TRE-CE participa da elaboração de cartilha com ações inclusivas na 18ª Semana Nacional de Museus

O evento foi realizado no período de 18 a 24/5

TRE-CE participa da elaboração de cartilha com ações inclusivas na 18ª Semana Nacional de Museus

Na 18ª Semana Nacional de Museus, realizada  no período de 18 a 24 de maio, as unidades de memória dos Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, em uma ação colaborativa, elaboraram uma cartilha contendo atividades levadas a efeito pela Justiça Eleitoral. O documento tem como objetivo informar sobre essas ações, com vistas a facilitar o acesso ao voto às minorias que, por dificuldade de acesso, às vezes se veem privadas desse direito.

O evento é idealizado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e coordenado no país pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

Tema

Este ano, o ICOM propôs como tema para o evento “Museus para igualdade: diversidade e inclusão”. Sobre o tema, a “Carta aberta à comunidade museal brasileira”, divulgada no sítio do Conselho Internacional de Museus – ICOM, em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, afirma: “Desde a Mesa Redonda de Santiago de Chile, há quase 50 anos, os profissionais de museus da América Latina debatem sistemática e proficuamente a função social dos museus. Na última década, observamos o estabelecimento de pequenos e potentes museus de comunidades vulneráveis, como os museus de favela, quilombolas e indígenas. É nesse contexto, diverso e plural, que o Estado deve proteger e apoiar as instituições museais continuamente, estabelecendo políticas, disponibilizando meios e recursos. ”

A cartilha pode ser visualizada no link .

 

Com informações da Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral do TRE-CE.


#PraTodosVerem: ilustração na horizontal e com fundo preto. No lado esquerdo, o título: 18ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, em caixa alta e na cor branca; logo abaixo, o texto IGUALDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO (uma palavra embaixo da outra), em caixa alta e na cor laranja; seguida, por uma linha grossa, na cor azul-claro, e da descrição: Confira cartilha elaborada pelos TREs do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, na cor branca. No lado direito, no canto superior, a logo do evento “18ª Semana Nacional de Museus” colorida, e ao lado, a logo do TRE-CE, na cor branca. Abaixo das logos, uma imagem retangular inclinada da capa da cartilha, que possui um fundo bege, com o texto, na parte superior, ao centro,: Tribunais Eleitorais do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte; abaixo do texto, três imagens das bibliotecas dos TREs citados; abaixo das imagens, o texto, em caixa alta IGUALDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO; e, no canto inferior direito, a logo do evento colorida.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido