TRE realiza atividade do Programa Eleitor do Futuro em Horizonte

O evento foi realizado na Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva

TRE-CE eleitor do futuro Horizonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Escola Judiciária e da Ouvidoria Regional Eleitoral, levou a ação da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, do Programa Eleitor do Futuro, à Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva, no município do Horizonte, na manhã desta segunda, 30/9.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz do TRE Roberto Viana Diniz, ressaltou o papel da participação dos estudantes na vida política, no exercício da democracia ativa em todos os momentos da vida, inclusive no ambiente escolar, e destacou as atividades do Programa Eleitor do Futuro.

Em seguida, os alunos assistiram à palestra acerca da segurança da urna eletrônica. A coordenadora de eleições, Edna Saboia, comandou apresentação sobre “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral”, abordou "verdades e mentiras" sobre a urna eletrônica, principais camadas de segurança, auditorias, passo a passo para preparação da urna, países que utilizam votação eletrônica ao redor do mundo.

Também estiveram presentes a coordenadora da EJE, Águeda Gurgel, a chefe da Seção de Planejamento, Sabrina Pierre D´Henrique, e o chefe do cartório da 78ªZE, Rogério Borges.

A IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, com palestras e apresentações de magistrados e servidores do TRE-CE, já foi realizada em nove unidades de ensino, conduzidos diretamente pela Escola Judiciária, nas duas unidades do Colégio Sete de Setembro, em três sedes do Ari de Sá, no Colégio da PM de Juazeiro do Norte e nas Escolas Profissionalizantes de Beberibe, Eusébio e Horizonte.

Saiba mais

O programa Eleitor do Futuro tem como objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

A Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral vem sendo realizada pela Justiça Eleitoral do Ceará desde 2003, e já está na 9ª edição, iniciada este ano no dia 30 de agosto e com término previsto para o dia 30 de novembro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido