TRE e Comando da Segurança no Estado estão alinhados para as eleições

Reunião segurança 29 de setembro
TRE e órgãos de segurança estão alinhados para as eleições

Reunião

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu na tarde desta quinta-feira, 29/9, os principais gestores públicos que comandam a segurança no Estado do Ceará, visando às eleições do próximo domingo. A reunião foi realizada na Sala de Sessões do TRE-CE e consolidou o alinhamento do plano que já está sendo adotado pelos órgãos de segurança do Estado, em sintonia com a demanda da Justiça Eleitoral. 

Estiveram reunidos o secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Estado do Ceará, Delci Carlos Teixeira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro da Silva, o superintendente da Polícia Federal, delegado Delano Cerqueira Bunn, acompanhado pela delegada Juliana Pacheco e do delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Wellington Santiago; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Maia Pacheco; o delegado geral da Polícia Civil, Raimundo de Sousa Andrade Júnior; o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, coronel Francisco Carlos de Lima; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Stênio Pires Benevides; a secretaria da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Socorro França, e o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Francisco Arcelino de Araújo Lima. 

Além do presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, estiverem reunidos a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Nailde Pinheiro Nogueira, o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE, juiz Mauro Liberato, a diretora da EJE, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, o diretor geral, Hugo Pereira Filho, e o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, além do secretário geral adjunto da OAB-CE, Fábio Robson Timbó.

O secretário da SSPDS, Delci Teixeira, afirmou que "o plano já está sendo realizado na prática e vários policiais foram enviados para os municípios cujos juízes nos solicitaram reforços". O secretário ressaltou ainda que "no dia da eleição todos os órgãos de segurança no Estado, inclusive Exército, ABIN e Polícia Federal, estarão mobilizados no Centro de Controle instalado na SSPDS para atuação coordenada na segurança das eleições". 

Plano de Segurança

De acordo com o planejamento elaborado, haverá um reforço de 5.600 policiais militares para o 1º turno das eleições, em todo o Estado, com a presença de pelo menos um oficial da PM em cada um dos municípios cearenses. Da capital, partirá, no dia 27 de setembro, um aditivo de 1 mil policiais para o interior, que terá cerca de 4 mil homens atuando no dia das eleições.

Só em Fortaleza, 1400 policiais estarão mobilizados, com reforço de 450 homens na capital e 220 na Região Metropolitana. Cerca de 170 viaturas da PM circularão pela capital, no dia da eleição, 80 na RM e 350 no interior. Além disso, uma aeronave também ajudará no trabalho de cobertura das ações da polícia.

O presidente do TRE mostrou-se confiante nas forças de segurança e "com a resposta dada por todos as instituições que vêm atendendo prontamente as demandas dos juízes eleitorais". Para o desembargador Abelardo Benevides Moraes, "são questões pontuais que vão surgindo e ao mesmo tempo sendo resolvidas pela ação do Comando de Segurança no Estado, que não tem medido esforços para garantir à Justiça Eleitoral a realização de eleições transparentes, com segurança e celeridade".

A corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, afirmou que "os magistrados e servidores foram bem preparados para atuar nas eleições, mas precisam da ajuda das forças de segurança e esse apoio não nos tem faltado". Ela agradeceu a "enorme colaboração das autoridades no Estado, que, sem dúvida, contribuirão para que tenhamos no domingo uma verdadeira festa da democracia".

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido