Biometria no Ceará alcança 80%, em Fortaleza, apenas 53%

O TRE-CE ainda aguarda o comparecimento de mais de 844 mil pessoas na capital. Estes devem o quanto antes procurar uma das unidades de atendimento disponíveis até o prazo final, 29 de novembro deste ano

Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já realizou o cadastro biométrico de 80,2% do eleitorado cearense. O número corresponde a 5.125.584  eleitores. Contudo, em Fortaleza, o rendimento dos trabalhos de biometria ainda não é satisfatório, devido à baixa procura da população pelo serviço. Apenas 53% dos eleitores realizaram o procedimento. O TRE-CE ainda aguarda o comparecimento de mais de 844 mil pessoas na capital. Estes devem o quanto antes procurar uma das unidades de atendimento disponíveis até o prazo final, 29 de novembro deste ano.

A não atualização biométrica faz com que o eleitor fique impedido de: inscrever-se ou receber o Bolsa Família; emitir passaporte; fazer matrícula em instituições públicas de ensino; contrair empréstimos em bancos oficiais; tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário. 

Cumprindo com o dever eleitoral

A estudante Ana Virgínia Barroso, 23, e toda a sua família, já fazem parte dos 80,1% da população que fez o cadastro biométrico. A família, que reside no bairro Cocó, dirigiu-se a uma unidade de atendimento para cumprir com a responsabilidade eleitoral. “Nós viemos para a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, porque era mais próximo. Vieram minha mãe, Ana Paula Barroso, minha irmã, Ana Amélia e meu pai, Laert Furtado.” 

A estudante conta que ficou sabendo da necessidade de realizar a atualização ainda no início do processo, e que estava esperando todos os familiares estarem disponíveis para ir.  “Achamos importante a segurança e a praticidade que a biometria nos dá no momento do voto”, pontua. A jovem também destaca que o atendimento foi bem prático. “Foi muito rápido, em dez minutos fizemos tudo.” A família foi atendida prontamente apesar de não ter feito o prévio agendamento, mas, o TRE sugere que os eleitores procurem o serviço no site ou através do Disque Eleitor, telefone 148.

O aposentado Carlos Uchoa, 74, mesmo não sendo mais obrigado a votar, faz questão de exercer seu dever de cidadão. Ele não perdeu tempo e  já realizou seu cadastro. “Enquanto eu puder, irei votar. Por isso já vim atualizar minha biometria. O atendimento foi bem rápido”, afirma.

Postos de atendimento na capital

Das 8 às 17h:
- Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema;

- Vapt Vupt de Messejana;

- Vapt Vupt do Antônio Bezerra;

- Unidade Móvel no Centro Administrativo do Cambeba;

- Posto do Parque das Crianças.

Das 10 às 19h:
- Posto do Shopping Parangaba;

- Posto do Shopping Riomar Kennedy;

- Posto do Shopping Benfica;

- Posto do North Shopping Jóquei;

- Posto do Shopping Riomar Fortaleza.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido