Colégio Ari de Sá inicia atividades do Programa Eleitor do Futuro

Na ocasião, o presidente do TRE e o diretor-presidente da Educadora ASC LTDA assinaram Termo de Cooperação

TRE-Ce Eleitor do Futuro Ari

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Roberto Viana Diniz, estiveram, na manhã desta quarta-feira, 4/9, na sede do Colégio Ari de Sá (Aldeota), para atividades do Programa Eleitor do Futuro.

Na ocasião, o presidente do TRE e o diretor-presidente da Educadora ASC LTDA, Oto de Sá Cavalcante, assinaram Termo de Cooperação com o objetivo de realizar ações do programa, no âmbito das unidades da Educadora ASC, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Eleitor do Futuro.

O desembargador Haroldo Máximo agradeceu à instituição por aderir ao Programa e se dirigiu aos jovens expressando a sua satisfação em estar no ambiente escolar, palco de grandes aprendizados. "Com a assinatura do convênio, reforçamos nossa parceria na divulgação da segurança do processo eleitoral e na educação política dos nossos jovens".

O diretor-presidente da Educadora ASC, Oto de Sá Cavalcante, afirmou que "é obrigação dos educadores contribuírem com o processo democrático. Ficamos muito felizes em receber a Justiça Eleitoral na nossa escola para dar esclarecimentos e orientação aos jovens".

Palestra

Os alunos assistiram à palestra sobre a segurança da urna eletrônica e sobre o funcionamento do processo eleitoral ministrada pela coordenadora de eleições, Edna Saboia. O tema da apresentação foi “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral”. Edna abordou "verdades e mentiras" sobre a urna eletrônica, principais camadas de segurança, auditorias, passo a passo para preparação da urna, países que utilizam votação eletrônica ao redor do mundo.

E durante todo o dia foi realizado atendimento, das 8 às 17 horas, em 3 kits biométricos. Estudantes, professores e funcionários puderam fazer o título pela primeira vez e o cadastramento biométrico.

Participaram ainda da ação, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Águeda Gurgel; a chefe da Seção de Planejamento, Sabrina D´Henrique; e as servidoras Marise Evangelista e Kadja Santiago.

Na sexta-feira, 6/9, a sede do Colégio Ari de Sá do Centro (Av. Duque de Caxias) receberá a mesma ação com palestra, às 9h, e atendimento aos eleitores, das 8h às 17h.

Saiba mais

O programa Eleitor do Futuro tem como objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

São metas específicas do projeto: I – ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos no Estado; II – formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão; III – estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

A Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral vem sendo realizada pela Justiça Eleitoral do Ceará desde 2003, e já está na 9ª edição, iniciada este ano no dia 30 de agosto e com término previsto para o dia 30 de novembro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido