TRE registra grande procura de eleitores no primeiro dia de Mutirão da Biometria

São cerca de 180 servidores, terceirizados e estagiários recebendo o eleitor desde a triagem, passando por um dos 120 guichês de atendimento, até a entrega do título

TRE-CE mutirão Centro de Eventos

Nesta segunda-feira, 11/11, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou o mutirão no Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999), em Fortaleza, para receber os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico. No primeiro dia de atendimento, foram realizadas 4.415 cadastramentos biométricos. Dos 1.795.367 eleitores do município, 582.696 ainda não fizeram a biometria.

O funcionamento do mutirão  será das 8h às 17h, nos dias úteis, e nos sábados (16 e 23/11) e domingos (17 e 24/11), das 8h ao meio-dia. No dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, nenhuma unidade da Justiça Eleitoral estará aberta.

Na manhã desta segunda, o presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, visitou o mutirão e viu de perto a organização e o atendimento aos eleitores. "Montamos uma mega estrutura para receber os eleitores, que habitualmente deixam para última hora. O TRE já vem realizando o cadastramento biométrico em Fortaleza há cinco anos, com diversos postos espalhados pela cidade, mesmo assim quinhentos mil cidadãos deixaram para o último mês. Esperamos receber mais de sete mil eleitores, diariamente, em 18 dias de mutirão. Juntando os atendimentos daqui e dos demais postos, vamos alcançar a meta de 75% do eleitorado", conclui o desembargador. 

Organização

São cerca de 180 servidores, terceirizados e estagiários recebendo o eleitor desde a triagem, passando por um dos 120 guichês de atendimento, até a entrega do título. Oito baterias de atendimento recebem os eleitores, com total respeito às prioridades legais, como: idosos, gestantes, obesos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A Ouvidoria Regional Eleitoral, que tem à frente o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, firmou parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar os serviços do mutirão e dar mais conforto aos eleitores. Ao acessarem o Centro de Eventos, eles recebem água, café e bolachas, por meio de parcerias com as empresas Indaiá, Café Santa Clara e M. Dias Branco.

Os serviços prestados por instituições públicas são:

- Unidade Móvel da Mulher: Rodada de Conversa sobre Feminicídio, Violência Urbana e Lei Maria da Penha, Educação em Direitos Humanos e Atendimento psicossocial e orientação jurídica ao cidadão.
- SEDET - SINE/IDT: Verificação de Vagas de Emprego e Cadastro do Trabalhador.
- Secretaria Municipal da Saúde: Aferição Pressão Arterial; Orientação Sexual; Distribuição de Preservativos.
- Proteção Social (Básica): Circo Escola Palmeiras; Oficina Dança Circulares e Roda de Conversa: "Quedas na 3° Idade".
- Proteção Básica (Inclusão Social): Corte Cabelo; Massoterapia e Maquiagem.
- Superintendência do trabalho - SRTE: Cadastro do Seguro digital e Cadastro da CTPS Digital.
- Caminhão do Cidadão: Atendimento 1° e 2° Via RG; Emissão 1° CPF; Atualização cadastral junto Receita Federal; Impressão do Certificado de Antecedentes Criminais; Emissão de taxas do DETRAN; Atualização cadastral do motorista junto ao Detran e Impressão da Declaração do NIS.
- Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SDHDS: Cadastro Único - NIS.
- AMC: Cartão do Idoso e Cartão da pessoa com deficiência.

Outras unidades de Atendimento ao Eleitor em Fortaleza

Durante todo o período, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, não funcionará, pois todos os equipamentos e servidores ficarão centralizados no mutirão.

O TRE alerta ainda que os postos instalados nos shoppings atenderão somente mediante agendamento, assim como o posto do CCDH do Conjunto Ceará e da UECE-Itaperi. As unidades localizadas nos Vapt Vupts do Antônio Bezerra e de Messejana, no Parque das Crianças, e no CITS José Walter atenderão por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas e respeitadas as prioridades legais, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Nos shoppings Parangaba, Via Sul, Benfica, North Shopping Jóquei, North Shopping Fortaleza, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Iguatemi, o serviço é disponibilizado, de segunda a sexta, das 10 às 19h e aos sábados, das 10 às 17h, sempre por agendamento. As vagas acabaram e quem não conseguiu agendar, deve procurar o mutirão.

Os eleitores precisam portar um documento de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, ou outro documento oficial com foto) e um comprovante de endereço atualizado. Para o atendimento biométrico, não precisa levar cópias dos documentos, apenas os originais.

Consequências

Se o eleitor não comparecer até o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, o título será cancelado, podendo gerar uma série de consequências, inclusive a suspensão do CPF. O eleitor ficará impedido de votar e ser votado nas próximas eleições, de inscrever-se ou receber o Bolsa Família; emitir passaporte; fazer matrícula em instituições públicas de ensino; contrair empréstimos em bancos oficiais; tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário.

Serviço:

Mutirão
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: das 8h às 17h, dias úteis e 8h ao meio-dia, sábados e domingos, 16, 17, 23 e 24/11

Documentação: documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado (originais).

Últimas notícias postadas

Recentes