Maquete da nova sede do TRE-CE.

Nova sede

Para você acompanhar a evolução dos trabalhos referentes à construção da nova sede do Tribunal, preparamos este hotsite onde se encontram postados informações, notícias, fotos e vídeos sobre os detalhes da maior obra já realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desde a sua inauguração, em 1932.

O projeto da Nova Sede, ainda que de forma embrionária, teve seu início no final de 2007 a partir de diagnóstico elaborado pela Secretaria de Administração dando conta da situação precária das estruturas físicas à disposição da Justiça Eleitoral em Fortaleza.

À época já restaram esgotadas as possibilidades de ampliação do edifício-sede, bem como a maioria dos Regionais estavam inaugurando ou pelo menos empenhados na construção de sedes novas e, diante da realidade local, a Administração resolveu intensificar as ações visando solucionar o impasse.

No início de 2008, após várias tentativas frustradas de compra, cessão de uso (LBA, Prédio Etevaldo Nogueira, Correios Oliveira Paiva, entre outros) e em face de interesse mútuo do TRE/CE e da Prefeitura de Fortaleza, optou-se pela realização da permuta entre o terreno localizado no loteamento Alpha Village, pertencente ao Município, e os imóveis situados na rua dos Tabajaras n.º 265, rua Major Facundo n.º 869, bem como na Av. Almirante Barroso n.º 601, estes pertencentes à União.

Pelo Plano de Ocupação do referido terreno, elaborado pela SAD à época, previu-se a unificação das estruturas de depósitos, eventos e administrativa do TRE/CE, em prédio a ser construído no referido terreno, passando o atual Edifício-Sede a abrigar o Fórum Eleitoral e a Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza.

Em 2009 foi lançada a Pedra Fundamental da construção, sob a gestão da então Presidente Huquette Braqueais e da Vice-Presidente Gizela Nunes da Costa, com o servidor Joaquim Boaventura Furtado Bonfim ocupando a Diretoria-Geral, sendo este o marco inicial do grande projeto que ora está em andamento e que mudará a história do nosso Tribunal.

O prédio da nova Sede é um projeto da Architectus S/S – EPP, cujo contrato com o então Presidente deste Regional, Desembargador Ademar Mendes Bezerra, foi assinado em 14/12/2011 e teve iniciada sua obra iniciada em outubro de 2013.

Apesar da imensa gama de atividades inerentes a uma iniciativa desse porte, mormente por ser ano eleitoral, todos as unidades administrativas, em especial, a Secretaria de Administração do TRE/CE, estão envidando esforços no sentido de concretizar o grandioso projeto Nova Sede o mais rápido possível.

Gestor Responsável: Secretaria de Administração +