Live dos Estudos Preliminares aborda o tema "Mesários: aspectos gerais e procedimentos especiais durante a pandemia"

O evento foi transmitido nesta terça-feira, 11/8, no canal do TRE-CE, no YouTube

Live dos Estudos Preliminares aborda o tema

Nesta terça-feira, 11/8, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral e da Secretaria Judiciária, deu seguimento aos Estudos Preliminares por meio da live com o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza e membro do Grupo de Trabalho (GT) sobre Convocação Eletrônica e do GT de Mesários, Marcel Leonardo Fonseca Almeida. A palestra, transmitida ao vivo, no canal  do TRE-CE, no YouTube, foi assistida simultaneamente por 299 pessoas e abordou o tema "Mesários: aspectos gerais e procedimentos especiais durante a Pandemia".

A forma dinâmica e didática utilizada na apresentação dos assuntos e a exibição de imagens e de vídeos foram características marcantes no evento.

Na abertura do encontro, o servidor, além de interagir com os colegas que participavam da live, contextualizou o cenário tecnológico e, ao mesmo tempo, pandêmico em que estão inseridas as Eleições de 2020. Entre os assuntos abordados, Marcel ressaltou os protocolos que estão sendo providenciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, a Fundação Fiocruz, e o Hospital Albert Einstein.

Marcel frisou, logo no início, que ao falar de mesários estava se dirigindo a todas as pessoas que fazem o pleito acontecer, como os mesários propriamente ditos, os delegados de prédios, os auxiliares de eleição, e os colaboradores e colaboradoras que trabalham no transporte das urnas eletrônicas. O chefe de cartório destacou, ainda, o papel relevante dos mesários, ressaltando que é "a sociedade que faz as eleições, por isso a importância dos mesários no processo eleitoral".

No evento, o servidor afirmou que as inovações tecnológicas e as mudanças de atitudes provocadas pela pandemia da covid-19 fortaleceram a Justiça Eleitoral e fizeram com que fossem adotados novos procedimentos para garantir a realização de um pleito seguro para todas as pessoas. Entre as alterações, destacam-se a realização da convocação eletrônica de colaboradores para as Eleições, o envio de documentos eletronicamente, a não utilização da coleta biométrica na urna, a criação de protocolos sanitários definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a compra de Equipamentos de proteção individual e a organização de treinamentos dos mesários e de reuniões virtuais.

Para destacar ainda mais a importância dos mesários para a Justiça Eleitoral e para a sociedade, o palestrante exibiu um vídeo do TRE de Minas Gerais que demonstra a história de conquistas do voto, as inúmeras dificuldades superadas para a conquista desse direito e a evolução no processo eleitoral, passando pelos procedimentos da urna de lona até a utilização da urna eletrônica. Marcel destacou que, neste processo, o trabalho do mesário é valioso, pois é o "guardião voto" e ainda enfatizou que “Votar é direito que a gente precisa valorizar”.  

Marcel Leonardo apresentou, além dos benefícios já oferecidos aos mesários, estratégias pensadas pelo tribunal para atrair novos mesários, como o fortalecimento dos convênios já realizados com universidades do  município de Fortaleza, garantindo horas complementares para estudantes universitários. O chefe de cartório destacou, ainda, vantagens oferecidas para mesários de alguns municípios do interior do estado, como descontos em tributos e isenção nas taxas de concursos.

A segurança da urna eletrônica, o procedimento de convocação eletrônica, as alterações  no calendário eleitoral (EC nº 107/2020) e a acessibilidade nas Eleições também foram pontos elucidados pelo servidor.

Ao final, Marcel agradeceu a interação dos presentes e apresentou um vídeo que trata de trabalho em equipe, reforçando que todos contribuem com a Justiça Eleitoral.

Informações sobre os próximos estudos

A Escola Judiciária Eleitoral informa que as lives realizadas semanalmente todas as terças-feiras, às 15h, pelo canal do TRE-CE, no YouTube, não ocorrerão durante o período de 17 a 28 de agosto. As apresentações serão suspensas devido à realização do X Ciclo de Debates Eleições 2020 (período: 17 a 21/8) e do I Módulo de Direito Eleitoral no Curso de Formação Inicial dos Magistrados do Estado do Ceará (período: 25 a 27/8). 

 

#PraTodosVerem Banner com fundo azul-escuro. Ao centro, a foto do palestrante (perfil) em uma moldura amarela. Na foto, Marcel possui cabelos pretos, barba, usa óculos e veste uma camisa azul de tecido com uma outra camisa branca por dentro. No canto esquerdo do banner, um quadro, com fundo branco, contendo a descrição  "Mesários: Aspectos Gerais e Procedimentos especiais durante a Pandemia", em caixa alta e na cor verde. Ainda na lateral esquerda, as logos do TRE-CE e das Eleições 2020.

Últimas notícias postadas

Recentes