TRE-CE atinge a marca de 20 mil seguidores no Instagram

A plataforma é uma das mais procuradas pelos cidadãos para a busca de informações

TRE-CE atinge a marca de 20 mil seguidores no Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) alcançou, no último final de semana, a marca de 20 mil seguidores no Instagram. Com a suspensão do atendimento presencial devido à pandemia pelo coronavírus (covid-19), a rede social tornou-se um canal cada vez mais procurado pelos cidadãos para a busca de informações, solução de dúvidas e interação com o órgão.

Presente nas três maiores redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter -, o tribunal também intensificou sua participação no Youtube, durante este período, com a transmissão das sessões de julgamento e lives dos Estudos Preliminares em seu canal na plataforma.

Twitter e Facebook

O TRE-CE já utilizava o Twitter para compartilhamento de notícias. Em julho de 2017, o tribunal iniciou sua primeira experiência no Facebook, uma rede social mais participativa, com maior adesão de público. A plataforma foi utilizada não somente para divulgação de notícias, mas também na mediação do órgão com os cidadãos. Atualmente, o perfil do TRE-CE conta com mais de 8 mil seguidores. As publicações sobre concurso, seleção de estágio e serviços eleitorais são as que contam com uma maior interação dos seguidores.

Instagram

Em abril de 2018, o tribunal ingressou no Instagram e, nos dois últimos anos, com o crescimento da plataforma, com as novas funcionalidades e com a migração de grande parte do público do Facebook para o Instagram, a presença do TRE-CE, nesta rede social, tornou-se ainda mais importante.

Em pouco mais de dois anos, o tribunal atingiu a marca de 20 mil seguidores na plataforma e conta com uma interação intensa e constante entre o público, maior que no Facebook. Um dos recursos imprescindíveis da plataforma tem sido o IGTV, para a exibição de vídeos longos que informam principalmente sobre os procedimentos biométricos. Um dos vídeos mais vistos foi o do humorista Tirullipa fazendo a biometria no posto do Shopping Via Sul, que rendeu mais de 10 mil visualizações.

Youtube

Em 30 de março de 2020, o TRE-CE realizou a primeira sessão por videoconferência da sua história. A 23ª Sessão do Pleno foi, integralmente, transmitida pelo canal do órgão, no YouTube, que também estreou na mesma data. O canal já conta com mais de 950 inscritos. Destaque para a sessão do dia 11 de maio que conta com mais de 3 mil visualizações.

A realização da sessão virtual ocorre em decorrência da suspensão de expediente presencial no prédio do TRE, devido à situação de quarentena vivida no estado por causa do Coronavírus. 

Por esse mesmo motivo, a Escola Judiciária do tribunal também decidiu pela continuidade dos Estudos Preliminares Eleitorais, por meio de lives no canal às terças-feiras. A primeira apresentação abordou o tema “Visão Geral do Registro de Candidaturas”, com a secretária judiciária do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti. A primeira parte foi exibida no dia 19 de maio e conta com 2,2 mil visualizações.

 

Texto e Arte: Mariane Lopes (ASCOM)


#PraTodosVerem: banner retangular com fundo laranja, tendo ao centro a expressão “20K” destacada em tamanho grande, na cor verde. No canto superior direito, a logo do TRE, que compreende um círculo azul com pequenas estrelas brancas dentro, um quadrado amarelo e um triângulo verde, simbolizando a bandeira do Brasil. Abaixo da logo, a sigla TRE-CE, na cor preta.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido