TRE-CE divulga concursos de Artigos Científicos e Trabalhos Acadêmicos da AMB e da AMAERJ

Os concursos têm o objetivo de incentivar a produção acadêmica e de promover um mergulho no amplo universo dos Direitos Humanos e Cidadania, respectivamente

TRE-CE divulga concursos de Artigos Científicos da AMB e da AMAERJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulga o I Concurso de Artigos Científicos do CPJ/AMB e o 9º Prêmio AMAERJ Patricia Acioli de Direitos Humanos. O concurso da AMB tem como objetivo incentivar a produção acadêmica e a análise crítica dos dados de duas pesquisas realizadas pela instituição, enquanto a finalidade da premiação da AMAERJ é promover um mergulho no amplo universo dos Direitos Humanos e Cidadania, através do fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade.

I Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB)

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou, no dia 30 de abril, edital do I Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB), em parceria com a revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur). O público-alvo do concurso são todos os magistrados associados à entidade (ativos, aposentados ou pensionistas), admitida, ainda, participação do público externo, não magistrados, na condição de coautoria com um associado.

O objetivo do concurso é incentivar a produção acadêmica e a análise crítica dos dados de duas pesquisas realizadas pela AMB: “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro”, com a colaboração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e “Quem somos. A magistratura que queremos”. O tema do artigo é de livre escolha dos participantes, desde que baseado nas pesquisas mencionadas.

Os trabalhos deverão ser encaminhados até as 18 horas do próximo dia 30 de junho para o e-mail cpj@amb.com.br.  Além dos textos, os participantes deverão enviar, ainda, a Declaração de Cessão de Direitos Autorais e Autorização de Publicação (arquivo pdf) e o currículo resumido de cada autor, conforme especificado no Edital (arquivo pdf).

A divulgação do resultado da avaliação ocorrerá até o dia 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site da entidade.

9º Prêmio AMAERJ Patricia Acioli de Direitos Humanos

Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMERJ), representada por seu presidente, juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, realizará o 9º Prêmio AMAERJ Patricia Acioli de Direitos Humanos, a partir do mês de junho. A premiação tem o objetivo de homenagear a memória da juíza Patrícia Acioli e de promover um mergulho no amplo universo dos Direitos Humanos e Cidadania, através do fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade.

O público alvo do concurso são magistrados que tenham em curso projetos que valorizem os Direitos Humanos e Cidadania; cidadãos e entidades que se destaquem em práticas humanísticas; participantes que possuam textos que contribuam com o desenvolvimento de estudos sobre Direitos Humanos; e profissionais da mídia em geral que exerçam, efetivamente, a profissão cujos trabalhos deverão ser qualificados como contribuição relevante aos Direitos Humanos e Cidadania.

O “Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos” é concedido nas seguintes categorias: Trabalhos Acadêmicos, Práticas Humanísticas, Trabalhos dos Magistrados e Reportagens Jornalísticas, com o tema “Direitos Humanos e Cidadania”.

As inscrições podem ser realizadas por meio do hotsite da instituição, no período de 1º de junho a 10 de agosto.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro, exceto os vencedores de Trabalhos dos Magistrados, que ganharão troféus.

Para mais informações, acesse o regulamento do concurso no link.


Com informações da AMB e da AMAERJ


#PraTodosVerem: ilustração, na horizontal, com os banners dos dois eventos.

Na parte superior da ilustração, o banner do 9º Prêmio AMAERJ Patricia Acioli de Direitos Humanos, com o fundo azul-escuro e com efeitos representando ondas em um tom de azul mais claro. Ao centro, o título do evento: "9º Prêmio AMERJ PATRÍCIA ACIOLI DE DIREITOS HUMANOS", em caixa alta. Na descrição do título, existe uma diferenciação nas cores e no tamanho das letras: o número ordinal 9º está localizado na parte esquerda do título, na cor branca e azul-claro; logo ao lado do número, a palavra PRÊMIO, na cor azul-claro, seguida da palavra AMERJ, na cor branca; logo abaixo, as palavras PATRÍCIA ACIOLI, nas cores brancas; seguidas, imediatamente abaixo, pelas palavras DE DIREITOS HUMANOS, na cor azul-claro.

Na parte inferior da ilustração, fundo azul-claro. Ao centro, a imagem apresenta, ao lado esquerdo, rajadas de cores branca, roxa, marrom e laranja; e, ao centro, o desenho de uma caneta tinteiro na cor azul-escuro e o título do evento: "I Concurso de Artigos Científicos do CPJ/AMB" em caixa alta, na mesma cor da caneta.


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido