Presidente e vice do TRE participam de ciclo de debates na Unichristus

Os dirigentes do TRE abordaram os desafios das Eleições 2018

TRE-CE palestra Unichristus

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, ministraram a palestra de abertura do I Ciclo de Debates de Direitos Políticos e Eleitoral, que é realizado nesta quinta, 9, e sexta-feira, 10/8, no Auditório II (15ª andar), no Centro Universitário Christus.

Os dirigentes do TRE abordaram os desafios das Eleições 2018. A desembargadora Nailde Pinheiro enfatizou que o tribunal já está saindo da fase de planejamento e entrando no processo eleitoral propriamente dito com a entrada dos primeiros pedidos de registro de candidaturas. "A força-tarefa para o recebimento e julgamento dos pedidos de registro é composta por juízes titulares e suplentes da Corte, que juntamente com servidores capacitados, analisarão e darão agilidade aos processos. Já a propaganda nas ruas só estará permitida a partir do dia 16/8; as equipes de fiscalização também já estão montadas".

A presidente do TRE mencionou ainda as ações do Tribunal para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e destacou o trabalho da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará, que leva conscientização política aos alunos de escolas públicas e privadas.

O corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Máximo, pontuou os seguintes desafios: o impacto do rezoneamento determinado pelo TSE, que extinguiu 14 zonas eleitorais e ampliou o número de zonas de Fortaleza de 13 para 17 e o Projeto Biometria no Ceará, com 67 novos municípios que adotarão a identificação biométrica nestas eleições, totalizando 175, no Estado.

Evento

Os juízes do Pleno Alcides Saldanha, Thiago Asfor Rocha Lima e Kamile Castro também compõem a programação.

Trata-se de atividade proposta e organizada pelos cursos de graduação e pós-graduação (estrito sensu e lato sensu) em Direito da Unichristus, com o objetivo de expor e debater os principais temas de Direitos Políticos e Direito Eleitoral. Além disso, pretende-se promover a aproximação entre os cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Unichristus, afim de fortalecer o intercâmbio acadêmico.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido