Juíza do TRE-CE compõe Junta Promotora da Conferência Americana para Transparência Eleitoral

A juíza suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ouvidora substituta, Kamile Moreira Castro, passa a integrar a Junta Promotora da Conferência Americana de Órgãos Eleitorais Subnacionais para Transparência Eleitoral (CAOESTE)

TRE-CE Dra Kamile CAOESTE

A juíza suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ouvidora substituta, Kamile Moreira Castro, passa a integrar a Junta Promotora da Conferência Americana de Órgãos Eleitorais Subnacionais para Transparência Eleitoral (CAOESTE).

O Transparency Electoral promoveu a criação de uma entidade que reúne Organizações Eleitorais Subnacionais ou Descentralizadas nos países do continente americano, de acordo com seus respectivos marcos constitucionais e legais.

Sua missão será facilitar o diálogo e a interação entre seus membros para compartilhar suas experiências, conhecimentos e informações sobre práticas eleitorais, ações que contribuam para o reconhecimento de condições de igualdade de gênero e maior participação de mulheres e diferentes minorias, e o impacto da incorporação de tecnologia no ciclo eleitoral, entre outras questões relevantes em nossas realidades regionais e locais.

Observação Eleitoral

A observação eleitoral tornou-se agora um pilar fundamental para garantir a integridade das eleições. Embora as primeiras experiências datem do início do século XIX, elas realmente foram profissionalizadas desde os anos 90. De acordo com a Declaração de Princípios para a Observação Internacional de Eleições (2005), este trabalho trata da “coleta sistemática, completa e exata de informações sobre leis, processos e instituições relacionadas à realização de eleições e outros fatores relevantes ao ambiente eleitoral geral; a análise imparcial e profissional dessas informações e a conclusão de conclusões sobre a natureza dos processos eleitorais com base nos critérios mais exigentes em relação à precisão das informações e à imparcialidade da análise.

Investigações

O Transparency Electoral possui uma equipe de pesquisadores formada por acadêmicos, pesquisadores e consultores responsáveis pela elaboração de projetos que abordam questões eleitorais na América Latina. A equipe de pesquisa realiza periodicamente estudos publicados em nosso site e redes sociais e cujos resultados são de interesse de especialistas em questões eleitorais, autoridades eleitorais, pesquisadores, jornalistas e público em geral.

Saiba mais em https://www.transparenciaelectoral.org/conferencia-americana-de-organismos-electorales-subnacionales-por-la-transparencia-electoral-caoeste/

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido