“TRE Solidário” inicia doação de alimentos para famílias carentes

A campanha “TRE Solidário” surgiu com o intuito de incentivar servidores, magistrados e promotores eleitorais a efetuar doações voluntárias para aquisição de gêneros de alimentação e higiene a serem distribuídos às pessoas carentes e necessitadas, durante o período de pandemia

TRE-CE TRE Solidário 2

Realizar atos solidários é o que nos define como ser humano. Quando acolhemos as necessidades do outro, tomamos para si e nos movemos, juntos, pela causa do bem comum, e assim desfrutar uma vida melhor. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará tem buscado estratégias para alcançar nossos semelhantes durante este período de isolamento e necessidades. A campanha “TRE Solidário” surgiu com o intuito de incentivar servidores, magistrados e promotores eleitorais a efetuar doações voluntárias para aquisição de gêneros de alimentação e higiene a serem distribuídos a pessoas carentes e necessitadas, durante o período de pandemia. Nesta segunda-feira, 1º de junho, as entidades beneficiadas começaram a receber as doações, mediante monitoramento da comissão responsável.

A campanha foi instituída pela Resolução TRE-CE nº 766/2020 e lançada em sessão plenária, no último dia 12 de maio. Para o presidente do TRE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, o momento é propício para fortalecer atos de amor ao próximo. “Precisamos unir esforços neste momento tão difícil para muitas famílias e levar até elas um pouco de esperança por meio deste olhar do TRE. Encontramos uma maneira de alcançar estas pessoas que estão em isolamento, levando aquilo que elas mais precisam: amor na forma de auxílio às suas necessidades”, enfatizou.

Arrecadação

Com a finalidade de operacionalizar as aquisições, foi celebrado convênio entre o TRE-CE e a Associação de servidores da Justiça Eleitoral do Ceará (AJE). A arrecadação ficou definida da seguinte forma: magistrados e promotores doariam 3% da gratificação eleitoral, e servidores, 10% do auxílio-alimentação. As doações foram descontadas em folha de pagamento, mediante autorização prévia. Um total de 268 pessoas, dentre servidores, magistrados e promotores participaram da ação, colaborando para o resultado de mais de R$ 29,5 mil em arrecadações.

Comissão

A Portaria TRE-CE nº 317/2020 estabeleceu comissão para elaborar o portfólio das cestas básicas a serem adquiridas; proceder com a pesquisa de preços; verificar o recebimento das notas fiscais; sugerir quais instituições serão beneficiadas e garantir os procedimentos necessários à entrega das cestas. A comissão é composta por Jarbas Marinho Lopes, Águeda Odete Gurgel, Letícia Passos Priante, Maria Lourdes Freitas, Rivana Pinto de Azevedo, Roberta Martins Castro e Yuri Holanda Cruz.

O que contém nas cestas?

Foi definido o portfólio de produtos listados abaixo:

- 4 Kg de arroz parboilizado; 2 Kg de feijão; 2 Kg de açúcar branco; 250g de café; 400g de leite em pó integral; 1 óleo de soja (900 ml); 2 pacotes de macarrão espaguete; 2 pacotes de flocão; 2 latas de sardinha em óleo; 1 margarina (500g); 1 pacote de biscoito cream cracker; 2 litros de água sanitária (hipoclorito a 2,5%); 1 Kg de sabão em barra e 4 rolos de papel higiênico.

Além desses produtos, serão entregues bandejas com 20 ovos para cada instituição, adquiridos em compra separada na Granja Regina, totalizando 8.000 ovos, por meio de uma complementação financeira doada pela Associação de Servidores da Justiça Eleitoral (AJE) no valor de R$ 1.180,10.

Foram consultadas nove empresas, com a definição do critério de menor preço para escolha do fornecedor das cestas básicas. Além disso, a comissão conseguiu um preço vantajoso e possível para a aquisição das bandejas de ovos. A pesquisa resultou na confecção de 400 cestas básicas, com custo total de R$ 27.800,00; e de 400 bandejas de ovos, com custo total de R$ 2.880,00.

Instituições atendidas

Devido à quantidade de cestas básicas adquiridas e mediante extensa lista de sugestões de beneficiários, a Comissão resolveu assistir a quatro instituições, que, por sua vez, ficam responsáveis por distribuir as doações para as famílias atendidas por elas. As instituições selecionadas nesta primeira edição do TRE Solidário são:

- Associação das Comunidades dos Índios Tapebas (Acita), na Caucaia - 130 cestas;

- Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan) - 150 cestas;

- Rede de Atuação em defesa e inserção dos imigrantes refugiados em Fortaleza, na Paróquia Nossa Sra. Das Dores, Praça Farias Brito - 70 cestas;

- Associação Serviço Voluntário ao Irmão de Rua, na Igreja do Cristo Rei, - 50 cestas.

A fim de uma melhor seleção das entidades, a Comissão levou em consideração os seguintes critérios de: 1 - grupos vulneráveis com meios de subsistência comprometidos em razão da pandemia; 2 - minorias étnicas e, 3 - grupos do escopo das ações de cidadania do TRE.

O TRE Solidário deverá continuar, nos próximos meses, ajudando aos mais carentes e espera contar com a ajuda de todos!

Texto: Mariane Lopes - jornalista

#PraTodosVerem: imagem na horizontal com fundo azul. No canto esquerdo, quatro mãos, de um adulto e de uma criança, se entrelaçam, com um coração não realista ao centro das mãos. Na parte superior, ao centro,  o título: "TRE Solidário", na cor branca e, no canto direito, a logo do TRE-CE. Abaixo, montagem com várias fotos do momento da entrega das doações e das pessoas beneficiadas. A foto localizada no canto superior direito é de uma criança com máscara, vestida com uma blusa sem manga, na cor preta e com detalhes. Na foto, a criança está segurando papel em formato de uma estrela, na cor roxa e outra amarela.

icone mapa

Icone Protocolo Administrativo

Icone horário de funcionamento dos protocolos