCOM

  • Juiz eleitoral de Missão Velha ministra palestra do Programa Eleitor do Futuro

O juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, Paulo Augusto Gadelha, ministrou, no dia 25/4, palestra na Escola de Ensino Médio Padre Amorim, no distrito de Jamacaru, em Missão Velha. A atividade teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e faz parte do Programa Eleitor do Futuro. 

Na ocasião, o magistrado abordou temas como cidadania, democracia e combate à desinformação, destacando a importância da participação de jovens nas eleições. 

Fonte: ASCOM

  • 65ª Zona promove palestras em Groaíras e Varjota

A 65ª Zona Eleitoral realizou, nos dias 19 e 20 de abril, palestras de educação política na Escola Monsenhor Linhares, no município de Groaíras, e na Escola Liceu Waldir Lupércio, na cidade de Varjota. Os eventos, que ocorreram a convite das instituições de ensino, tiveram o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

As palestras foram ministradas pelo servidor Reudo Amorim, que abordou temas como democracia, cidadania e participação política dos jovens. Nas ocasiões, o servidor alertou sobre a importância de checar as notícias recebidas a fim de evitar a desinformação.

Ele informou que a Justiça Eleitoral está atendendo presencialmente, mediante agendamento prévio no site do TRE-CE ou através do número 148, bem como, de forma virtual, através do Título Net, no site do Regional. Por fim, o servidor agradeceu às diretoras Airles Sales e Roniele Carvalho a oportunidade de divulgar as atividade e o trabalho da Justiça Eleitoral.

Na Escola Monsenhor Linhares no município de Groaíras, a palestra contou com a presença de 140 jovens. Já na escola Liceu Waldir Lupércio, em Varjota/CE, 330 estudantes, na faixa etária de 15 a 17 anos, assistiram ao evento. 

Fonte: ASCOM

  • Cartório da 25ª Zona promove ação do Programa Eleitor do Futuro

O Cartório Eleitoral da 25ª Zona promoveu ações de educação política para estudantes de Escolas Estaduais nos municípios da Zona: Granja, Martinópole e Uruoca. O projeto ocorreu no período de 7/4 a 29/4.

A iniciativa, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, conta com apoio da Escola Judiciária Eleitoral. Além disso, há uma parceria com as escolas estaduais para disponibilização de ônibus para o deslocamento dos(as) estudantes ao Cartório Eleitoral. 

A abertura do projeto foi realizada, no dia 7/4, na EEEP Guilherme Teles Gouveia, pelo juiz eleitoral Francisco Janaílson Pereira Ludugero. Na ocasião, o magistrado abordou a importância da participação do(a) eleitor(a) jovem na democracia. 

Nos dias da ação, jovens assistem, no Cartório Eleitoral, à palestra "Juventude Cidadã", apresentada pela equipe da Zona. Após os(as) estudantes fazem seu alistamento eleitoral. Eles(as) são atendidos mediante agendamento e sem prejuízo ao atendimento das demais pessoas dos municípios.

Escolas alcançadas

Até o momento, já foram alcançados(as) pelo projeto jovens das escolas: EEEP Guilherme Teles Gouveia; EEEP Professor Emannuel Oliveira de Arruda Coelho; EEMI São José; EEMTI Prefeito Dário Campos Feijó (Martinópole); EEM Cel. Luiz Felipe; EEM Olímpio Sampaio da Silva. 

A ação abrangerá, ainda, outras turmas da EEEP Guilherme Teles Gouveia, no dia 25 e 27 de abril, e da EEMI São José, no dia 29 de abril.

Fonte: ASCOM

  • 1ª Zona Eleitoral realiza ação de educação política

A 1ª Zona Eleitoral realizou, no dia 20/4, ação de educação política para estudantes da Escola Estadual Deputado Manoel Rodrigues, na Praia do Futuro. Na ocasião, a referida instituição de ensino recebeu o certificado de Escola Amiga da Democracia. 

O evento contou com a presença do juiz da 1ª ZE, José Cavalcante Junior; a juíza auxiliar da corregedoria, Bruna dos Santos Costa Rodrigues; e o servidor da Seção de Processamento II Roberto Wagner; do chefe de cartório da 1ª ZE, Edivaldo dos Santos; e da equipe do cartório.  

O servidor Roberto Wagner apresentou palestra sobre cidadania e combate à desinformação, destacando a importância da participação dos(as) jovens na democracia. Após, os(as) estudantes solicitaram, no laboratório de informática da Escola, o título eleitoral por meio do Título Net, no site do TRE-CE. As dúvidas sobre o procedimento foram esclarecidas pelos(as) servidores(as) do cartório eleitoral.

A ação teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e alcançou cerca de 240 alunos(as) de 15 a 17 anos, divididos(as) em 2 horários.  

Fonte: ASCOM

  • 75ª Zona Eleitoral realiza mutirão de atendimento a estudantes

A 75ª Zona Eleitoral, sediada em Jaguaruana, promoveu, nos dias 11 e 12 de abril, mutirão de atendimento aos(às) estudantes da EEEP Francisca Rocha Silva. A ação atendeu a cerca de 50 jovens.

O juiz eleitoral Jorge Roger dos Santos Lima aproveitou a oportunidade para conversar com dos(as) alunos(as) sobre participação no processo eleitoral. O magistrado destacou a importância do envolvimento da juventude na eleição e fiscalização dos representantes eleitos.

Fonte: ASCOM

  • 82ª Zona realiza ação do Programa Eleitor do Futuro a convite do Colégio Master

Nesta terça-feira, 19/4, a 82ª Zona Eleitoral realizou ação de educação política para os(as) estudantes do ensino médio do Colégio Master, da sede Bezerra de Menezes. A atividade, que ocorreu a convite da Escola, faz parte do Programa Eleitor do Futuro e tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral. 

Na ocasião, o chefe do Cartório Antônio Carlos Martins Balbino ministrou a palestra sobre democracia e o exercício da cidadania. Após, os jovens foram orientados para solicitar o alistamento eleitoral, através dos aparelhos de celulares pessoais dos(as) estudantes ou de tablets, disponibilizados pela respectiva instituição de ensino. A atividade foi realizada com o apoio do chefe Balbino, o servidor Herivaldo Everton de Almeida e as servidoras Paula Isabel Feitosa e Luiza Kelly Gurgel. 

Sobre a ação, o chefe de cartório destacou: "A tarde foi dinâmica e enriquecedora para todos, pela troca de saberes e pela conscientização dos jovens quanto a responsabilidade do exercício do voto no processo democrático. Após a palestra, os estudantes assumiram com alegria o compromisso de serem agentes multiplicadores do uso da ferramenta Título Net a fim de contribuírem com a Justiça Eleitoral".

Por fim, ele agradeceu a oportunidade, afirmando: "A 82ª ZE se sentiu lisonjeada com o convite do Colégio e agradeceu a prestimosa acolhida, nas pessoas da coordenadora Melina e do chefe de TI Gabriel".

Fonte: ASCOM

  • Cartório da 1ª Zona Eleitoral realiza ações de educação política em escolas estaduais

O cartório da 1ª Zona Eleitoral iniciou, nesta segunda-feira, 18/4, ações do Programa Eleitor do Futuro em escolas estaduais. O projeto, que tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral, visa promover educação política para jovens de 15 a 17 anos. 

Neste primeiro dia, foi visitada a Escola Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, situada a Praia do Futuro. Na ocasião, foi ministrada palestra pelo coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães, sobre cidadania, democracia e combate à desinformação. 

Após, os(as) jovens solicitaram, no laboratório de informática da Escola, o título eleitoral por meio do Título Net, no site do TRE-CE. Os(as) estudantes esclareceram dúvidas sobre o procedimento com a equipe do cartório eleitoral.

Fonte: ASCOM

  • 113ª ZE promove encontro do Programa Eleitor do Futuro

A 113ª Zona Eleitoral realizou, no dia 12/4, encontro com os(as) estudantes da Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Fortaleza. O encontro foi organizado pelo chefe de cartório, Diego Feitosa, e teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Na ocasião, a juíza eleitoral, Ijosiana Cavalcante Serpa, conversou com os(as) jovens sobre a importância do alistamento eleitoral, do exercício da cidadania e do voto consciente. Em seguida, o servidor Cristiano Machado discutiu com os(as)  estudantes sobre "fake news", a segurança das urnas eletrônicas e o combate à desinformação. Por fim, o servidor Wildebecker Martins apresentou a ferramenta Título Net e convidou os(as) jovens a realizar o alistamento eleitoral.

  • Cartório Eleitoral de Eusébio promove ação do Programa Eleitor do Futuro

O Cartório Eleitoral da 88ª Zona (Eusébio) promoveu, na última terça-feira, 12/4, palestra sobre educação política na Escola de Ensino Médio Ana Bezerra de Sá. A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o público jovem.

A demanda pela palestra partiu de um aluno da EEM Ana Bezerra de Sá, através de solicitação dirigida à Ouvidoria do TRE-CE e atendida pela Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE). Articulada pela diretora da instituição de ensino, Marlinda Jatai, a formação contou com a participação dos coordenadores Bruno Almeida Barreto e Cíntia Ferreira.

O servidor da EJE Yuri Holanda Cruz ministrou a formação para cerca de 180 alunos e alunas, acompanhado de Vânia Maria da Costa Barros Lins, chefe em exercício da 88ª Zona Eleitoral. Foram abordados temas como democracia, cidadania, alistamento eleitoral e combate à desinformação.

  • 101ª ZE realiza ação com Núcleo de Cidadania dos Adolescentes

A 101ª Zona Eleitoral, em conjunto com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), do município de Aiuaba, participou de ação de mobilização, conscientização e orientação dos jovens estudantes para incentivar o alistamento eleitoral e a importância do voto como exercício da cidadania. A ação nos dias 11/4 e 19/4.

O evento foi realizado na Escola de Ensino Médio José Ferreira Barbosa, com a participação da servidora requisitada Márcia Roberta Arrais e na Escola de Ensino Médio Leandro Lopes de Sousa, com a participação da chefe de cartório, Thaís de Fátima Faustino Alexandre. Na ocasião, foi reforçada a possibilidade de atendimento presencial e as ferramentas de atendimento online.

Fonte: ASCOM

  • 27ª Zona Eleitoral inicia Campanha do Eleitor do Futuro

A 27ª Zona Eleitoral, iniciou no dia 11/4, as ações do Programa Eleitor do Futuro com uma visita à Escola Estadual Teodorico Teles de Quental, no município do Crato. O projeto se estendeu até o dia 29 de abril, apresentando informação política aos(às) jovens cratenses entre 16 e 17 anos.

Na ocasião, o juiz eleitoral Ângelo Bianco Vettorazzi e o chefe de cartório José Gilson Andrade da Silva conversaram com alunos e alunas sobre democracia, cidadania e voto, combate à desinformação e importância do voto consciente.

Após a palestra, os(as) jovens receberam orientação para uso do Título Net no laboratório de informática da instituição. A atividade foi realizada sob a supervisão do analista, Francisco Márcio Batista Vale.

Eleitor do Futuro

No município de Crato, a Campanha Eleitor do Futuro abrangerá 10 escolas da rede estadual, 21 escolas da rede municipal e 5 escolas da rede particular de ensino. A previsão é de que, até o final da ação, sejam realizados 3400 alistamentos de jovens.

Fonte: ASCOM

  • 82ª Zona Eleitoral realiza ação do Programa Eleitor do Futuro no bairro Monte Castelo

No dia 11/4, a 82ª Zona Eleitoral realizou ação na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha, situada no bairro Monte Castelo. A atividade faz parte do Programa Eleitor do Futuro.

Na ação, foram impactadas(os) 369 alunos(as) de dez turmas, sendo quatro de 3⁰ ano, três turmas de 1⁰ ano e três turmas de 2⁰ ano. Na ocasião, os servidores e as servidoras lotados(as) na 82ª Zona Eleitoral percorreram as salas de aulas, explicando sobre a importância do voto, conceitos de democracia, combate à desinformação. Também foi ensinado aos(às) estudantes como utilizar o atendimento on-line da Justiça Eleitoral, no site do TRE-CE.

"Foi muito gratificante! Eles ficaram conscientes da importância do alistamento e se comprometeram em atuarem como multiplicadores junto a família e a comunidade!", destacou a chefe de cartório em exercício Paula Isabel Feitosa Lima. A servidora complementou: "Contamos com todo o apoio da Diretoria e de todo o quadro da escola. Os professores se mantiveram nas salas enquanto falávamos com os alunos e, interagiram fazendo perguntas!".

Outra ação do Cartório Eleitoral está agendada dia 19/4 no Colégio Master, sede Bezerra de Menezes.

Fonte: ASCOM

  • 69ª ZE realiza palestra em escola estadual em ação do Projeto Eleitor do Futuro

O cartório Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral promoveu, no dia 11/4, palestra sobre educação política na Escola Estadual Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado, no município de Aurora. A ação faz parte do Projeto Eleitor do Futuro. 

A abertura da palestra foi realizada pelo juiz eleitoral Fabricius Ferreira Silva, que destacou a importância da participação política dos(as) jovens como forma de exercício da cidadania. A chefe de cartório Marina Barros Moura de Carvalho deu continuidade à palestra, abordando o enfrentamento à desinformação nas Eleições.

A chefe também explicou sobre o alistamento eleitoral, frisando a documentação necessária para a operação. Por fim, estimulou os(as) estudantes a realizar o alistamento no site do TRE-CE, por meio do Ttulo Net, ou presencialmente na sede do cartório eleitoral. 

Outras ações

A Zona Eleitoral participou, no dia 1º/4, de duas ações sobre educação política, que aliaram as atividades do Programa Eleitor do Futuro e do projeto Fact-check Tabelião: A Escola a Serviço da Verdade. Na ocasião foram realizadas palestras a alunos(as) do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado.

Fonte: ASCOM

  • EJE e SEDUC realizam seminário online sobre cidadania e desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral, e a Secretaria de Educação (SEDUC) realizaram o Webinar Cidadania e Desinformação: um rolê da democracia . O seminário foi transmitido, online, nessa terça-feira, 5/4, e faz parte do Programa Eleitor do Futuro.

O seminário contou com a presença de Edna Saboia, coordenadora de eleições do TRE-CE; do desembargador Gladyson Pontes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE; e de Jucineide Fernandes, secretária executiva do ensino médio e profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). A mediação ficou por conta da estudante Helena Rocha, da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa.

No evento, foram abordados temas como democracia, cidadania, acessibilidade, inclusão, protagonismo juvenil, desinformação e importância do voto consciente. Também foi apresentada a ferramenta Título Net, para solicitação do título eleitoral, com o intuito de estimular o alistamento eleitoral de jovens de 16 a 17 anos.

Para o desembargador Gladyson Pontes, o seminário foi "mais um evento aberto, que aproxima a Justiça Eleitoral da sociedade, com o escopo de sensibilizar a juventude para a importância do protagonismo democrático e do alistamento eleitoral". Já a coordenadora de eleições do TRE-CE, Edna Saboia, falou sobre a história do voto e a importância da participação dos jovens nas eleições, relembrando o prazo para o alistamento eleitoral.

A palestra está disponível no Youtube da CedCeará .

Fonte: ASCOM

  • TRE-CE leva atendimento e palestra a escolas estaduais

Equipes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará percorrerem até o dia 11/4, escolas públicas estaduais para proporcionar atendimento e informações sobre o processo eletrônico de votação.

A ação teve início no dia 4/4, na Escola Irmão Urbano González Rodríguez. A chefe de cartório da 117ª Zona, Andrea Porto, realizou a palestra, com material elaborado pela Escola Judiciária Eleitoral sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Após a palestra, a turma foi levada ao laboratório de informática, onde foi dada a oportunidade de atendimento, por meio do Sistema Título Net, para quem desejasse fazer o alistamento eleitoral (primeiro título).

A equipe do cartório eleitoral foi composta ainda pelas servidoras Denise Maria Rebouças Moreira, Francisca Vanusa Barroso Costa e Glória Maria Tomé de Sousa e pelo estagiário Antônio Felipe Ramos Saraiva.

Jovem Eleitor

O estímulo à participação do jovem na política no TRE Ceará é realidade há quase vinte anos, no escopo do Programa Eleitor do Futuro, instituído em 2003.

Na Semana Jovem Eleitor, em março deste ano, foram realizadas palestras presenciais em colégios particulares. Paralelamente, a Escola Judiciária, após convênio com a Secretaria Estadual de Educação, promoveu um mês de palestras virtuais em escolas públicas.

O resultado de toda a mobilização local e nacional, não só no âmbito da Justiça Eleitoral, resultou num incremento de 57% no número de jovens do Ceará com 16 e 17 anos aptos a votar. Esse eleitorado pulou de 36.202, em dezembro de 2021, para 57.122 pessoas, em março de 2022. Até 4 de maio, prazo final para solicitar o título eleitoral, esse número deve aumentar.

Fonte: ASCOM

  • Cartório Eleitoral de Aurora participa de ações de educação política

A 69ª Zona Eleitoral (Aurora) participou, na última sexta-feira, 1º/4, de duas ações que envolvem educação política. Aliando as atividades do Programa Eleitor do Futuro e do projeto Fact-check Tabelião: A Escola a Serviço da Verdade, foram realizadas palestras a alunos do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado.

Do Cartório Eleitoral de Aurora, participaram as servidoras Marina Barros Moura de Carvalho, chefe de cartório, e Samara Oliveira Lopes. De acordo com Samara Oliveira, "já estávamos intencionados em trabalhar o Projeto Eleitor do Futuro, e, com o convite da Professora Débora Leite, unimos os nossos interesses".

O Fact-check Tabelião: A Escola a Serviço da Verdade é orientado pela professora e doutoranda em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Débora Leite de Oliveira, e está sendo realizado desde 2020 com estudantes da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado. Naquele ano, ocorreu de forma online com participantes da escola e da comunidade. O foco era o estudo de textos e contextos sociais, com ênfase no reconhecimento de fake news. Em 2021, o projeto cresceu, ganhando equipe e dimensão maiores, criando conexões nas redes sociais com a comunidade.

O projeto realiza palestras, lives e oficinas com profissionais de diversas áreas. O objetivo principal da pesquisa-ação é analisar conjuntamente as características das publicações falsas e discutir sobre possíveis motivações que levam as pessoas a acreditarem e compartilharem fake news.

Fonte: ASCOM

  • 86ª ZE realiza atendimento de jovens em ação do Eleitor do Futuro

O Cartório Eleitoral da 86ª Zona iniciou, no dia 30/3, atendimento a estudantes de escolas públicas do três municípios abrangidos pela Zona: Potiretama, Iracema e Alto Santo. A ação, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, atendeu, até o momento, cerca de 50 jovens eleitores(as).

A iniciativa, sugerida pela juíza eleitoral da Zona, Maria Anita Araruna Corrêa Dias, prevê alcançar 250 alunos(as), aproximadamente. A ação conta com o apoio das prefeituras, que disponibilizaram ônibus para o deslocamento dos(as) estudantes ao Cartório.

Durante o período da ação, os(as) estudantes são atendidos(as), mediante agendamento, sem prejuízo ao atendimento dos(as) demais eleitores(as) dos municípios. 

Quatro escolas participam da ação: E.E.M. Antônio Reginaldo Magalhães de Almeida, do município de Potiretama; E.E.M. Francisco Nonato Freire, de Alto Santo; e as Escolas Enéas Olímpio da Silva e Deputado Joaquim Figueiredo Correia, situadas em Iracema. 

Fonte: ASCOM

  • 4ª Zona Eleitoral realiza atendimentos em Maranguape

O cartório da 4ª Zona Eleitoral realizou, no mês de março, atendimentos itinerantes em escolas de Maranguape, além de levar o projeto Eleitor do Futuro para a cidade. As ações itinerantes contaram com a participação das equipes do CRAS de Maranguape, que foram treinadas pela equipe do Cartório para realizar o atendimento pelo Título Net.

A ação do cartório iniciou no dia 05/03 e foi finalizada no último sábado, 26/03. Os atendimentos aconteceram em cinco escolas de diferentes bairros de Maranguape. Participaram da ação a Escola Maria Eugênia, em Itapebussu; Escola João Cirino, em Sapupara; Escola Leonor de Castro, em Jubaia; Escola Direitos Humanos, em Novo Maranguape I; e a Escola Fernandes Vieira, em Novo Maranguape II. No total, o atendimento itinerante alcançou 263 eleitores(as).

Já o projeto Eleitor do Futuro aconteceu nos dias 15 e 16/03, na Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, e nos dias 23 e 24/03, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Eunice Weaver, efetuando 414 atendimentos.

A 4ª ZE contou com a equipe do juiz eleitoral Davyd Jefferson Pinheiro de Castro e do chefe de cartório Mário Sérgio Andrade Cavalcante, além dos servidores Ana Paula de Andrade Teixeira, Antônia Valonia Cavalcante Holanda, Felipe Menezes Albuquerque, Francisca Ermelina Ferreira de Sousa Freire, João Werton Lima, Luciana Mesquita de Castro, Nacélia Lopes da Cruz e Rosangela de Medeiros Mota.

Fonte: ASCOM

  • Semana do Jovem Eleitor: TRE em Movimento leva palestra e atendimento a mais dois colégios

As ações do TRE em Movimento - Eleitor do Futuro seguem a todo vapor. No dia 16/3, foi a vez do Colégio Ari de Sá (Washington Soares) e, na terça-feira, 15/3, o Colégio 7 de Setembro (Unidade Centro) receberam as equipes do TRE com palestra e atendimento a turmas de 1º e 2º ano.

A coordenadora de eleições, Edna Saboia, conduziu o bate-papo com alunas e alunos e falou sobre educação política, discorrendo sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Edna esclareceu ainda que adolescentes com 15 anos que completam 16 até o dia da eleição podem tirar o título. O prazo final é 4 de maio de 2022.

Ao final das palestras, foram oportunizados atendimentos para jovens que desejavam tirar o primeiro título eleitoral.

As atividades foram bem recebidas pelas turmas. Para a aluna Isabel Freitas, 16 anos do Colégio 7 de Setembro: "A palestra de hoje foi bem informativa. Trouxe a sensação de que nós somos importantes, o voto é importante. Os adolescentes são o futuro. Eles podem mudar o país, não só com o voto, mas participando, sendo cidadãos".

Fonte: ASCOM

  • Abertura da Semana do Jovem Eleitor alcança mais de 2 mil estudantes em palestras virtuais

A Semana do Jovem Eleitor começou no dia 14/3, com a segunda edição do projeto TRE em Movimento - edição Eleitor do Futuro. No primeiro dia de atividades, foram realizadas duas palestras para jovens vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de todo o país. Cerca de 2.200 jovens foram alcançados(as), nos dois turnos.

No início dos eventos virtuais, a representante do CIEE Ceará, a assistente social Amanda Diógenes, destacou a oportunidade. "Conversar diretamente com a Justiça Eleitoral é a melhor maneira de respondermos nossas dúvidas e evitarmos a propagação das notícias falsas", pontuou.

Em seguida, a chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, Viviane Mazulo, realizou a abertura oficial da Semana do Jovem Eleitor, frisando os objetivos do Programa Eleitor do Futuro e a importância de cada jovem no processo eleitoral.

A palestra do turno da manhã contou com a formação da chefe da Seção de Normas e Jurisprudência de Pessoal do TRE-CE, Ingrid Eduardo Barboza, e à tarde, o servidor Marcos Heleno, da Assessoria da Vice-presidência. Eles discorreram sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Um aspecto também levantado nas palestras foi o enfrentamento à desinformação e os riscos de compartilhamento de informações sem a devida checagem. Nesse momento da palestra, é apresentado o trabalho das agências de checagem.

As duas palestras renderam muita interação entre estudantes e TRE com perguntas e colocações no chat e microfone aberto.

Programação

As ações do TRE em Movimento - Eleitor do Futuro seguirão durante toda esta semana. Na terça-feira, 15/3, no Colégio 7 de Setembro (Unidade Centro), a equipe do TRE em Movimento fará palestra às 9h50 e atendimento até as 11h. No dia 16/3, será a vez do Colégio Ari de Sá (Unidade Washington Soares), que terá palestra às 10h20 e atendimento até o meio-dia. Em ambas as escolas, a formadora será a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Saboia.

Nos dias 17 e 18/3, o Colégio Farias Brito - Odilon Braveza também será contemplado com a visita da equipe do TRE em Movimento. No primeiro dia, o bate-papo com os jovens será às 10h30, e no segundo, às 9h. Já o atendimento seguirá até as 12h, nas duas datas. O juiz e ouvidor do TRE, David Sombra Peixoto, ministrará as palestras.

A iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Ouvidoria (Ouvir) levará palestras sobre participação da juventude na política, voto consciente e a importância do alistamento eleitoral, com atendimento em escolas em parceria com a 1ª, a 3ª e a 112ª Zonas Eleitorais, em Fortaleza.

Fonte: ASCOM

  • EJE e SEDUC promoverão palestras sobre Educação Política para alunos de escolas públicas

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), promoveram formações para alunas e alunos de escolas públicas estaduais. O projeto teve início no dia 9 de março.

No total, serão oito formações virtuais, as quais ocorrerão nos meses de março e abril, por meio do Google Meet da SEDUC. As palestras contarão com a participação de servidoras e servidores da Sede do TRE e dos cartórios eleitorais da capital e do interior, que integram o banco de formadores(as) da EJE.

Nos encontros, as formadoras e os formadores também trarão conceitos de democracia, cidadania, inclusão e participação feminina, bem como apresentarão a ferramenta Título Net para solicitação do título eleitoral, de forma remota no site do TRE. As(os) jovens assistirão, ainda, a um vídeo do ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra, sobre a função da Ouvidoria como canal de comunicação entre a cidadã(o) e o Tribunal.

Fonte: ASCOM

  • TRE-CE e a Secretaria da Educação SEDUC firmam Termo de Cooperação

O objeto do convênio é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Programa. Processo PAD nº 19.305/2021 - Convênio nº001/2022.

Fonte: ASCOM

Convênios  

CONVÊNIO

OBJETO

VIGÊNCIA

Convênio nº 05/2024

TRE-CE e o Centro de Integração Empresa-Escola do Ceará - CIEE/CE firmam Acordo de Cooperação Técnica, visando a realização de ações do Programa Eleitor(a) do Futuro.

28/02/2024 a 28/02/2028

Convênio nº 31/2023

TRE-CE e a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte firmam Termo de Cooperação Técnica, cujo objetivo é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e do Município de Juazeiro do Norte do Estado do Ceará, destinadas aos(às) alunos(as) que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do programa.

23/08/2023 a 23/08/2027

Convênio nº 32/2023

TRE-CE e o Município de Barbalha firmam Termo de Cooperação Técnica, cujo objetivo é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e do Município do Barbalha do Estado do Ceará, destinadas aos(às) alunos(as) que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do programa.

 23/08/2023 a 23/08/2027

Convênio nº 01/2022

TRE-CE e a Secretaria da Educação SEDUC firmam Termo de Cooperação, cujo objeto é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Programa.

31 de dezembro de 2022

Convênio nº 06/2019

TRE-CE e a Secretaria da Educação SEDUC firmaram Termo de Cooperação , com vistas à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro que é destinado aos alunos que se encontram na faixa etária de 12 a 17 anos das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará.

31 de dezembro de 2021

Convênio nº 29/2019

TRE-CE celebrou o convênio com a EDUCADORA ASC LTDA , cujo objeto consiste na realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das unidades da Educadora ASC LTDA, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos.

04 de setembro de 2024

Convênio nº 25/2017

TRE-CE e o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica, Escolas de Idiomas, Ensino Livre, Ensino Profissionalizante e Educação Superior do Estado do Ceará - SINEP-CE firmaram Termo de Cooperação , Com vistas à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede particular de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos.

22 de agosto de 2022

Convênio nº 37/2017

TRE-CE e a Educadora 7 de Setembro firmaram Termo de Cooperação , cujo objeto consiste na realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das unidades da Educadora, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos.

04 de dezembro de 2022

Orçamento (Previsão Orçamentária)

2024 

Proposta Orçamentária CEJEC/SEPRI ANO 2024

2023 

Proposta Orçamentária COEJE/SEPRI ANO 2023

2022 

Proposta Orçamentária COEJE/SEPRI ANO 2022

2021 

Proposta Orçamentária COEJE / SEPLA ANO 2021

2020 

Proposta Orçamentária COEJE / SEPLA ANO 2020

Não houve ações com demandas orçamentárias no ano de 2020, em razão das restrições impostas pelo período pandêmico.