Justiça Eleitoral convoca mesários para atuarem nas Eleições 2020

O procedimento será realizado na forma eletrônica por meio do envio de e-mail ou de mensagem no aplicativo Whatsapp para os contatos informados pelos eleitores no formulário online disponibilizado no site do TRE-CE

Convocação de mesários inicia nesta terça-feira, 18/8

Os cartórios eleitorais começaram a convocar os mesários para trabalharem nas Eleições 2020. O procedimento será realizado na forma eletrônica por meio do envio de e-mail ou de mensagem no aplicativo Whatsapp para os contatos informados pelos eleitores no formulário online disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O período de convocação irá até 16 de setembro, enquanto o treinamento EAD das primeiras turmas terá início em 1º/9.

São cerca de 75.200 mesários que auxiliam a Justiça Eleitoral cearense na missão de garantir o exercício livre e consciente do voto, visando à escolha de seus representantes.

O TRE-CE incentiva que os eleitores sejam mesários voluntários, considerando a importância de cada cidadão neste processo democrático.

Convocação eletrônica

Em 2018, os cartórios eleitorais cearenses já utilizaram a convocação eletrônica por e-mail. No entanto, a adesão dos mesários, especialmente, no interior, foi baixa. Este ano, a Corregedoria Regional Eleitoral autorizou a utilização do aplicativo WhatsApp, por conferir rapidez e maior facilidade de manuseio por parte dos mesários.

Dentre as vantagens da convocação eletrônica, estão o aumento da agilidade na convocação pelos Juízos Eleitorais, proporcionando ao eleitor maior comodidade e segurança, bem como a redução dos custos relacionados ao envio de cartas convocatórias por meio dos Correios.

Saúde 

Para garantir a segurança dos mesários, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas a fim de definir os protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação.

Cada mesário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será on-line sempre que possível.

Campanha

O Tribunal Superior Eleitoral divulga campanha de incentivo à participação nas Eleições 2020. O projeto conta com a participação do médico Drauzio Varella, que abriu mão do seu cachê para protagonizar três vídeos, spots para rádio e posts para as redes sociais do TSE. As peças destacam a importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania dos brasileiros e mostram que a Justiça Eleitoral está tomando todas as providências para proteger a saúde de todos nas eleições deste ano.

Benefícios em ser mesário

• Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97);

• Vale-alimentação para o dia da Eleição (1º e 2º turno, se houver);

• Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital;

• Certificado de participação.


Texto e arte: Mariane Lopes, jornalista da ASCOM

#PraTodosVerem Banner retangular com cor de fundo cinza. No lado direito, a ilustração de uma mulher segurando um tablet rosa. No canto inferior esquerdo, o texto convocação de mesários começa nesta terça, 18/8, em caixa alta, na cor azul-marinho, sendo que a palavra mesários está na cor laranja, em destaque. Na mesma linha da frase, no canto esquerdo do banner, um triângulo apontando para o texto nas cores azul-marinho, roxa e azul-claro. No canto superior esquerdo, o logo das Eleições 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) comunica que o treinamento de mesários será ofertado por meio da modalidade de ensino a distância (EaD) e pelo aplicativo Mesários. A plataforma EaD e o app serão disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir da próxima terça-feira, 1º de setembro, para as capacitações. O primeiro treinamento está previsto para ocorrer entre 1º e 11 de setembro. 

“O treinamento ocorrerá, essencialmente, à distância. No entanto, algumas zonas avaliarão a capacitação presencial em casos excepcionais, de acordo com a evolução da pandemia, e seguindo as orientações sanitárias”, destaca o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Marcel Leonardo. 

Treinamento pelo App Mesários

O treinamento por meio do app poderá ser realizado por qualquer mesário, utilizando-se de uma chave de acesso ao curso, informada na carta de convocação. Uma vez concluído, o mesário também terá direito a dois dias de folga. Vale destacar que não serão concedidas folgas extras ao mesário que realizar o treinamento nas duas plataformas. O direito a dois dias de folgas pela capacitação será aplicado, independente se o treinamento foi feito por EaD, via app ou por ambos.

O aplicativo Mesários estará disponível para Android e iOS. Ressalta-se que as duas modalidades de treinamento terão o mesmo conteúdo.

Convocação

Os cartórios eleitorais já iniciaram a fase de convocação dos mesários desde o dia 18 de agosto. O procedimento é realizado na forma eletrônica por meio do envio de e-mail ou de mensagem no aplicativo Whatsapp para os contatos informados pelos eleitores no formulário online disponibilizado no site do TRE-CE. Os editais de nomeação estão previstos para serem publicados até 16 de setembro. Devido a dificuldades no envio ou por motivos de substituição, a convocação pode chegar após essa data.

O TRE-CE segue divulgando pelos seus canais oficiais informações atualizadas acerca da convocação dos mesários e medidas indicadas pelo TSE.

Últimas notícias postadas

Recentes