Escolas públicas recebem urnas eletrônicas em ação do Programa Eleitor do Futuro

Cessão de urnas eletrônicas para eleições nos grêmios estudantis como parte do Programa Eleitor do Futuro

Banner eleições não oficiais

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cederá urnas eletrônicas a oito escolas da rede pública estadual de ensino para realização de eleições não oficiais de grêmios estudantis, que acontecem no período de 12 a 16 de junho. O empréstimo das urnas a essas escolas faz parte do Termo de Cooperação assinado entre o TRE-CE e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, visando ações do Programa Eleitor do Futuro, através da Escola Judiciária Eleitoral.

O convênio assinado em janeiro deste ano entre o TRE-CE e a SEDUC tem o objetivo de promover a educação política dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente. O programa busca também incentivar o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, inclusive nos organismos escolares como é o caso dos grêmios estudantis, além de ampliar o contingente de eleitores na faixa de 16 e 17 anos.

O serviço de empréstimo de urnas é prestado pela Seção de Apoio às Eleições do TRE-CE e tem como slogan "Minha Eleição. A urna eletrônica ao alcance de todos”. Veja o cronograma (arquivo PDF) das eleições nas escolas da rede estadual de ensino que receberão as urnas do TRE-CE.

Curso EaD

A Secretária de Educação (SEDUC) através da Célula Articulação de Aprendizagem Cooperativa Estudantil, disponibilizou dos dia 01 a 30 de Junho , o curso em EaD Construindo diálogos: Gestão e Protagonismo Estudantil , que tem como parceiro o Centro de Educação à Distância (CED).

O curso tem como objetivo oferecer capacitação para 50 profissionais da educação do Estado, de todas as regiões do Ceará, para atuarem como tutores no curso de formação e fomentar a criação e acompanhamento das atividades referentes aos Grêmios Estudantis, que replicado para os Estudantes Gremistas no mês de agosto . O Grêmio está presente em 90% das 717 escolas da rede.

O Curso oferece uma junção de conteúdos sobre o histórico dos movimentos estudantis, orientação de criação e atuação dos Grêmios nas escolas, além da importância de diálogos na construção de uma participação democrática. Na elaboração dos conteúdos, foram utilizados trechos diversos do “Livro do Educador do Programa Eleitor do Futuro” , elaborado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE, que respalda as temáticas 'Educação Política, sufragismo e cidadania'.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido