Procedimentos para o dia da eleição são apresentados no TRE

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 15 de junho, na sala de sessões do Tribunal

Procedimentos para o dia da eleição

Nesta sexta-feira, 15/6, na Sala de Sessões do TRE-CE, foram repassadas orientações sobre procedimentos para o dia da eleição e o pós-eleição: destinação dos votos, retotalização, cassação de registro, diploma e novas eleições. O evento, promovido pela Secretaria Judiciária, foi conduzido pelo chefe da SPRO1, Lúcio Wanderley, e por Edna Saboia, coordenadora de Eleições. Foi o nono encontro dos Estudos Preliminares de Direito Eleitoral para as Eleições 2018.

A presidente do TRE, desembargadora Nailde Pinheiro, fez a saudação inicial aos servidores do tribunal e aos alunos da UFC, que compõem grupo de estudos sobre Direito Eleitoral, convidados para assistir à apresentação. "Estou muito feliz por este momento, em que temos não só o público interno, como também o público externo, representado por acadêmicos de Direito. Eles observarão como se dá essa parte do processo de preparação do TRE para as eleições. Um trabalho árduo, que nos desafia, mas com planejamento enfrentaremos com tranquilidade", concluiu a desembargadora.

Procedimentos anteriores e posteriores ao pleito

Edna Sabóia apresentou os dados: eleitorado, seções, locais de votação e mesários. Em seguida, tratou sobre a transferência temporária de eleitores (voto em trânsito, presos provisórios, membros das forças de segurança e pessoas com deficiência). Divulgou ainda aplicativos de eleição e, por fim, detalhou os procedimentos de auditoria de urnas eletrônicas.

Após, Lúcio Wanderley abordou a destinação de votos (quociente eleitoral e partidário) e proclamação dos eleitos.

Estudos Preliminares de Direito Eleitoral para as Eleições 2018

Os encontros começaram no dia 23 de fevereiro, com o tema registro de candidaturas, e prosseguirão até o dia 27 de julho, na Sala de Sessões.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido