7ª Semana da Justiça Eleitoral acontece na Praça do Ferreira de 25 a 29 de setembro

TRE-CE realizará 7ª Semana da Justiça Eleitoral

Praça do Ferreira
Praça do Ferreira será novamente palco da Semana da Justiça Eleitoral

Semana da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realiza, no período de 25 a 29 de setembro, das 8h às 17 horas, na Praça do Ferreira, a 7ª Semana da Justiça Eleitoral, com atendimento e prestação de serviços aos eleitores. Trata-se de um evento já consolidado no calendário da Justiça Eleitoral, realizado sempre em ano não eleitoral.  

A Semana da Justiça Eleitoral objetiva contribuir para a aproximação e integração do TRE-CE com a sociedade, destinatária de seus serviços. O evento acontece desde 2006 e, ao longo dos anos, o TRE do Ceará vem realizando importantes ações voltadas ao aperfeiçoamento do atendimento ao eleitor e à promoção da cidadania, dentre as quais podemos citar: 

- a instalação de seções eleitorais em presídios, comunidades quilombolas e indígenas;

- implantação de serviço permanente de informação ao eleitor por telefone (Disque-Eleitor 148);

- a utilização da Unidade Móvel em comunidades carentes e de baixa renda;

- o atendimento descentralizado ao eleitor em diversos locais de Fortaleza;

- a realização de ações de educação política e de campanha de alistamento eleitoral de estudantes como atividades do Programa Eleitor do Futuro;

- a adoção de medidas para favorecer o exercício do voto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de Campanhas de Acessibilidade;

- empréstimo de urnas eletrônicas para a realização de eleições em escolas, entidades de classe, conselhos tutelares e outras organizações da sociedade civil organizada. 

Abertura Oficial 

Apesar do atendimento à população começar desde a segunda-feira, 25/9, a partir das 8 horas, a abertura oficial da 7ª Semana da Justiça Eleitoral, que terá a presença da presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, e dos demais juízes da Corte, acontecerá na terça-feira, 26/9, às 16 horas, quando serão iniciadas as apresentações artísticas dos alunos das escolas que participam do Programa Eleitor do Futuro. A programação inclui grupos musicais, de teatro e poesia, que se apresentarão, de terça a quinta-feira, às 16 horas, e na sexta-feira, a partir das 9 horas. 

Outras atrações

Além das atrações artísticas apresentadas pelos alunos das escolas públicas e particulares que participam do Programa Eleitor do Futuro, que promove a educação política dos jovens e procura valorizar o voto consciente, a 7ª Semana da Justiça Eleitoral prestará vários serviços aos cidadãos que forem à Praça do Ferreira:

Unidade Móvel 

Durante os cinco dias de realização do evento, a Unidade Móvel do TRE estará na praça com serviços de biometria, segunda via de título, transferência e revisão. O eleitor que tiver pendência no título de eleitor e quiser resolvê-la, poderá aproveitar a presença da Unidade no local do evento.

Memória Eleitoral 

Dentre as atividades realizadas na Semana da Justiça Eleitoral, destaca-se o estande da Memória e da Biblioteca do TRE-CE. Além da exposição mostrando a evolução da votação manual até a urna eletrônica, uma das propostas do estande é disponibilizar livros e revistas aos eleitores que estiverem aguardando atendimento na Unidade Móvel. As publicações ficarão disponíveis não apenas para leitura, mas também para doação aos eleitores.  

Meio Ambiente 

Haverá ainda a distribuição de mudas de plantas doadas pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental da Justiça Eleitoral. 

A programação contará também com exposição de banners sobre os programas institucionais desenvolvidos pela Justiça Eleitoral do Ceará (Programa de Acessibilidade, Programa de Educação Continuada em Direito e Processo Eleitoral, Programa de Preservação da Memória Eleitoral, Programa de Educação Ambiental, Programa de Valorização do Mesário e Programa de Difusão Cultural), além de participação da Ouvidoria Eleitoral, informando e dirimindo dúvidas da população sobre as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral do Ceará.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido