TRE e Governo do Estado firmam convênio para atendimento da biometria

O convênio prevê a destinação de aproximadamente 1.000 estudantes de nível médio, com idade entre 16 e 21 anos, para auxiliar o recadastramento biométrico de eleitores realizado pela Justiça Eleitoral no Ceará

Assinatura convênio Primeiro Passo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, e o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, assinaram, nesta segunda-feira, 18/2, convênio para a cessão de estagiários do Programa Primeiro Passo que auxiliarão o tribunal nos trabalhos de revisão biométrica.

Estiveram presentes jovens que participam do Primeiro Passo, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Sarto; a secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Daniel Carvalho; o assessor jurídico da Presidência do tribunal, Caio Guimarães, e a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo.

O convênio prevê a destinação de aproximadamente 1.000 estudantes de nível médio, com idade entre 16 e 21 anos, para auxiliar o recadastramento biométrico de eleitores realizado pela Justiça Eleitoral no Ceará, no período de março/2019 a maio/2020. Trata-se da quarta edição do convênio, que no ciclo anterior, 2017/2018, destinou cerca de 1.372 jovens para a captação das fotos e impressões digitais do eleitorado.

O desembargador Haroldo Máximo externou "o reconhecimento e a gratidão" ao Governo do Estado, por ter atendido à solicitação do tribunal. "O TRE necessita da participação desses jovens para a conclusão dos trabalhos de revisão biométrica no Ceará. Além disso, é enriquecedor para o estudante atuar junto a um Cartório Eleitoral e aprender na prática noções de cidadania", pontuou o magistrado.

O governador Camilo Santana afirmou que "é a oportunidade que os jovens têm de ganhar experiência e ampliar seus horizontes. Espero que esses mil jovens possam cumprir essa missão importante ajudando o nosso Estado e o TRE na revisão biométrica".

A meta da Justiça Eleitoral no Ceará é finalizar o recadastramento biométrico para as Eleições 2020 atingindo 100% do eleitorado do Estado. Dos 184 municípios cearenses, restam apenas 55, incluindo Fortaleza, para que seja alcançada a marca. Nesses municípios, o eleitor terá que comparecer aos cartórios eleitorais, centrais de atendimento e postos, munidos de documento oficial de identidade e comprovante de residência para evitar o cancelamento do título.

Biometria em Fortaleza

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará nessa terça-feira, 19/2, às 14h30, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, Audiência Pública de implementação do recadastramento biométrico em Fortaleza. Estarão presentes o presidente do TRE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, o vice-presidente e corregedor, desembargador Inácio de Alencar Cortez, bem como vereadores, autoridades locais, professores, estudantes e representantes de entidades.

Dos 1.784.981 eleitores do município, mais da metade (50,5%) já fez o recadastramento, mas o TRE-CE ainda aguarda o comparecimento de 883.570 cidadãos aos pontos de atendimento para a coleta da foto e das impressões digitais.

O Tribunal esclarece que o eleitor deve procurar o quanto antes o atendimento, que pode, inclusive, ser agendado através do telefone 148 ou na página do tribunal.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido