Nota de Pesar pelo falecimento do desembargador Jucid Peixoto do Amaral

O falecimento ocorreu nesta quinta-feira, 9/7

Nota de Pesar

Faleceu, na tarde desta quinta-feira (09/07), o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.

O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. É filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na magistratura no cargo de juiz substituto, no dia 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade no dia 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de Viçosa do Ceará. Em 7 de maio de 1984 assumiu a comarca de São Benedito. Por merecimento, Jucid Peixoto foi promovido, em 18 de setembro de 1987, para a Vara Única da Comarca de Redenção, assumindo, em seguida, a titularidade da 2ª Vara da comarca de Iguatu.

Exerceu, ainda, a magistratura nas comarcas de Cascavel (1ª Vara) e de Fortaleza (2ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes). Foi presidente do 5º Tribunal do Júri de Fortaleza, juiz eleitoral da 112ª Zona Eleitoral e diretor das Turmas Recursais. Foi, ainda, professor de direito processual penal da Universidade de Fortaleza (Unifor), autor de artigos e obras jurídicas.

Em 28 de janeiro de 2010 foi escolhido pelo Pleno do TJCE, pelo critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Judiciário cearense. Tomou posse no dia 4 de fevereiro daquele ano. Atualmente, atuava na 3ª Câmara de Direito Privado e era membro do Órgão Especial.

 

Texto: Tribunal de Justiça do Ceará

 

#PraTodosVerem: ilustração com o fundo branco e as bordas pretas. Na imagem, à esquerda, uma fita preta indicando luto. Na parte superior direita, o texto: NOTA DE PESAR, na cor preta; e, na parte inferior direita, a logo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (preto e branco).

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido