TRE-CE solicita reforço de segurança para encerramento do cadastro eleitoral e para eleições

A presidente do TRE reuniu-se nesta segunda-feira, 23/4, com autoridades para tratar sobre o assunto

TRE-CE solicita reforço de segurança para encerramento do cadastro eleitoral e para eleições

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, reuniram-se, na manhã desta segunda-feira, 23/4, com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agência Brasileira de Inteligência e Autarquia Municipal de Trânsito, para tratar da segurança no período que antecede o fechamento do cadastro eleitoral e nas eleições deste ano.

Estiveram presentes ainda os juízes do TRE, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava e Daniela Lima da Rocha; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Mota Viana; o diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, inspetor Rômulo Reis; o assessor da superintendência da AMC, Leandro Rocha; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Maia Pacheco; o superintende da Abin, Rommel de Almeida; o diretor-geral do TRE-CE, Hugo Pereira Filho, e o secretário de Administração do tribunal, Sérgio Coelho, além de servidores do TRE.

A desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira destacou que o TRE-CE sempre contou com o apoio dos órgãos de segurança. Explicou a importância do reforço de contingente para o mutirão de atendimento, como também para as eleições suplementares, que acontecerão no próximo dia 3 de junho, e para o pleito de em outubro.

"Tal medida se faz necessária para a manutenção da segurança e da ordem pública no entorno do Ginásio Paulo Sarasate, nos dias 30 de abril a 9 de maio, quando esperamos uma grande quantidade de eleitores, apesar de, em Fortaleza, a biometria ainda não ser obrigatória. Primaremos também pela segurança do pleito, para que possamos entregar à sociedade eleições limpas", pontuou a desembargadora.

A PM garantiu que haverá policiamento nas áreas interna e externa do ginásio, como também reiterou o apoio para a realização das eleições. "A Polícia Militar do Estado do Ceará está pronta, firme e forte, para  dar segurança ao pleito eleitoral. Trabalharemos para que os eleitores possam ir para o local de votação sabendo que a PM está nas ruas, protegendo a sociedade. Esta reunião, é importante para que possamos colocar em pauta, tudo que será necessário até o dia da eleição".

Além da PM, a AMC, a Guarda Municipal e os Bombeiros asseguraram suporte para os dias finais de atendimento ao eleitor, no esquema especial de atendimento no Ginásio Paulo Sarasate e o auxílio necessário no dia das eleições.

O presidente da Comissão de Segurança Permanente do TRE, Eduardo Scorsafava, ressaltou que até as eleições esse diálogo será permanente. "Já estamos nos aproximando do período eleitoral e trabalhando  para a realização das eleições suplementares em Umari, Tianguá e Santana do Cariri. Essa integração é de suma importância para o sucesso dos pleitos", concluiu.

Outros assuntos também foram pautados, dentre eles: voto em trânsito para militares, combate à propaganda eleitoral irregular e reforço do policiamento na sede do TRE e Fórum Eleitoral.

Reunião PF

No último dia 18/4, a  presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, e o vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, realizaram visita institucional à superintendente da Polícia Federal no Ceará, delegada Vanessa Gonçalves Leite de Souza, para discutir o planejamento de segurança para as Eleições de 2018.

A superintendente da PF, delegada Vanessa Gonçalves, salientou que "a questão das fake news pode ser um crime predominante, mas estaremos atentos. Estamos alinhando ações com o tribunal e com entidades externas, para solucionar esse tipo de crime da forma mais rápida possível", destacou.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido