TRE realiza Reunião Multidisciplinar com magistrados e chefes de cartório eleitoral

Gestores do TRE-CE esclareceram aspectos relevantes sobre as Eleições 2018

TRE-CE reunião multidisciplinar 2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou nesta quinta-feira, 12/7, na Escola Superior da Magistratura (ESMEC), Reunião Multidisciplinar, com juízes eleitorais e chefes de cartório, para tratar dos atos preparatórios para as Eleições 2018. Com a mesma tônica, nesta sexta-feira, 13/7, será realizado o IX Ciclo de Debates, no mesmo local, das 8 às 18h.

Participaram da abertura da reunião, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo; os membros da Corte Eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos e Eduardo Scorsafava, bem como os membros do TJ, o desembargador Heráclito Vieira e a desembargadora Vera Lúcia Correia Lima.

Ao iniciar o evento, a presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, afirmou: “É um momento ímpar da Justiça Eleitoral, a realização deste grande evento, que é composto por dois momentos. Hoje, participamos da Reunião Multidisciplinar, voltada para o público interno, e, nesta sexta-feira, acontecerá o Ciclo de Debates, com a presença dos públicos interno e externo. Serão dois dias de muita concentração e aprendizado para as Eleições 2018. Nós temos o interesse comum de apresentar à sociedade um trabalho de excelência que envolve planejamento, estudo das matérias, bom senso, tranquilidade e compromisso com a instituição”.

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo ressaltou que “neste momento, estamos consolidando o compromisso de garantir que o processo eleitoral transcorra da forma mais tranquila e que contribua para fortalecer a democracia deste país. A cada pleito, o TRE promove a Reunião Multidisciplinar, objetivando apresentar o planejamento das eleições aos juízes e chefes de cartório da capital e do interior, bem como esclarecer dúvidas e obter sugestões acerca do planejamento elaborado”.

Gestores do TRE-CE esclareceram os aspectos mais relevantes sobre o funcionamento da Ouvidoria, preparativos e novidades para as Eleições, treinamento de mesários, urnas eletrônicas, segurança do processo eleitoral, sistema de Convocação Eletrônica de Eleitores, propaganda e poder de polícia.

IX Ciclo de Debates

Nesta sexta-feira, 13/7, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará o IX Ciclo de Debates, das 8h às 18h, na Escola Superior da Magistratura (Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 -Edson Queiroz).

Juízes eleitorais, chefes de cartório eleitoral e servidores do TRE discutirão temas relevantes para as Eleições 2018, como fakenews, fiscalização da propaganda e propaganda eleitoral nas mídias sociais. Haverá a presença de magistrados, jornalistas, advogados e representante do Facebook como expositores.

Segue programação:

8h: Exposição Dialogada “Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia”. Expositores: Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, juiz titular do TRE-CE e Caio Silva Guimarães, assessor-Chefe da Presidência do TRE-CE.

12h: Intervalo para o almoço

14h: Painel Fake News, Mídia e Eleições. Moderador: Roberto Viana Diniz de Freitas, juiz titular do TRE-CE. Expositores: Ívila Bessa, Sistema Verdes Mares de Comunicação; Daniela Nogueira, Jornal O Povo.

16h: Painel Propaganda Eleitoral na Internet: redes sociais e impulsionamento. Moderadora: Daniela Lima da Rocha, juíza suplente do TRE-CE. Expositores: Fernando Niesser, advogado; Patrícia Helena Marta, Facebook.

18h: Encerramento
icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido