Presidente do TRE-CE recebe a Medalha do Exército Brasileiro

Medalha exército des. Abelardo
O presidente do TRE-CE recebeu a comenda do Exército Brasileiro das mãos do comandante da 10ª Região Militar

O Exército Brasileiro, representado pelo comandante da 10ª Região Militar, general de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, entregou nesta quarta-feira, 19/4, no 23º Batalhão de Caçadores, comendas a personalidades civis e militares, como parte das comemorações ao Dia do Exército. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, foi um dos agraciados com a Medalha Exército Brasileiro.

A honraria foi concedida também ao comandante da Base Aérea de Fortaleza, tenente-coronel Frederico Cesarino, ao chede da Casa Militar do Estado do Ceará, coronel da PM Túlio Studarte,  e ao empresário Francisco Ivens de Sá Dias Branco (homenagem póstuma), representado por Daniel Gutierrez.

A Medalha Exército Brasileiro foi criada com a finalidade de distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares bem como suas Organizações Militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

No momento em que a comenda lhe foi entregue, o desembargador Abelardo Benevides Moraes disse: "Recebo como homenagem à instituição que presido, o TRE-CE, e ao meu pai, ex-combatente do litoral, cabo do Exército na Segunda Guerra Mundial, José Moraes de Freitas (cabo Moraes), que deu baixa do Exército com o término da guerra".

O desembargador Abelardo Benevides Moraes também já foi homenageado em outras duas ocasiões pelo Exército, com o Medalhão Martim Soares Moreno e com o título de amigo da 10ª Região Militar, além de ter recebido, em nome do pai, uma medalha em homenagem aos pracinhas do Exército na Segunda Guerra Mundial.

Em sua fala, o comandante da 10ª Região Militar, general Estevam Teophilo, afirmou que "a Medalha Exercito Brasileiro homenageia os amigos do Exército, aqueles que quase vestem a farda verde-oliva, e este é o caso de todos os senhores aqui hoje agraciados". Em seguida, a tropa, em formatura, prestou homenagens com honras militares aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira presentes, com a execução do Hino do Exército.

Ordem do Mérito Militar

Também foram entregues as medalhas da Ordem do Mérito Militar, maior comenda do Exército Brasileiro, à ex-presidente do TRE-CE e do TJ-CE, desembargadora Iracema do Vale, e ao Brigadeiro Odil Martucheli.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido