Banda de Lata espalha alegria e dá lição ambiental

A apresentação fez parte das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente

TRE-CE banda de lata EJE 2019 gd dt

Como parte das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE) promoveu, nesta quinta-feira, 6/6, exposição dialogada sobre Sustentabilidade, com a apresentação da Banda de Lata Machado de Assis.

Onze crianças e adolescentes com instrumentos feitos de latas de tinta, galões, cabos de vassoura e ferros de construção chamaram a atenção e encantaram com ritmos e sons. O arte-educador que conduz o grupo, Rafael de Oliveira, afirma que o projeto tem três bases: ambiental, social e econômica. "Reciclamos os materiais, damos voz ao jovem da periferia e descobrimos novas formas de fazer som gastando muito pouco".

Num diálogo franco e aberto, Rafael expôs as dificuldades e os prazeres em tocar o grupo, que atualmente, envolve 30 crianças e adolescentes em várias atividades artísticas.

"Eles não estão fazendo só música, eles estão se empoderando. Na escola, todos ficam sabendo: 'Ah, o garoto toca na banda'. Assim, fortalecemos a autoestima desses jovens e eles passam a ocupar espaço na sociedade".

O Projeto

A “Banda de Lata Machado de Assis” éum projeto de arte e educação juntoàs crianças e adolescentes do Bairro Paupina, em sua maioria vindos de áreas de alagamento do Conjunto Palmeiras II, que desenvolve um trabalho musical com instrumentos de percussão confeccionados por seus integrantes,através da reciclagem de sucata e utensílios domésticos.

A Banda é conduzida pelo arte-educador Rafael de Oliveira Frota, integrante da CIA. BATEPALMAS, que reaproveita galões de tinta, bambonas de plásticos, latas de leite, garrafas pet, sobras de ferro de construção, para confeccionar tambores, maracás, ganzás, triângulos e outros instrumentos, construindo uma nova sonoridade a partir da ressignificação desses materiais.

Como todo projeto social, eles precisam de apoio. Quem tiver vontade de contribuir, entre em contato com os organizadores, através dos telefones (85) 98639-7151 (Rafael) ou (85)98574-2934 (Marlúcia).

Semana do Meio Ambiente

No período de 31/5 a 6/6, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, juntamente com órgãos do Poder Judiciário, comemora a Semana do Meio Ambiente, com palestra, assinatura de protocolo, ação de limpeza na praia , rodas de conversa, feira de orgânicos e apresentações artísticas.

A iniciativa tem como objetivo estimular a prática do desenvolvimento sustentável e a consciência crítica sobre a problemática socioambiental para a construção de uma culturaorganizacional estimuladora de comportamentos responsáveis, a fim de que o poder público possa cumprir sua função social.
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido