Alunos de escolas particulares participam de campanha de educação política do TRE

Alunos de escolas particulares participam de campanha de educação política do TRE

Estudantes escolas particulares

A Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza (CEATE) recebeu na manhã desta quarta-feira, 20/9, cerca de 50 estudantes de 5 escolas particulares, em continuidade à VIII Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE. Este ano, foi firmada parceria com o SINEPE-CE (Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica, Escolas de Idiomas, Ensino Livre, Ensino Profissionalizante e Educação Superior do Estado do Ceará).

Alunos dos Colégios Deoclécio Ferro; Dáulia Bringel; Maria Ester I (Unidade Silas Munguba); Farias Brito Jovem Aldeota e Escola Manuel da Silva chegaram bem cedo à CEATE, munidos dos documentos e muita vontade de participar das próximas eleições. " A nossa geração veio pra mudar o cenário, eu acredito que somos capazes", é o que pensa Giselle Braga aluna de 2º ano do Ensino Médio.

O momento da coleta dos dados biométricos surpreendeu os estudantes, muitos deles nunca tinham visto o funcionamento do sistema. Letícia Almeida, que fará 18 anos em 2018, já saiu com o título na mão. "Foi muito rápido, eu imaginava que seria mais demorado. Achei muito interessante esse processo, pegaram todas as digitais, mais a foto e a assinatura. É mais segurança pra votação", reconheceu a estudante.

Para a diretora administrativa do Colégio Deoclécio Ferro, Andrea Nogueira, "essa parceria é o primeiro passo da cidadania dos nossos alunos. Hoje eles saem daqui com o título, sabendo que a partir de agora vão poder votar com consciência, para um Brasil melhor, que está precisando de mudanças e da esperança destes jovens".

A avaliação da diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza do pleno do TRE, Joriza Magalhães Pinheiro, também é positiva: "Nosso país vivencia um momento que exige participação. Quando a gente vê o jovem  interessado pelos destinos do nosso país, estado e município e interessado pela política, nós temos renovada a esperança de que esse é o caminho da democracia".

Educação Cidadã

Depois de receberem o título, os alunos se dirigiram ao auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, recepcionou a todos com alegria e chamou atenção para a responsabilidade que virá. "Vocês hoje ao adquirirem esse título eleitoral passam a fazer parte do rol de pessoas responsáveis pelo destino da nossa nação. E este momento é ímpar! A partir de agora vocês vão exercer a cidadania", afirmou.

O presidente do SINEPE, Aírton de Almeida Oliveira, falou da relevância deste ato: "É um momento importante para as escolas de ensino médio, com engajamento de alunos e professores. A ideia é continuar a trazer os estudantes até dezembro. Vamos incentivar as escolas para que agendem e venham fazer o título. A gente vê a alegria dos estudantes em participar."

Para finalizar a manhã, a professora Querubina Bringel Olinda, do Colégio Dáulia Bringel, proferiu palestra aos estudantes sobre cidadania e democracia.

Jovens do interior

A Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral é realizada desde 2003. Neste ano, a Campanha se estenderá até o dia 19 de dezembro nas seguintes zonas eleitorais: Iguatu (13ª ZE), Missão Velha (16ª ZE); Itapipoca (17ª ZE), Crateús (20ª ZE), Sobral (24ª e 121ª ZE’s), Milagres (26ª ZE), Crato (27ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZE’s), Limoeiro do Norte (29ª ZE), Barbalha (31ª ZE), Camocim (32ª ZE), Viçosa do Ceará (35ª ZE), Itapagé (41ª ZE), Jucás (43ª ZE), Nova Olinda (53ª ZE), Várzea Alegre (62ª ZE), Cariré (65ª ZE), Aquiraz (66ª ZE), Brejo Santo (70ª ZE), Caririaçu (71ª ZE); Ibiapina (73ª ZE), Horizonte (78ª ZE), Tianguá (81ª ZE), Eusébio (88ª ZE), Amontada (89ª ZE), Bela Cruz (96ª ZE), Itarema (98ª ZE), Maracanaú (104ª e 122ª ZE’s), Capistrano (105ª ZE) e Caridade (111ª ZE).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido