Corte do TRE homenageia jurista Aroldo Mota

Homenagem ao jurista morto aos 84 anos

Aroldo Mota
Jurista Aroldo Mota

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, homenageou na sessão desta quarta-feira, 21/6, o jurista Aroldo Mora, que faleceu aos 84 anos, na noite de terça-feira, 20/6, em Fortaleza. 

Ao propor voto de pesar aos familiares do jurista, aprovado pelos juízes da Corte do TRE e também pelo procurador regional eleitoral, a presidente do TRE-CE afirmou que "o advogado Aroldo Mota sempre atuou aqui na tribuna desta Corte com muita competência, lealdade aos seus clientes e, sobretudo, ética". 

A desembargadora afirmou ainda que esteve no velório do advogado Aroldo Mota e pôde constatar "o carinho que ele tinha pela Justiça Eleitoral, ao ver a Medalha do Mérito Eleitoral, concedida ao jurista pelo TRE-CE, colocada em seu peito, a seu pedido. Neste momento de dor ressaltamos a profunda admiração pelo seu trabalho e o nosso pesar pela perda daquele que nos deixou muitos ensinamentos". 

Em nome da classe dos advogados, Irapuan Camurça se pronunciou na tribuna e, muito emocionado, afirmou estar "condoído com a partida daquele que foi o meu pai na advocacia, um exemplo de homem, de escritor e de político, que engrandeceu a nossa história no Ceará". 

Na condição de servidor do TRE-CE, o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Humberto Mota, também usou a tribuna para homenagear o jurista e lembrar dos "muitos momentos de convivência com o Dr. Aroldo, que sempre foi um grande colaborador do TRE-CE, cedendo livros do seu enorme acervo, nos ajudando a construir a memória da Justiça Eleitoral e valorizando a nossa história". E concluiu: "Bom que o TRE soube em vida prestar as devidas homenagens ao jurista Aroldo Mota, concedendo-lhe a Medalha do Mérito Eleitoral, logo na sua primeira edição, em 1999, o entrevistando, em 2003, na publicação do tribunal "Fragmentos da Memória Eleitoral", e o homenageando, em 2012, quando da comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral do Ceará, na condição de representante da classe dos advogados". 

Após as homenagens ao jurista Aroldo Mota, a presidente do TRE-CE propôs – e a Corte do tribunal também aprovou por unanimidade – voto de pesar pelo falecimento da jornalista Wanda Palhano, presidente do jornal O Estado, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 21/6. De acordo com a desembargadora Nailde Pinheiro, "Wanda Palhano, que também era advogada, foi a 1ª mulher conselheira da OAB-CE, e uma jornalista de fibra, atuando sempre em defesa dos interesses dos cidadãos cearenses".

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido