Convênio para ações do Programa Eleitor do Futuro é assinado entre o TRE-CE e escolas particulares

Eleitor do Futuro: Convênio entre TRE e Escolas Particulares

Assinatura convênio escolas particulares
Convênio foi assinado antes da Sessão do Pleno do TRE

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o presidente do SINEPE-CE (Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica, Escolas de Idiomas, Ensino Livre, Ensino Profissionalizante e Educação Superior do Estado do Ceará), Aírton de Almeida Oliveira, assinaram Termo de Cooperação nº 25/2017 visando à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede particular de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará.

A assinatura do convênio, que promoverá ações de educação política dos adolescentes na faixa de 12 a 17 anos de idade, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente, ocorreu antes da sessão do Pleno do TRE-CE, nesta terça-feira, 22/8.

O Termo de Cooperação entre o TRE-CE, por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e o SINEPE-CE incentivará ainda o envolvimento dos adolescentes nas diferentes esferas de organização social, através da participação dos organismos escolares de representação estudantil; na formação e informação aos adolescentes acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto; e buscará ampliar o contingente de eleitores adolescentes, na faixa de 16 e 17 anos de idade.

Ao assinar o convênio, a presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, afirmou que "a Justiça Eleitoral estende o seu trabalho à rede particular de ensino, buscando maior abrangência entre os jovens e contribuindo para estimular a reflexão sobre a importância do voto consciente".

O presidente do SINEPE-CE, Airton de Almeida Oliveira, também destacou que "o TRE, com essa iniciativa, estimula o jovem à participação na vida social, com responsabilidade e noções de cidadania, sobre a importância da escolha dos nossos representantes".

Escolas Públicas

As ações do Programa Eleitor do Futuro também incluem convênios assinados entre o TRE-CE, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Neste ano, já foram realizados encontros da capacitação “Eleitor do Futuro nas Escolas – Uma Formação em Educação Política” que ocorreram desde setembro de 2016.

Através de convênio firmado com a SEDUC, o TRE-CE também promoveu no mês de junho deste ano a realização de vinte fóruns regionais de grêmios estudantis nos municípios do interior que sediam as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE's) e em Fortaleza. Além da capital, os fóruns foram realizados nos municípios de Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo. Todas essas atividades fizeram parte do Programa Eleitor do Futuro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido