TRE realizará sorteio das urnas a serem auditadas na Votação Paralela no 1º turno

Banner votação paralela

O TRE do Ceará, através da Comissão de Auditoria do Funcionamento das Urnas Eletrônicas, convocou representantes da OAB, partidos políticos e entidades da sociedade civil para audiência pública, neste sábado, 1/10, às 8h30min, na Sala de Sessões do TRE-CE, para o sorteio das 4 urnas, sendo pelo menos uma da capital, que passarão por auditoria no 1º turno das eleições municipais 2016, conforme a Resolução TSE nº 23.458/2015. 

A auditoria objetiva afastar dúvidas acerca do correto funcionamento do sistema de votação eletrônica e é realizada no dia da eleição, no 1º turno e no 2º turno (se houver), quando é feito um procedimento que consiste em simulação de votação paralela, sob a organização da Comissão, presidida pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Francisco Gladyson Pontes Filho.

 Nos trabalhos de auditoria das urnas eletrônicas, os votos assinalados na cédula de votação e posteriormente depositados em urna de lona, são digitados também nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido