TRE leva cadastramento biométrico ao Instituto dos Cegos

102 eleitores fizeram a biometria sem precisar se deslocar a um dos postos de atendimento

TRE-CE atendimento instituto dos cegos

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou nesta quinta-feira, 10/10, ação de cidadania no Instituto dos Cegos, em Fortaleza. Quatro equipamentos biométricos foram instalados nas dependências da instituição, para atender os alunos com deficiência visual.  Ao longo do dia, 102 eleitores fizeram a biometria sem precisar se deslocar a um dos postos de atendimento.

Foi realizada também palestra sobre cidadania e o Programa de Acessibilidade do TRE-CE, pela coordenadora de eleições, Edna Saboia. Ela iniciou sua palestra falando sem o microfone para que as pessoas com deficiência visual tivessem uma noção espacial do lugar onde estava posicionada. Todos aplaudiram a atitude.

Depois, Edna explicou que adaptou sua palestra, que ela vem dando em várias escolas, para ser apresentada na instituição. 

Explicou que na passagem de cada slide, eles vão ouvir um som como de uma máquina fotográfica,  e se tivesse mais alguma informação importante teria um outro som como de sinos, e que ela iria explicar pra eles tudo que estaria aparecendo em cada slide para que eles pudessem acompanhar.

O diretor da Escola Judiciária, Roberto Viana, disse ser uma honra para a Justiça Eleitoral realizar esse atendimento em uma instituição tão relevante para a sociedade cearense e que tanto tem contribuído para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Ressaltou a importância da participação dos alunos nas eleições para a contribuição da implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. E convocou: "Participem das eleições com o voto consciente, pois vocês são cidadãos plenos".

Segundo a coordenadora da EJE, Agueda Gugel, "o momento foi enriquecedor para nós, servidores públicos, que pudemos contribuir com a acessibilidade nesta instituição. A receptividade dos alunos foi sentida por todos. Ficaram muito felizes e se sentiram prestigiados e durante a palestra, interagiram em vários momentos".

Ao final, a aluna Fânia Silva Bráulio, 23 anos, escreveu uma redação, em braile, sobre o exercício do voto e a cidadania.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido