TRE do Ceará participa de teste no Sistema de Candidaturas e Propaganda Eleitoral 2018

Evento ocorreu de 19 a 23 de março no TRE de Goiás

Teste em Campo dos Sistemas de Candidaturas e Propaganda Eleitoral 2018

A secretária judiciária, Orleanes Cavalcanti, representou o TRE do Ceará no teste do Sistema de Candidaturas e Propaganda Eleitoral 2018 que aconteceu neste mês em Goiás. O evento foi realizado em parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, e aconteceu no período de 19 a 23 de março. O Teste em Campo tem por objetivo avaliar o funcionamento dos sistemas eleitorais, mais especificamente os relativos ao registro de candidatura e ao horário eleitoral. O encontro também apresentou as novidades dos sistemas e da legislação vigente aos servidores dos Tribunais Eleitorais, bem como homologou as aplicações. Um dos principais focos do teste foi a integração do Sistema de Candidaturas (CAND) com o Processo Judicial eletrônico (PJe), de modo a viabilizar a primeira eleição com o processo de registro de candidaturas totalmente eletrônico.

O coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Cruz, enfatizou que “esse é um trabalho muito importante [...] um Registro de Candidatura e seus sistemas bem estruturados implicarão em uma eleição mais segura e transparente”. Segundo Cleyton Melo, chefe de Planejamento e Gestão de TI do TRE-GO, “o Teste de Campo visa aproveitar toda a expertise e conhecimento dos servidores dos TREs com relação ao registro de candidaturas para encontrar possíveis falhas que serão sanadas pela equipe do TSE no evento”.

Testes

O foco dos testes foram os fluxos básicos das aplicações e a integração com os diferentes sistemas, com a manutenção da integridade dos dados de entrada e saída, o que aumenta, assim, a qualidade e a maturidade dos sistemas eleitorais.

Os trabalhos no teste em campo foram divididos em dez cenários, com duplas dos TREs, composta por um técnico da área de Tecnologia da Informação (TI) e um técnico da área judiciária sob a coordenação do Grupo de Teste da Justiça Eleitoral, composto por servidores do Tribunal Superior Eleitoral.

Com informações do TRE-GO

Últimas notícias postadas

Recentes