TRE-CE participa de Seminário Internacional Fake News e Eleições, em Brasília/DF

Encontro ocorre nestas quinta e sexta-feira, 16 e 17/5, no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral

Seminário fake news

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) participou, nesta quinta-feira, 16/5, do Seminário Internacional de Fake News e Eleições. O evento, realizado pelo TSE, aconteceu no edifício-sede do Tribunal, em Brasília/DF. Estiveram presentes, representando o TRE-CE, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Inácio Cortez, o juiz auxiliar da Presidência, Daniel Carvalho Carneiro, o assessor jurídico, Caio Guimarães, e o coordenador de Assuntos Jurídicos e Correcionais, Carlos André Bezerra.

No encontro, foram debatidos a disseminação de notícias falsas e os efeitos no processo eleitoral e na sociedade, com o objetivo de encontrar formas para impedir ou minimizar a divulgação de fake news nas Eleições Municipais de 2020, levando em conta a experiência adquirida durante o último pleito, em 2018.

Em seu pronunciamento, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, ressaltou que o seminário propõe um amplo debate sobre as notícias falsas no processo eleitoral e suas consequências deformantes da vontade dos eleitores, que diariamente são expostos a uma ampla gama de informações provenientes das mais variadas fontes, confiáveis ou não, com diferentes olhares e propósitos.

Nesta sexta-feira, 17/5, o evento continua com painéis que se relacionam com o assunto do do Seminário, como Lei Eleitoral e os Limites da Propaganda, Eleições e Fake News no Mundo, e Liberdade de Expressão x Crimes Contra a Honra.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido