TRE-CE lança Guia virtual da Justiça Eleitoral para jornalistas

O lançamento será nesta quarta-feira, 23/9, na sessão de julgamentos do Pleno

TRE-CE lança Guia virtual da Justiça Eleitoral para jornalistas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lança nesta quarta-feira, 23/9, na sessão de julgamentos do Pleno, o Guia Virtual da Justiça Eleitoral para Jornalistas. Este ano, as informações são concentradas em um hotsite, fruto da parceria entre Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM), Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e Seção de Administração de Intranet e Internet (SEWEB). O guia é destinado à imprensa e tem como finalidade facilitar o trabalho dos jornalistas na obtenção de dados das Eleições 2020 e informações sobre as regras do processo eleitoral.

No hotsite, estão disponibilizados, a partir da curadoria da ASCOM e da Seção de Editoração e Publicações, através do servidor  Francisco Lucilenio Gonzaga Vanderley, o organograma e a composição do TRE-CE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dados sobre o calendário eleitoral, propaganda, horário eleitoral, pesquisas, estatísticas, entre outros temas relacionados às Eleições 2020.

A página apresenta, ainda, informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos, por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), bem como dados sobre as eleições anteriores.

No Guia, os jornalistas e pessoas interessadas no tema podem acessar o Glossário Eleitoral Brasileiro, que é constituído de termos simples e compostos, que apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados. Além disso, foi disponibilizado ainda um arquivo do Pequeno Dicionário Jurídico de Expressões Latinas, produzido pela professora Maria Bernadete Miranda.

Consultas às informações partidárias e os contatos importantes da Secretária e dos Cartórios Eleitorais do TRE-CE também estão concentrados no guia virtual. Ainda é possível realizar pesquisas sobre as principais alterações legislativas para as Eleições Municipais de 2020, a partir do manual "Reforma Eleitoral e Eleições 2020", elaborado pela mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará e servidora do TRE-CE, Juliana Costa Barboza. 

O Guia completo pode ser acessado por meio do linkhttps://apps.tre-ce.jus.br/tre/servicos/guia-virtual-para-jornalistas/.

 

#PraTodosVerem Banner na horizontal, com fundo alaranjado, contendo uma das imagens do hotsite. No canto superior esquerdo, a logo do TRE-CE e, no canto superior direito, a logo das Eleições 2020. Em segundo plano, a imagem da bandeira do Brasil. No centro do banner, a figura de uma câmera fotográfica no tripé, na cor branca, seguida da descrição "Guia Virtual", sobre um triângulo laranja e na cor branca, e da frase "para jornalistas", na cor branca. Logo abaixo da descrição e da frase, sobre um retângulo marrom, o texto "Hotsite destinado à imprensa com a finalidade de facilitar o trabalho dos jornalistas na obtenção de dados das Eleições 2020 e informações sobre as regras do processo eleitoral", na cor branca. Na parte inferior esquerda, um triângulo na cor vinho e, na parte inferior central, três retângulos com fundo marrom destacando os temas, da esquerda para direita, Organograma e composições, Eleições 2020 e Estatísticas eleitorais.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido