Jaguaribe inicia revisão biométrica

Jaguaribe inicia revisão biométrica

Biometria Jaguaribe

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou nesta sexta-feira, 18/8, em Jaguaribe, 10ª Zona Eleitoral, a revisão eleitoral com recadastramento biométrico obrigatório. O corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, conduziu audiência pública na Câmara Municipal, com a presença do juiz eleitoral, Lucas Medeiros de Lima.

Na audiência de lançamento, além dos magistrados já mencionados, estiveram presentes o vice-prefeito, Kassius Mourão; o presidente da Câmara municipal, Francisco Vitelbino, além de grande parte dos vereadores da cidade e servidores da Justiça Eleitoral.

O município de Jaguaribe, com um total de 29.925 eleitores, tem até 31 de janeiro de 2018, para concluir o recadastramento biométrico. Os eleitores que não comparecerem até esta data terão o título cancelado. Por isso, o corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Máximo, solicitou apoio institucional da prefeitura e dos vereadores como multiplicadores das informações repassadas na audiência pública.

"Jaguaribe é extenso territorialmente e cerca de um terço do eleitorado reside em distritos. Por essa razão, nos preocupa o deslocamento desses eleitores", disse. Solicitou transporte à prefeitura para viabilizar os deslocamentos mediante prévio agendamento com o Cartório Eleitoral.

O desembargador enfatizou as consequências do cancelamento de uma inscrição eleitoral. Não apenas na seara eleitoral, mas também as repercussões na vida civil  já conhecidas. O vice-presidente e corregedor do TRE-CE disse estar "muito satisfeito com os resultados da audiência pública".

Após, a coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, fez uma apresentação técnica do Projeto Biometria no Ceará.

Meta

O TRE-CE esclarece que, para o conforto dos próprios eleitores, há necessidade de agendar o atendimento, através do telefone 148 ou no site do tribunal.

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do estado até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Para o ciclo 2017-2018, 67 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica. Deste total, 25 já entraram em revisão de eleitorado, neste ano. Até as eleições de 2018, 129 dos 184 municípios do Ceará atingirão 100% do eleitorado recadastrado com biometria.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido